Glossário

Moeda Digital do Banco Central (CBDC)

Easy

As CBDCs são moedas digitais emitidas por um banco central cujo status como moeda corrente depende da regulação ou lei do governo.

O Que São Moedas Digitais do Banco Central?

As moedas digitais do banco central (CBDCs) são moedas fiat que existem em formato digital e são emitidas pelos bancos centrais.

As CBDCs permanecem totalmente dentro da órbita do sistema financeiro tradicional e intermediado por moedas fiat, que são apoiadas pela confiança no emissor da moeda; um banco central nacional e, em última instância, o governo soberano ou autoridade por trás dele.
Elas são um conceito inspirado por verdadeiras criptomoedas como Bitcoin (BTC) ou o Ethereum (ETH), mas atuam de forma diferente. As CBDCs são moedas fiat como o dólar americano, o euro ou o iene japonês, que são emitidas pelos bancos centrais de suas respectivas nações em formato digital.

A Adoção Mundial das Moedas Digitais do Banco Central (CBDC)

Os dados de março de 2022 demonstram poucas CBDCs disponíveis ao público, como nas Bahamas, assim como na Nigéria e a União do Caribe Oriental. Na maioria das vezes, elas só existem na forma de projetos proof-of-concept, como a moeda digital/pagamentos eletrônicos (DCEP) do Banco Popular da China, ou do e-peso uruguaio.

No entanto, com o Bitcoin atingindo as novas máximas de todos os tempos em 2021, o mundo se voltou para as criptomoedas e stablecoins, momento em que os governos perceberam que também precisavam criar uma alternativa. Isso explica porque dados de junho de 2022 mostram que mais de 105 países consideram emitir uma CBDC, de acordo com o Conselho do Atlântico. Você pode acompanhar o status da CBDC de um país aqui.

CBDCs vs Moedas fiat

As CBDCs podem ou não empregar um banco de dados distribuído como uma blockchain, no entanto, elas não podem ser considerados verdadeiras criptomoedas. Elas não estão descentralizadas, posto que seu banco central mantêm controle completo sobre a produção e distribuição - da mesma forma que ele faz com as moedas fiduciárias tradicionais. Seu valor também não é apoiado por nada além da confiança do público no emissor.

As CBDCs, no entanto, oferecem várias vantagens sobre o dinheiro fiat, como a capacidade de enviá-las diretamente para a contraparte sem ter que confiar em processadores de pagamento de terceiros. As CBDCs também oferecem mais controle ao governo sobre sua circulação, resultando em uma implementação mais eficiente da política monetária.

O Federal Reserve também publicou um artigo destacando os benefícios de uma CBDC. Um dos benefícios destaca o potencial das CBDCs em substituir os sistemas de pagamento transfronteiriços existentes, por ser uma alternativa muito mais barata e rápida. No entanto, para alcançar isso, seria necessário um alto nível de cooperação mundial. O documento também afirma que as CBDCs podem ajudar a diminuir o uso do papel moeda, livre de risco de crédito e de liquidez.

As CBDCs são emitidas e reguladas pela autoridade monetária competente do país. Esta forma de moeda não se compara às criptomoedas.

Como as Moedas Digitais do Banco Central (CBDC) São Projetadas?

Os formatos mais utilizados são as CBDCs baseadas em contas e em tokens. Os bancos centrais do mundo todo têm que manter certas características das CBDC em mente, incluindo acesso, privacidade e o método de distribuição. Isso ocorre uma vez que as CBDCs ainda estão completamente dentro da órbita das moedas tradicionais, e é por isso que elas devem ser facilmente acessíveis a todos os usuários e não devem ser muito complexas, pois isso poderia dificultar as transações.

CBDCs Baseadas em Tokens

As CBDCs baseadas em tokens permitem o acesso universal a todos os usuário, porém com maiores controles regulatórios. A tecnologia do token funciona de forma semelhante à blockchain, utilizando a tecnologia de livro distribuído para confirmar a cadeia de propriedade para validar as transações. Isso também aumenta o risco dos usuários perderem as chaves ou os tokens guardados em uma carteira sem custódia.

CBDCs baseadas em conta

Como o nome sugere, as CBDCs baseadas em contas dependem da identidade dos titulares das contas bancárias. Por este motivo, as CBDCs baseadas em contas requerem identificação digital para acessar uma conta. Este método é pouco utilizado devido ao fato de que ele ainda depende de um relacionamento constante com um banco. Quando uma transação é realizada, cada pagamento é processado separadamente pelos bancos através do débito da conta CBDC do remetente e do crédito na conta do destinatário. As contas bancárias ajudam na verificação da identidade de ambas as partes em uma transação. Isso requer sistemas avançados para verificar cada usuário no sistema de pagamento.

A responsabilidade das operações e da circulação da CBDC é da autoridade monetária ou do banco central do país. Simplificando, ao contrário das criptomoedas, uma CBDC é uma moeda apoiada pelo governo. No entanto, países como El Salvador estão criando tendências ao adotar o Bitcoin como moeda corrente. Ao contrário do Bitcoin, que é uma criptomoeda descentralizada, uma moeda digital do banco central (CBDC) é centralizada e regulada. Elas são oficialmente usadas como meio de troca nos países juntamente com as moedas oficiais.