Glossário

Consortium Blockchain (Consórcio Blockchain)

Moderate

Uma blockchain de propriedade e operação privada em que um consórcio compartilha informações que não estão disponíveis ao público

O Que É um Consortium Blockchain?

Os Consortium blockchains são criados e usados por grupos de corporações quando eles querem aproveitar as vantagens na troca de valor e informações oferecidas por um livro-razão distribuído, mas consideram as blockchains públicas e sem permissão inadequadas por qualquer motivo.

As consortium blockchains podem ser consideradas uma etapa intermediária entre as blockchains públicas e privadas.

As blockchains públicas são o tipo original e mais difundido: as maiores criptomoedas, como Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), pertencem a esse tipo. Elas têm uma natureza descentralizada e sem permissão: qualquer pessoa pode acessar suas redes e se tornar um participante com direitos iguais, se assim o desejar.
As blockchains privadas, por outro lado, são projetadas por corporações para serem usadas exclusivamente dentro de sua própria organização. Elas não permitem que agentes externos acessem suas redes e são gerenciadas de maneira centralizada.
Consortium blockchains ocupam o meio termo entre esses dois tipos. Elas são projetadas coletivamente por grupos de empresas que desejam usar uma rede descentralizada comum à qual nenhuma entidade fora do consórcio pode ter acesso.

Os Consortium blockchains desfrutam de um certo grau de descentralização em relação às blockchains privadas, pois todas as empresas da rede são independentes e podem colaborar como iguais, sem que nenhum nó seja capaz de impor sua vontade aos outros.

Ao mesmo tempo, eles restringem o acesso de fora do consórcio, protegendo os dados corporativos sensíveis e reduzindo a carga colocada na rede por um grande número de nós que, de outra forma, poderiam ter decidido participar dela.