Bitcoin vs Bitcoin Cash vs Bitcoin SV
Tech Deep Dives

Bitcoin vs Bitcoin Cash vs Bitcoin SV

10m
2 years ago

Existem mais de 100 forks do Bitcoin — vamos analisar alguns dos mais populares.

Bitcoin vs Bitcoin Cash vs Bitcoin SV

Índice

A palavra "Bitcoin" parece estar na boca de todos no último ano, graças à sua ascensão meteórica. No entanto, o que é Bitcoin e por que a palavra é frequentemente combinada com outros substantivos como "dinheiro" e "outro"?

Isso ocorre porque a rede do Bitcoin original passou por muitas atualizações e alterações ao longo de seus 12 anos de existência, o que resultou em várias cadeias descendentes — com todas, exceto um impostor de acordo com os maximalistas do Bitcoin — prosperando num ecossistema de criptomoedas.
As três principais implementações — Bitcoin (BTC), Bitcoin Cash (BCH) e Bitcoin Satoshi's Vision (BSV) — competem pela dominância desde 2017.
Embora as três moedas tenham algumas semelhanças gerais, uma vez que nasceram da mesma rede, elas também são muito diferentes umas das outras, pois compartilham objetivos distintos.

No momento, o Bitcoin é universalmente considerado mais uma reserva de valor do que uma rede de pagamento (pelo menos atualmente) devido às suas limitações de velocidade de transação, os outros se posicionam como moedas digitais para uso diário, graças ao seu tamanho de bloco maior

O contencioso hard fork do Bitcoin que originou o Bitcoin Cash em 2017 deu início a anos de discórdia e hostilidade entre os proponentes de cada criptomoeda, cada um proclamando ser o "verdadeiro Bitcoin", também conhecido como aquele mais próximo da visão do criador do BTC original, o Satoshi Nakamoto.
Para fornecer uma avaliação objetiva teórica de cada ativo que disputa a coroa (embora o domínio do Bitcoin, a adoção em massa e o aumento de preço tenham, para todos os efeitos, tornado este um ponto indiscutível e eliminado todas as chances de um flippening acontecer), devemos comparar individualmente BTC, BCH e BSV, examinando mais profundamente as nuances de cada plataforma, como taxas, velocidade de transação, taxa de adoção, entre outros.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

O Que São Forks do Bitcoin?

Os forks do Bitcoin são clones do blockchain original que fomenta o BTC, que são criados quando a rede descentralizada precisa passar por um hard fork devido a desentendimento da comunidade. Isso resulta em uma nova divisão onde o blockchain original e sua nova versão alterada seguem em direções diferentes, cada um levando seus respectivos apoiadores e mineradores. Observe que um fork pode oferecer recursos totalmente diferentes de sua cadeia mãe, dependendo do motivo por trás da divisão e das mudanças implementadas no protocolo.
Incrivelmente, houve mais de 100 forks do BTC que tentaram imitar o sucesso do Bitcoin e desviar parte do seu suporte, a maioria com pouca tração. Destas, 74 variantes ainda estão oficialmente ativas, enquanto as outras são moedas mortas. Alguns dos principais hard fork do Bitcoin incluem o Bitcoin Cash e Bitcoin SV. Outros incluem o Bitcoin Gold, Bitcoin Cloud, Bitcoin Classic, Bitcoin Private e muitos outros.

A maioria dos forks é conduzida pela comunidade e tem o objetivo de adicionar mais funcionalidades ao Bitcoin convencional ou emana de divergências sobre recursos críticos, como velocidade, taxas de transação e tamanho do bloco.

Qual a Diferença Entre um Hard Fork e um Soft Fork?

Observe que o hard fork é diferente do soft fork, já que o último apenas introduz alterações ao código do blockchain sem criar uma nova cadeia, enquanto um hard fork introduz alterações de código substanciais e contenciosas que exigem uma nova cadeia. Isso foi visto recentemente quando o Bitcoin Cash foi dividido em Bitcoin Cash ABC e Bitcoin Cash Node após uma atualização da rede, com o último ganhando mais apoio e ficando com o ticker BCH nas corretoras.

