Glossário

Edge Nodes

Hard

Na ciência da computação, um edge node é um computador que serve como um gateway de usuário final para formar uma conexão com outros nós.

O Que São Edge Nodes?

Edge nodes, também conhecidos como nós de comunicação de borda e nós de gateway, são instâncias de cluster que conectam a máquina do usuário às máquinas do cluster. Eles permitem que os usuários executem seus trabalhos no edge node em vez dos nós principais, que são cruciais para a operação geral do sistema, o que ajuda a evitar perdas de capacidade nesses nós.
A interação entre o cluster Hadoop e a rede externa é fornecida por edge nodes. Edge nodes são usados principalmente para implantar ferramentas de administração de cluster e aplicativos de cliente para fornecer uma experiência uniforme a todos que têm acesso a eles.
Você pode utilizar os serviços necessários sem se comunicar com nenhuma outra instância pois cada programa de cluster tem um cliente implantado em cada edge node. Como resultado, os edge nodes são os únicos computadores que sofrem com as ações dos usuários.
Ele permite que você ofereça a cada usuário seu próprio nó para usar o cluster como uma entidade independente. Ele também permite o ressurgimento de um novo edge node se o anterior tiver sido suficientemente alterado, mesmo que um nó mestre seja alterado e isso possa causar danos a todo o cluster.
Alguns nós possuem atividades críticas que, se interrompidas, podem ter uma influência negativa no desempenho. Edge nodes fornecem acesso à rede para o cluster permitindo que os usuários finais se comuniquem com os nós que trabalham conforme necessário, sem expor todo o cluster à comunicação. Esta restrição aumenta a confiabilidade e a segurança do sistema. Como o trabalho é dividido de forma justa entre os nós de trabalho, a função do edge node ajuda a minimizar a distorção de dados e os problemas de desempenho.
A computação de "edge" é uma infraestrutura de tecnologia da informação (TI) distribuída na qual os dados do cliente são coletados e processados próximo à fonte original, ou seja, a rede edge.
Vários tipos de implantação de aplicativos/ferramentas exigirão diferentes tipos de hardware. Para atingir seus objetivos, os usuários industriais, por exemplo, priorizam consistência e baixa latência, necessitando de edge nodes robustos que podem funcionar no ambiente hostil de um chão de fábrica, bem como links de comunicação dedicados (5G privado, redes Wi-Fi dedicadas ou até mesmo conexões com fio).
Para uma estrutura de gerenciamento de loja unificada, os varejistas podem empregar nós de borda como uma câmara de compensação na loja para uma variedade de funções, como conectar dados de ponto de venda com publicidade personalizada, monitorar o tráfego de pedestres e assim por diante. O aspecto da conectividade pode ser simples, por exemplo, Wi-Fi interno para todos os dispositivos, ou ainda mais sofisticado, com Bluetooth ou outras conexões de baixo consumo de energia lidando com monitoramento de tráfego e serviços promocionais e Wi-Fi retido para ponto de venda e autoatendimento.
No mundo da blockchain, computação em "edge" e edge nodes podem fazer sua parte para resolver os desafios que surgem nas criptomoedas. Um ótimo exemplo disso é o token THETA (THETA) que é implantado na rede Theta com edge node da rede Theta altamente funcionais. Os edge nodes foram implementados com o lançamento da Theta 2.0 mainnet, que permite aos usuários transcodificar e transmitir conteúdo de vídeo, bem como distribuir largura de banda excedente e capacidade de processamento em toda a rede sem a necessidade de servidores centralizados. Os operadores de Edge Nodes são recompensados com tokens THETA em troca de suas contribuições para o ecossistema global de compartilhamento de conteúdo da Theta.