Composable DeFi (DeFi Composto)
Composable DeFi refere-se à interoperabilidade entre diferentes protocolos DeFi.
O Que É Composable DeFi?
Desde que o Ethereum lançou seus
contratos inteligentes programáveis, o ecossistema blockchain testemunhou o surgimento de uma nova vertical chamada
finanças descentralizadas (
DeFi). Ao longo dos anos, o ecossistema DeFi evoluiu para um mercado sem permissão e sem fronteiras, reinventando a estrutura tradicional de finanças (TradFi), permitindo que qualquer pessoa com conexão à Internet acesse uma ampla variedade de produtos financeiros.
Embora a maior parte do crédito por esse crescente ecossistema DeFi seja dado aos contratos inteligentes, muitas vezes não discutimos os recursos subjacentes.
A composição é um recurso de contratos inteligentes que une todo o ecossistema DeFi, sejam corretoras descentralizadas (
DEXs), protocolos de empréstimo,
garantias de empréstimo,
ativos sintéticos, negociação alavancada, mercados futuros, redes de pagamento e muito mais.
A composição permite que todos esses produtos funcionem em conjunto, criando assim um sistema financeiro paralelo que é globalmente acessível sem qualquer autoridade centralizada. Tecnicamente, a capacidade de composição é definida como um recurso técnico que permite que diferentes componentes de um sistema sejam combinados para oferecer suporte a novos
casos de uso. Por meio do Composable DeFi os desenvolvedores podem aproveitar diferentes combinações de protocolos e
dApps existentes sem precisar de qualquer permissão especial.
Como Funciona o Composable DeFi?
DeFi dApps e protocolos, também conhecidos como "Money Legos", são de código aberto, o que permite que eles se comuniquem. A DeFi, em sua natureza, é de código aberto, permitindo que esses dApps e protocolos aproveitem o código e a utilidade uns dos outros, facilitando a sinergia.
Por exemplo, a blockchain Ethereum é o lar de muitos produtos DeFi. Por ser
sem permissão, qualquer pessoa pode criar dApps e integrar qualquer elemento de qualquer protocolo existente na cadeia Ethereum pagando a taxa de gás pelas transações.
Isso é possível devido ao recurso de composição incorporado nos contratos inteligentes. A capacidade de composição permite que desenvolvedores (e usuários) executem estratégias complexas, como tomar emprestado tokens
ERC-20 de uma plataforma, convertê-los em outro token ERC-20 em outra plataforma, usar o token convertido para trocá-lo por outro token ERC-20 e assim por diante.
Marius George Ciubotariu, chefe de projeto do protocolo Hubble, explica o conceito de Composable DeFi:
" Todos os DeFi dApps e protocolos são Money Legos, porque tudo vive em uma plataforma global aberta, sem barreiras, o que significa que você pode escolher qualquer peça de Lego que quiser, combiná-la com outra peça e construir sua própria obra-prima. Não há limite para o que você pode criar. Tudo isso para atender a todo tipo de apetite financeiro em todo o espectro risco/retorno. Nós, no Hubble Protocol, também estamos usando o recurso de composição de contratos inteligentes para construir nossa stablecoin com rendimento que pode ser garantida com uma cesta de ativos na blockchain Solana, permitindo eficiência de capital com acúmulo de rendimento. "