Glossário

Co-signatário

Moderate

Uma pessoa ou entidade que tem controle e acesso parcial a uma carteira de criptomoeda.

O que é um co-signatário?

Os co-signatários são um conceito intimamente relacionado às carteiras de criptomoedas com múltiplas assinaturas.
Normalmente, as carteiras de criptomoedas são projetadas para serem acessadas com uma chave única - ou seja, para gerenciar os fundos que o proprietário precisa para usar sua chave privada. Embora simples, convenientes e seguras o suficiente na maioria das circunstâncias, essas carteiras nem sempre oferecem proteção suficiente em alguns contextos.
As carteiras de assinatura múltipla são uma variante mais segura de uma carteira de criptomoedas: elas exigem que várias pessoas ou organizações forneçam suas próprias chaves exclusivas antes de permitir o acesso aos fundos armazenados. Os requisitos de assinatura podem ser configurados de várias maneiras: por exemplo, 2 de 3, um dos mais comuns, precisa de duas de um total de três chaves para desbloquear os fundos. As pessoas que usam suas chaves privadas, neste contexto, são co-signatários.

A co-assinatura da liberação de fundos de criptomoedas pode ser necessária em diferentes cenários. Um dos mais populares é o simples aprimoramento da segurança de uma carteira pessoal: ao usar uma carteira multi-assinatura e armazenando, se faz necessário diversas assinaturas para abri-la em vários dispositivos diferentes. Com isso, um único usuário pode se proteger da perda ou roubo de uma ou mais chaves.

Outro caso de uso importante e relevante para as empresas: armazenar a maioria dos fundos de criptomoedas de uma empresa em uma carteira de assinatura única os sujeita a excessivos riscos organizacionais e de segurança. Ao exigir as chaves da maioria dos vários co-signatários (por exemplo, membros do conselho), uma carteira "multi-sig" protege seu conteúdo contra uso indevido ou roubo por um único funcionário.