O ponto de partida ao derivar chaves para uma carteira determinista.
A frase semente (também conhecida como frase semente de recuperação, frase semente de backup ou
frase mnemônica) refere-se à lista de 12 a 24 palavras geradas, em uma ordem específica, usada pelos usuários da carteira de criptomoedas para obter acesso e controlar seus fundos on-chain. Isso também significa que apenas terceiros que sabem sua semente de recuperação podem mover seus fundos para outro endereço de carteira.
A frase semente é uma sequência de palavras criptografadas randomicamente gerada da
chave privada do usuários e pareada com 12,18 ou 24 palavras (como o usuário quiser) de uma lista de 2.048 palavras em inglês chamadas de
BIP39 Wordlist. Esta sequência também pode ser convertida para uma série de números mapeados que fornecem ao usuário acesso à sua carteira e ao seu par de chaves pública- privada.
Um software de
carteira de criptomoedas é projetado para gerar estas frases que os usuários devem manter. Isso garante que, mesmo se o hardware não funcionar, se perder ou for roubado, eles podem baixar novamente o software da carteira e usar as frases sementes para restaurar o acesso aos seus ativos.
É aconselhável manter uma cópia offline da frase semente, para garantir que não seja hackeada. Não é recomendável, tampouco seguro, manter as frases sementes armazenadas em dispositivos conectados à internet.
O método recomendável é manter uma cópia da frase semente escrita e armazenada em algum lugar seguro como um cofre ou uma caixa protegida. Não mantenha uma cópia da frase semente, independente do formato, nem mesmo num arquivo impresso ou numa foto.
Carteiras hardware (frias) podem armazenar as chaves privadas sem os riscos de segurança que acomete às carteiras online. No entanto, a segurança da carteira é tão segura quanto o método que você utiliza para esconder sua chave de recuperação.