É importante ressaltar que, após um hard fork, duas redes descentralizadas não podem enviar mensagens nativamente entre si, uma vez que não têm compatibilidade com versões anteriores, ao contrário de um soft fork. Depois que uma plataforma realiza o fork, a nova rede fica livre para definir seu próprio curso e estabelecer suas próprias regras.

Histórico

Histórico do Bitcoin (BTC)

A rede original do Bitcoin foi criada por uma entidade anônima conhecida como Satoshi Nakamoto. Houve várias conspirações em torno da origem do Bitcoin e da identidade real do seu criador, mas nenhuma evidência robusta foi encontrada.
Satoshi implantou o Bitcoin na mainnet em janeiro de 2009, criando assim a primeira Criptomoeda. A mineração do primeiro bloco, chamado de bloco gênesis, também conhecido como Block 0, marcou o lançamento do primeiro blockchain. Isso forneceu um ponto de referência para outros blocos em cadeia.

No entanto, antes do seu lançamento, seu whitepaper apareceu na Internet em outubro do ano anterior. O whitepaper do Bitcoin descreve as principais esferas da moeda digital. Ao minerar o bloco gênese, Nakamoto consagrou uma mensagem no código, afirmando: "The Times 03/Jan/2009 Chanceler à beira do segundo resgate aos bancos."

Em 2017, um hard fork, que é uma atualização da rede, foi proposto para permitir que o blockchain do Bitcoin pudesse escalonar ainda mais. Essa atualização foi conhecida como Segwit2x, que tinha como objetivo aumentar o tamanho do bloco do Bitcoin de 1 megabyte para 2 megabytes.
Mas, embora o Segwit2x possa diminuir as taxas de transação em razão do aumento do seu bloco, consequentemente, transfere a carga para os mineradores e operadores de nós completos, que precisam armazenar dados maiores. Portanto, essa proposta gerou muita tensão e debate na comunidade.

Por fim, muitos clones do projeto BTC foram lançados, cada um prometendo um resultado melhor. Até o momento, o BTC ainda é a maior criptomoeda existente e é reconhecido pela maioria como a única rede Bitcoin verdadeira.

Histórico do Bitcoin Cash (BCH)

Bitcoin Cash é o segundo maior fork da rede do Bitcoin, ao lado do BTC. Curiosamente, antes da divisão, a comunidade teve que passar por quase sete anos (de 2010 até 2017) de drama antes do BCH ganhar vida em agosto de 2017. O Bitcoin Cash possui uma comunidade apaixonada que inclui o investidor Roger Ver e o cofundador do BitMain, Jihan Wu.

Uma das principais diferenças entre a nova vertente e a plataforma mãe é o tamanho do bloco. O Bitcoin possui o tamanho do bloco de 1 MB, enquanto os blocos da rede BCH podem alcançar no máximo 32 MB.

No entanto, a tumultuada jornada do Bitcoin Cash teve muitos novos forks ao longo do caminho. Um deles foi o BSV (falaremos mais sobre isso mais tarde), e também o Bitcoin Cash ABC (BCHA), com os principais desenvolvedores propondo uma taxa de minerador de 8% para financiar o desenvolvimento futuro de protocolos.

Histórico do Bitcoin Satoshi Vision (BSV)

Depois de prosperar bem por um ano, a comunidade do BCH teve que enfrentar outro fork em 2018. Uma parte da comunidade BCH liderada por Craig Wright, um cientista da computação australiano altamente polêmico que afirma ser Satoshi Nakamoto, e o bilionário Calvin Ayre, não ficou satisfeita com o tamanho do bloco implementado de 32 MB, propondo aumentar o limite de tamanho para 128 MB.
Em novembro de 2018, os esforços de Craig Wright forçaram sua parte a realizar o fork do BCH e dar origem a uma nova rede de Bitcoin, o Bitcoin SV. As ações online do Wright em 2019 colaboraram para que muitas corretoras em resposta removerem o BSV.

