Uma organização autônoma descentralizada (DAO) é fundada e governada por um conjunto de regras definidas por computadores e contratos inteligentes baseados em blockchains.
As DAOs operam graças a uma combinação de vários contratos inteligentes que permitem que os participantes detenham uma parte igual do processo decisório da organização. As decisões tomadas pela comunidade interessada incluem como a empresa utilizará fundos e recursos. Para que os planos e regras da organização sejam aceitos, uma porcentagem da comunidade precisa atingir o consenso. Este consenso é alcançado através de uma blockchain distribuída e descentralizada, e cada DAO determina a porcentagem necessária para que uma decisão seja aprovada.
A ideia por trás das organizações autônomas descentralizadas ainda está passando por um forte desenvolvimento, já que este é um fenômeno relativamente novo no mundo dos negócios. Uma distinção importante que tem de ser apontada é que as DAOs não podem fazer produtos ou desenvolver códigos ou hardware. No entanto, as DAOs podem facilmente contratar terceiros para realizar todos esses serviços, caso o consenso da comunidade aprove um contrato de contratação.
As organizações autônomas descentralizadas são projetadas para serem completamente transparentes para que todas as operações financeiras realizadas pela empresa sejam visíveis para todos os acionistas e para a comunidade DAO. O contrato inteligente e o código subjacente da DAO estão disponíveis ao público. Esse alto nível de transparência é essencial para o conceito da DAO. Assim como nas criptomoedas, a ideia de uma DAO é superar a tradicional gestão centralizada de uma empresa e criar uma organização absolutamente transparente com suas atuações e finanças sendo completamente públicas.
Join the thousands already learning crypto!