Patrimônio Líquido
O patrimônio líquido é composto pelos fundos que seriam devolvidos aos acionistas de uma empresa.
O Que É Patrimônio Líquido?
No mundo das finanças, o patrimônio líquido refere-se ao valor de uma empresa que pode ser atribuído a seus acionistas. No balanço patrimonial de uma empresa, o patrimônio reflete a propriedade dos acionistas da empresa. Ele é calculado subtraindo os ativos totais de uma empresa de seus passivos totais.
Patrimônio Líquido = Total de Ativos − Total de Passivos
Existem duas formas de patrimônio líquido; valor contábil e valor de mercado.
O patrimônio líquido é normalmente apresentado em uma demonstração financeira pelo seu valor de mercado, que pode ser muito maior ou menor do que o valor contábil. A justificativa para essa distinção é que as demonstrações contábeis são voltadas para o passado, enquanto os analistas financeiros estimam o que esperam que seja o crescimento financeiro no futuro.
O valor de mercado das ações de uma empresa é usado para determinar se é negociável publicamente. É apenas o preço mais recente da ação composto pelo número total de ações em circulação. Quando uma empresa é privada, determinar seu valor de mercado é significativamente mais difícil. Se uma empresa precisa ser avaliada formalmente, ela emprega especialistas para fazer um exame detalhado, como banqueiros de investimento, empresas de contabilidade ou empresas de avaliação.
Em princípio, o valor contábil do patrimônio líquido de uma empresa é determinado pelo setor em que ela trabalha e como mantém seus ativos. Como podem gerar lucros comparativamente altos com seus ativos, as empresas projetadas para expandir e obter lucros maiores no futuro geralmente têm um valor contábil inferior ao seu valor de mercado, ou seja, o valor do negócio estabelecido pelo mercado de ações.
As empresas menos focadas no crescimento e mais no valor têm um valor contábil de patrimônio líquido maior que seu valor de mercado. Na verdade, isso indica que o mercado não está otimista sobre o potencial da empresa para gerar lucros no futuro, mas os investidores de valor acham que o mercado está completamente enganado.
Investir em uma empresa que oferece suas ações é extremamente benéfico das seguintes maneiras:
- Em uma estrutura corporativa, os proprietários normalmente têm limites de responsabilidades. Na maioria dos casos, a participação no patrimônio líquido é paga integralmente. Os acionistas podem perder parte de seu dinheiro, mas não todo. Eles também não são responsáveis pela incapacidade da corporação de cumprir suas obrigações.
- As ações do patrimônio líquido têm um potencial de lucro maior do que qualquer outro produto financeiro. Mesmo que o atual rendimento de dividendos não seja tão alto, o potencial de ganho de capital é substancial. Com o tempo, o rendimento geral ou rendimentos até o vencimento podem se tornar significativos.
- O proprietário das ações tem licença para vender suas ações para outra pessoa. O comprador deve certificar-se de que a corporação emissora registre a transferência de propriedade para que o novo proprietário receba dividendos, direitos de voto e outros benefícios.
- Os investidores em ações também se beneficiam de vantagens fiscais. O maior rendimento das ações é devido a um aumento em princípio ou ganhos de capital, que na maioria dos países são tributados a uma taxa mais baixa do que outros rendimentos.
No mundo das criptomoedas, os investidores podem
optar por adquirir tokens/moedas de um projeto de
criptomoedas e colocá-los em stake para receber um fluxo recorrente de receita. A quantidade de recompensas depende do patrimônio líquido total ou dos tokens que possuem da criptomoeda.