Divisão do Bitcoin (Halving)

Divisão do Bitcoin

Uma divisão do halving do Bitcoin é usada de forma intercambiável com o halving do Bitcoin (ou halvening), que é o processo de diminuir as recompensas de mineração do BTC pela metade.

A mineração é o processo de confirmar transações na rede e encontrar novos blocos em uma rede PoW, que usa intensivamente o poder computacional para resolver um quebra-cabeça matemático.

Portanto, quanto mais poder computacional um minerador tiver, maiores são as chances de encontrar um novo bloco mais rápido do que outros mineradores na rede, consequentemente, maiores são as chances de receber recompensas de mineração.

Quando Ocorre Cada Halving?

O Bitcoin divide automaticamente as recompensas do bloco aproximadamente a cada quatro anos, ou após a mineração de 210.000 blocos.

No entanto, a implicação da divisão do Bitcoin envolve todo o ecossistema do Bitcoin, não apenas a receita da mineração. Por exemplo, um halving também afeta o número de novas moedas que entram ativamente em circulação num determinado período, o que é uma maneira inteligente de combater a inflação.

Além disso, com o Bitcoin tendo um fornecimento limitado de 21 milhões de moedas, controlar sua escassez pode ter um impacto positivo em seu preço.

O primeiro halving do Bitcoin ocorreu em 28 de novembro de 2012, cortando a recompensa de mineração de 50 BTC por bloco minerado para 25 Bitcoin. A segunda divisão de Bitcoin ocorreu em 9 de julho de 2016, comendo pela metade a receita dos mineradores (12,5 BTC). Em maio de 2020, ocorreu a divisão mais recente do BTC, reduzindo os incentivos dos mineradores para 6,25 BTC por cada novo bloco.

Divisão do Bitcoin Cash e Bitcoin SV

Em abril de 2020, o BCH passou por sua primeira divisão de recompensas de mineração. O evento reduziu os incentivos de 12,5 BCH por bloco para 6,25 BCH. O halving do Bitcoin Cash tem a mesma função da plataforma principal.
Notavelmente, o halving do Bitcoin SV ocorreu no mesmo mês que o BCH. Os dois possuem a mesma divisão de recompensas por bloco minerado, de 12,5 para 6,25 BSV/BCH por bloco.

Taxas de Transação e Velocidade

Taxas de Transação Bitcoin vs Bitcoin Cash

Uma das diferenças visíveis entre o Bitcoin e o Bitcoin Cash são as taxas de transação. Embora os custos flutuem dependendo do congestionamento do blockchain, a rede Bitcoin sofre com altas taxas de processamento de transações em comparação com o Bitcoin Cash. No entanto, este pode não ser um argumento de venda importante para a plataforma Bitcoin Cash, uma vez que seu volume de transações é apenas ligeiramente superior ao do BTC, considerando março de 2021.

Uma transação na rede Bitcoin Cash provavelmente custará cerca de US$0,0027, enquanto uma negociação parecida no BTC requer uma taxa de rede de cerca de US$20, podendo ser ainda mais cara [dados de 1º de março de 2021].
Para resolver as altas taxas de transação da primeira plataforma descentralizada, os desenvolvedores do BTC introduziram a Lightning Network (LN), uma solução de escalonamento de segunda camada. A LN fica no topo da rede principal e opera usando canais de pagamento. Ela ajuda a reduzir as taxas de transação do Bitcoin e aumenta sua velocidade de transação.
A LN continua ganhando impulso com seu número crescente de nós e canais de pagamento. Além disso, corretoras de criptomoedas como a OKEx e a Bitfinex adotaram a solução, fornecendo depósitos e saques de Bitcoin baratos e mais rápidos.

