Uma curva de ligação (bonding curve) é uma curva matemática que define a relação entre o preço e a oferta de um determinado ativo.
Uma curva de ligação (bonding curve) é um conceito matemático usado para descrever a relação entre preço e oferta de um ativo.
A base da curva de ligação é a ideia de que quando uma pessoa compra um ativo que está disponível em uma quantidade limitada (como Bitcoin), então cada comprador subsequente terá que pagar um pouco mais por ele. O motivo para este aumento no preço é a diminuição do número de unidades de ativos disponíveis cada vez que um deles é adquirido. O mecanismo deveria, supostamente, trazer lucros para os primeiros investidores.
Mais recentemente, o espaço das criptomoedas também viu a criação dos chamados contratos de curva de ligação. Esses são contratos inteligentes de emissão de tokens que criam um mercado para estes tokens independente das corretoras de criptomoedas.
Os contratos de curva de ligação vendem os tokens aos usuários calculando o preço do token em Ether e emitindo-os após o pagamento, também comprando-os e pagando com Ether. Em ambos os casos, o contrato inteligente calcula o preço médio e baseia sua taxa.
Não há limite máximo para a criação desses tokens, ao invés disso, a quantidade de Ether existente e a curva de preço limita quantos podem circular no mercado. Normalmente, os contratos de curva de ligação garantem o aumento no preço de cada token à medida que aumenta o número de tokens emitidos.
Join the thousands already learning crypto!