Camada 0
Camada 0 é uma estrutura de rede que funciona abaixo da blockchain. Ele é composto de protocolos, conexões, hardware, mineradores e muitas outras formas de fundação do ecossistema de blockchain.
Camada 2
Camada 2 é o nome dado a uma solução de escalonamento que permite um alto rendimento das transações, enquanto herda totalmente a segurança da blockchain subjacente em que é construída.
Capitalização de Mercado/Market Cap/MCAP
Capitalização total do preço da criptomoeda Esta é uma das formas de classificar o tamanho da criptomoeda. *veja Fornecimento em Circulação.
Carteira Daedalus
A Carteira Daedalus é uma carteira multiplataforma, de código aberto e determinística hierárquica que permite gerar um número infinito de chaves a partir de uma única semente.
Carteira Fria
Uma carteira de criptomoedas que possui um armazenamento frio, ou seja, não conectado à internet.
Carteira Quente
Uma carteira de criptomoedas conectada à internet para armazenamento dinâmico de criptoativos.
CeDeFi
CeDeFi, ou finanças descentralizadas centralizadas, combina serviços financeiros tradicionais centralizados com aplicativos descentralizados, fundindo políticas regulatórias convencionais com finanças modernas.
Chave Privada/Chave Secreta
Uma parte do código gerado no processo de criptografia de chave assimétrica, emparelhado com uma chave pública, para ser usado na decriptação de informações criptografadas com a chave pública.
Coinbase
Nas criptomoedas mineráveis, uma coinbase (base da moeda) é o número de moedas geradas do zero e concedidas aos mineradores por minerar cada novo bloco.
Composable DeFi (DeFi Composto)
Composable DeFi refere-se à interoperabilidade entre diferentes protocolos DeFi.
Confirmação
Nas criptomoedas, uma confirmação é uma medida de quantos blocos realmente passaram desde que uma transação foi adicionada à blockchain.
Consenso
O consenso é alcançado quando todos os participantes da rede concordam com a ordem e o conteúdo dos blocos na blockchain.
Consortium Blockchain (Consórcio Blockchain)
Uma blockchain de propriedade e operação privada em que um consórcio compartilha informações que não estão disponíveis ao público, enquanto conta com as propriedades imutáveis e transparentes da blockchain.
Contrato
Nas finanças tradicionais, um contrato é um acordo vinculativo entre duas partes. Nas criptomoedas, os contratos inteligentes executam funções na blockchain.
Contrato Inteligente
Um contrato inteligente é um protocolo de computador destinado a facilitar, verificar ou impor um contrato sobre uma blockchain de terceiros.
Convocar DAO
Convocar a DAO é o ato de criar ou formar uma DAO.
Core Wallet (Canteira Central)
Uma carteira central de criptomoedas é capaz de conter todo a blockchain, em vez de apenas um pedaço dela.
Corretora Descentralizada (DEX)
Uma corretora ponto a ponto que permite que os usuários negociem criptomoedas sem um intermediário.
Corretoras Centralizadas (CEX)
As corretoras centralizadas (CEXs) são um tipo de corretora de criptomoedas que opera por uma empresa que a possui de forma centralizada.
Criptomoeda
As criptomoedas são moedas digitais que usam tecnologias criptografadas para proteger suas operações.
Cryptojacking
O uso do computador de outro para minerar criptomoedas sem seu consentimento.
Curva de Ligação
Uma curva de ligação (bonding curve) é uma curva matemática que define a relação entre o preço e a oferta de um determinado ativo.
Custódia
Custódia é a capacidade legal de uma instituição financeira de manter e preservar ativos financeiros para seus clientes para evitar roubo ou perda de ativos.
Custodiante
Um custodiante é responsável por manter com segurança os ativos de uma instituição ou indivíduo para uma variedade de propósitos.
Cypherpunk
O movimento cypherpunk promove o uso de criptografia e outras tecnologias focadas na privacidade para promover o progresso social e político.