Na velocidade, o Bitcoin é capaz de lidar com sete transações por segundo (tps), enquanto a plataforma com BCH tem uma média de 116 tps. A Lightning Network teoricamente supera o BCH ao permitir até bilhões de transações por segundo — mas não está nem perto de seus estágios finais que permitiriam essa quantidade de transações.

Outra métrica importante para comparar as duas plataformas é o mempool. O mempool é um lugar virtual onde um protocolo descentralizado como o Bitcoin ou Bitcoin Cash armazena transações válidas mas não confirmadas, esperando para serem adicionadas a um bloco.

Observe que quanto maior o número de transações no mempool, maior o congestionamento da rede. Para descongestionar a rede, os nós da rede definem um limite de custo de transação. Todas as transações abaixo dessa marca são removidas do grupo.

Nesse caso, o BCH ganha do BTC, pois possui um mempool menos congestionado.

Taxas e Velocidade do BSV

Por outro lado, Bitcoin SV ganha do BTC e do BCH em taxas de transações, pois ele cobra os preços mais baixos, principalmente graças ao seu tamanho maior do bloco. Isso reduz o número de transações no mempool, portanto, impactando positivamente a taxa de transferência da rede BSV.
Por exemplo, a rede atingiu 9.000 transações por segundo usando sua plataforma de escala conhecida como BSV Scaling Test Network (STN). STN é um projeto de uma organização comprometida, o Bitcoin Association, que impulsiona a adoção do BSV. O produto de expansão do BSV tem como alvo o uso e a adoção do BSV corporativo.
Além disso, o enorme tamanho do bloco do Bitcoin SV permitiu que ele estabelecesse um novo recorde ao agrupar 16,4 milhões de transações em um único bloco.

Adoção

Adoção do Bitcoin

O Bitcoin manteve a roda de adoção em movimento desde o início da pandemia de 2020, o que é evidente no número de grandes corporações e instituições como a Tesla, MicroStrategy e Square adicionando BTC ao seu balanço patrimonial como um ativo porto seguro que protege contra o enfraquecimento do dólar americano.

Em março de 2021, a rede processava cerca de 300.000 transações por dia. Apesar do congestionamento em sua rede, a grande maioria dos investidores em criptomoedas ainda prefere manter o BTC, uma vez que foi considerado uma reserva de valor superior ao dinheiro fiat.
E com a maioria dos protocolos de DeFi executados no blockchain do Ethereum, o BTC encontrou seu caminho para este espaço por meio de serviços de "wrapping" que resultam em novas moedas como Wrapped BTC.

Adoção do Bitcoin Cash

A adoção do Bitcoin Cash tomou um caminho diferente. Após o fork, a plataforma blockchain começou a focar no setor de pagamentos. No entanto, embora ainda não cubra totalmente esse mercado, há novos locais de caça. Por exemplo, ele alimenta o token Simple Ledger Postage (SLP) em sua rede.

O token elimina a necessidade dos usuários do BCH pagarem pelos custos de transação usando o BCH. Notavelmente, os SLPs reduzem as taxas de processamento de transações enquanto aumentam a velocidade e a confiabilidade das transações.

Adoção do Bitcoin SV

Por fim, os maiores casos de uso de adoção do Bitcoin SV vêm de um aplicativo bancário chamado Gravity e uma plataforma educativa chamada Bitcoin SV Academy, que pega carona na narrativa de que é a única rede que vive à visão de Nakamoto de uma infraestrutura financeira genuinamente ponto a ponto.

Considerações Finais

As três principais implementações do protocolo Bitcoin continuam a prosperar e competir pelo domínio na indústria de criptomoedas, mas não é mais uma competição. O BTC claramente venceu as batalhas de marca e preço, considerando que vale 70 vezes mais do que as outras duas redes juntas - mas há muito espaço para as criptomoedas mais focadas em pagamentos, como seus irmãos rivais no setor ainda em expansão de ativos digitais.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
8 people liked this article