Glossário

Caixa Eletrônico de Bitcoin (BTM)

Easy

Um caixa eletrônico (ATM) que permite ao usuário comprar e vender Bitcoin.

O Que É Caixa Eletrônico de Bitcoin?

Os caixas eletrônicos de Bitcoin (BTMs) funcionam de maneira semelhante aos caixas eletrônicos convencionais - mas, em vez de mostrar os detalhes da conta bancária, os usuários recebem uma série de opções para trocar Bitcoin por dinheiro, denominado em moedas fiduciárias.

Os BTMs que oferecem apenas opções de compra são chamados de unidirecionais, enquanto aqueles que oferecem funcionalidade de compra e venda são conhecidos como bidirecionais. Nos bastidores, os BTMs são diferentes dos caixas eletrônicos convencionais. Mais importante ainda, eles não se conectam ao banco de um usuário ou a uma rede bancária. Em vez disso, são essencialmente interfaces habilitadas para a Internet que permitem ao usuário interagir com uma corretora específica.

Acredita-se que o primeiro caixa eletrônico de Bitcoin público - uma máquina Robocoin - foi inaugurado em 2013 em um café na cidade canadense de Vancouver. Em novembro de 2022, foi relatado que havia até 39.000 BTMs em todo o mundo, com a maioria localizada nos Estados Unidos. A grande maioria dos caixas eletrônicos de criptomoedas suporta Bitcoin, juntamente com outras altcoins como Ethereum, Litecoin, Dogecoin e Bitcoin Cash.

Para instalar um BTM em um estabelecimento comercial, o proprietário celebrará um contrato com um fornecedor de BTM que fabrica e, quando aplicável, instala o dispositivo no local. Há uma gama crescente de operadores de caixas eletrônicos de criptomoedas, como Bitcoin Depot, Coincloud, Coinflip, Bitcoin of America, Bitstop, Rockitcoin e muito mais. Alguns provedores oferecem hardware unidirecional e bidirecional, enquanto outros oferecem serviços adicionais, como cupons e programas de retenção de clientes. Embora os caixas eletrônicos de Bitcoin estejam crescendo em popularidade, eles foram criticados por impor altas taxas de transação aos usuários, que podem chegar a 20%. O Departamento de Proteção Financeira do Consumidor dos EUA publicou um aviso oficial aos consumidores sobre as taxas de corretagem. Enquanto isso, outras jurisdições, incluindo o Canadá e o Reino Unido, focaram nos operadores de caixas eletrônicos de Bitcoin em investigações fiscais.