Glossário

Tokens de Garantia

Moderate

Na criptomoeda, os tokens de garantia são usados como um ativo de mitigação de risco ao tomar emprestados outros tipos de tokens de criptomoedas.

O Que São Tokens de Garantia?

Assim como as garantias usadas nas finanças tradicionais, os tokens de garantia servem como um ativo de mitigação de risco para os credores quando os mutuários desejam obter um empréstimo de criptomoedas. Tradicionalmente, a garantia é um ativo que pode cobrir pelo menos uma parte do empréstimo que o mutuário está tomando. A forma mais comum de garantia é a propriedade. Por exemplo, ao fazer uma hipoteca para comprar uma casa nova, na verdade você está oferecendo a casa como garantia, caso não consiga pagar essa hipoteca.

Nas criptomoedas, o processo de garantia funciona quase da mesma maneira. Quando você deseja obter empréstimo de criptomoedas e o credor deseja mitigar seu risco, eles pedem garantias. Como a comunicação credor-mutuário ocorre na blockchain, os tokens de garantia passaram a existir.
Essencialmente, os mutuários depositam um valor definido de um token para receber um valor definido de um token diferente, por exemplo, BTC or ETH.
Existem inúmeros tokens de garantia hoje em dia. O token de garantia que um mutuário precisa depositar é determinado pela plataforma de empréstimo. Por exemplo, um dos tokens de garantia mais conhecidos no momento é COLL, ou Collateral Pay. O token foi projetado especificamente para servir como um token de garantia e permite que os detentores paguem por bens e serviços com moeda fiat, emprestada contra suas participações no COLL.
Com o surgimento das finanças descentralizadas (DeFi), tornou-se clara a necessidade de um ecossistema moderno de empréstimos baseado em blockchain. Graças aos tokens de garantia, a construção desse ecossistema se torna mais viável. Embora os credores tradicionais tivessem garantias como seguro para seus investimentos, no início, isso não ocorria com as criptomoedas. À medida que o espaço blockchain se tornou mais amplamente acessível e as criptomoedas ganharam força, foi necessário criar segurança para os empréstimos.

Os tokens de garantia são uma ótima maneira de resolver o problema de alto risco que os credores de criptomoedas enfrentam. Ao fazer um depósito em tokens de garantia, os credores têm a segurança de que, mesmo no cenário de um empréstimo inadimplente, receberão algum capital de volta. Dependendo do tipo de empréstimo e dos tokens de garantia necessários, o depósito de segurança pode ser bastante substancial.

Além disso, como é o caso do COLL, os entusiastas de criptomoedas também podem usar seus tokens de garantia para pagar por bens e serviços em moeda fiduciária. Esse nível de flexibilidade é incrivelmente benéfico para os investidores em criptomoedas, pois oferece a eles um portfólio versátil que pode ser utilizado diariamente.

Os tokens de garantia são uma parte importante do ecossistema de criptomoedas e blockchain. Eles têm seus fundamentos nas finanças tradicionais, mas utilizam essa base para trazer empréstimos para o ecossistema de criptomoedas.