Glossário

Flippening

Easy

Um cenário hipotético em que o valor de mercado do Ethereum supera o do Bitcoin.

O Que É Flippening?

Flipenning é uma situação esperada pelos fãs do Ethereum, onde o valor de capitalização de mercado total do Ether supera o valor de mercado total do Bitcoin.
O termo surgiu durante o mercado de alta em 2017 quando o Ethereum estabeleceu sua máxima histórica em comparação com o Bitcoin.
Durante a alta de 2017, o mercado apostou na flexibilidade do Ethereum, com sua capacidade de construir aplicativos baseados em contratos inteligentes. O influxo de liquidez levou a um aumento maciço no preço do Ethereum, embora sua capitalização de mercado tenha diminuído novamente em relação ao Bitcoin. No momento da redação deste artigo, o Bitcoin continua sendo a criptomoeda mais valiosa por capitalização de mercado, com o Ethereum em segundo lugar.

Quando o Flippening Acontecerá?

Embora seja comumente referido como o Ethereum ultrapassando o Bitcoin em capitalização de mercado, existem várias outras métricas em que os dois blockchains podem ser comparados. Em algumas dessas métricas, o Ethereum já superou o Bitcoin.

Por exemplo, o Ethereum tem uma contagem de transações muito maior do que o Bitcoin no momento desta publicação (outubro de 2022). Sua contagem de transações é 500% em relação ao Bitcoin. Outra métrica são as taxas totais de transação geradas pelas blockchains, onde o Ethereum superou o Bitcoin em muitos aspectos. No volume de transações, ele inverteu brevemente o Bitcoin durante o mercado de alta de 2021, mas desde então recuou novamente.

Outras métricas em que, no momento da redação deste artigo, o Ethereum não passou o Bitcoin incluem:

  • Volume de trading
  • Interesse de pesquisa do Google
  • Endereços ativos
  • Capitalização de mercado

O flippening é possível?

O flippening é um tópico popular de discussão, principalmente entre as respectivas comunidades. Especialmente após o Merge, muitos na comunidade Ethereum prevêem uma reviravolta no curto e médio prazo. Para entender se flippening é possível, é necessário olhar para o fornecimento máximo de ambas as criptomoedas.
Como é bem sabido, o Bitcoin tem uma oferta total fixa de 21 milhões de moedas. Embora a oferta total possa ser alterada pela comunidade, é altamente improvável que isso seja alterado a curto ou médio prazo. O Ethereum, por outro lado, não possui uma oferta total fixa. Mas graças ao Merge, a emissão de novos ETH caiu mais de 90% e se tornou deflacionária. Isso significa que ambas as criptomoedas provavelmente não sofrerão alterações superiores a 10% em seus respectivos fornecimentos de token. Portanto, o Ethereum provavelmente terá que atingir uma relação ETH/BTC de 0,17 ou superior para passar o Bitcoin.
Outro aspecto importante a considerar é o caso de uso de ambas as criptomoedas. O Bitcoin é comumente referido como uma commodity digital. Algumas pessoas também se referem ao Bitcoin como "ouro digital" por ter sido a reserva de valor mais confiável de todas as criptomoedas O Bitcoin também é mais antigo e é a última moeda a usar o mecanismo proof-of-workpara minerar novas moedas. Isso torna sua comunidade conservadora e avessa a mudanças. Por outro lado, permitiu que o Bitcoin permanecesse no topo do ranking desde o seu início.
O Ethereum também é apelidado de "petróleo digital" porque é usado para facilitar transações no espaço DeFi e NFT. Os DApps precisam do Ethereum para confirmar as transações, o que torna sua utilidade baseada na execução de seus contratos inteligentes. Além disso, ele introduziu um mecanismo de queima que aciona a queima de tokens durante períodos de congestionamento na rede. Isso pode levá-lo a se tornar deflacionário, especialmente após sua transição para proof-of-stake.

Ambos os casos de uso são atraentes e o mercado decidirá se o petróleo digital ou o ouro digital serão mais procurados.

Como o Flippening Acontecerá?

É importante observar que uma inversão hipotética não significa que um ETH valerá mais do que um BTC. Embora os Bitcoins ainda possam valer mais em dólares, a capitalização de mercado total de todas as moedas somadas mudaria.

Outro fator a considerar é que o Ethereum pode passar o Bitcoin mesmo durante um mercado de baixa. Por exemplo, se o Bitcoin cair mais do que o Ethereum, a diferença entre as duas criptomoedas diminuiria. Em outras palavras, não é necessário que o Ethereum ganhe uma quantia exorbitante de valor para o flippening.
Alguns especialistas do setor acham que a correlação entre os dois ativos terá que diminuir para que o Ethereum vire o Bitcoin. Entre os especialistas, as opiniões divergem amplamente sobre se isso é possível. Enquanto alguns, como o fundador e CEO do Chains.com, Anderson McCutcheon, colocam as chances em 5%, outros têm mais certeza disso. Joshua Tobkin, CEO da SupraOracles, acredita que o Ethereum ou uma plataforma semelhante ultrapassará o Bitcoin, mas apenas no ano de 2035.

Outros também compararam o Bitcoin ao Yahoo, que costumava ser o site dominante no início dos anos 2000. Esses especialistas consideram que a maior utilidade da blockchain de contrato inteligente inevitavelmente levará o Bitcoin a perder seu primeiro lugar. Um especialista da indústria disse:

"É quase inevitável que um Flippening aconteça - a questão é: o Ethereum permanecerá o número um depois disso?"