Glossário

Terahashes Por Segundo

Easy

Terahashes por segundo (Th/s) é equivalente a 1 trilhão (1.000.000.000.000) de hashes por segundo, uma unidade que indica a potência de um computador ou máquina de mineração.

O Que São Terahashes Por Segundo?

Terahashes por segundo é uma medida da taxa de poder de processamento de dados. Um hash é uma unidade de medida para a quantidade de poder de processamento do computador necessária para resolver um problema. Quanto mais hashes você obtiver por segundo, mais poder de processamento você terá.
Terahashes por segundo é uma unidade que mostra quanto poder de computação você tem. A taxa de Hash é medida em unidades, como megahashes, gigahashes, terahashes por segundo e assim por diante.
Um terahash é 1 trilhão (1.000.000.000) de hashes por segundo. No contexto da mineração de Bitcoin ou blockchain, a taxa de hashes por segundo é importante porque determina quanto tempo leva para completar um bloco.

Taxa de Hash nas Criptomoedas

A mineração de criptomoedas usa computadores para resolver problemas matemáticos complexos para verificar transações em um livro-razão chamado blockchain. Esse processo, conhecido como mineração, protege, armazena e rastreia as criptomoedas. Quanto mais poder de computação um minerador tiver, maior a probabilidade de vencer a corrida de verificação de transações e ganhar a moeda digital.

A taxa de hash de uma criptomoeda é a medida do poder de processamento de um minerador. Esse número indica quanto tempo leva para um único minerador processar todas as transações em um bloco.

Se o número for menor, as transações serão processadas mais rapidamente porque haverá menos mineradores competindo pela mesma recompensa do bloco. No entanto, se você tiver uma taxa de hash baixa, levará mais tempo para receber seu primeiro pagamento.

Em 2009, quando o Bitcoin estava apenas emergindo como moeda, computadores de mesa comuns conseguiam minerar blocos com facilidade. À medida que mais pessoas começaram a minerar, a dificuldade de encontrar novos blocos aumentou significativamente até o ponto em que o tempo médio para resolver um único bloco passou a ser de 10 minutos.

A rede Bitcoin ajusta a dificuldade para que um bloco seja encontrado, em média, a cada 10 minutos. Isso significa que há muitos blocos que são fáceis de resolver, portanto, muito do seu trabalho é desperdiçado (porque encontrar essas soluções só gera taxas de transação). Quanto maior sua taxa de hash, mais frequentemente você poderá minerar Bitcoins com sucesso.

O efeito disso é claro: um minerador com velocidade de hash de 3 GH/s encontrará aproximadamente três vezes mais Bitcoins por mês do que um minerador com velocidade de mineração de 1 GH/s.

A taxa de hash é o fator mais importante ao determinar a lucratividade. A eficiência do hardware de mineração aumenta todos os dias, enquanto as taxas das corretoras do Bitcoin continuam subindo. Este é um fator importante para determinar quanta energia custa para minerar Bitcoin. Mais hashes significam que mais eletricidade é necessária para resolver o problema matemático, então tudo é relativo.

Como regra geral, quanto mais baixos forem seus custos de eletricidade (ou quanto melhor for sua plataforma de mineração), mais lucrativa será a sua mineração.