O Que É Fantom? Um Guia para o Ecossistema Fantom
Crypto Basics

O Que É Fantom? Um Guia para o Ecossistema Fantom

12m
1 year ago

A Academy da CoinMarketCap confere o promissor blockchain de camada 1. Pegue um cobertor se você tiver medo de fantasmas e histórias assustadoras, porque vamos nos concentrar no Fantom!

O Que É Fantom? Um Guia para o Ecossistema Fantom

Índice

O Que É Fantom?

Fantom é um blockchain de camada 1, descentralizado, sem permissão, e de código aberto para dApps e um dos maiores concorrentes do Ethereum. Ele está ativo desde dezembro de 2019 e tenta resolver o trilema do blockchain por meio de sua arquitetura inovadora que combina escalabilidade, segurança e descentralização.
Sua arquitetura é baseada em uma camada única de consenso que integra a execução de várias cadeias. A camada de consenso – Lachesis – foi desenvolvida pela Fantom Foundation como a camada base para o Protocolo Lachesis, a versão no Fantom do Ethereum Virtual Machine. Ele utiliza a tecnologia DAG (Directed Acylic Graph) para melhorar o tempo da finalização da transação e o valor das taxas, dois problemas encontrados nos blockchains Proof-of-Work como o Ethereum.
A primeira camada no Lachesis é uma plataforma de contrato inteligente compatível com EVM chamada Opera. Diferentemente do Ethereum, em que a guerra de gás pode levar a taxas de transação exorbitantes ou longos tempos de espera para a liquidação da transação, uma interação no contrato inteligente do Fantom possui um tempo de finalização de transação de um segundo e custa uma fração de centavo.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Como a Fantom Funciona?

O Fantom utiliza o mecanismo de consenso chamado Asynchronous Byzantine Fault Tolerance (aBFT), que permite alcançar alta taxa de rendimento e baixas taxas, mantendo a escalabilidade e a segurança.
No mecanismo de consenso aBFT da Fantom, os nós podem processar transações de forma assíncrona sem ter um líder designado. O Protocolo Lachesis tem uma tolerância a falhas de um terço, o que significa que 67% dos nós precisam validar uma transação para liquidá-la. Sua finalização quase instantânea de um segundo contrasta com o tempo de confirmação de bloco dos blockchains de proof-of-word e permite que o Fantom opere de maneira mais rápida e escalonável.
Lachesis atua como uma camada de liquidação, que camadas adicionais podem ser adicionadas por cima. O primeiro – Opera – é um blockchain PoS compatível com EVM e usa os validadores Lachesis para aprovar as transações. Opera também hospeda aplicativos DeFi nativos do Fantom, assim como aqueles que expandiram do Ethereum para o Fantom como a SushiSwap, Curve e Yearn Finance.
Seu token FTM é usado para staking, governança, pagamentos e taxas, com um fornecimento total de 3.175 de bilhões FTM. Os usuários podem fazer stake de FTM por 4% de APY ou escolher o "Fluid Rewards" do Fantom e bloquear seu FTM por até 12% de APY. Os vesting também possuem um papel importante para alguns dos protocolos de DeFi do Fantom, como veremos mais adiante.

Fantom e DeFi

Apesar da forte concorrência no espaço de blockchain de camada 1, o Fantom se estabeleceu como um concorrente legítimo graças ao seu forte foco nos casos de uso da DeFi. Isso se deve principalmente ao fundador da Yearn Finance, Andre Cronje, que também é consultor técnico da Fantom Foundation. Cronje tem sido fundamental para orientar e expandir o desenvolvimento multi-chain do Fantom e ajudou a lançar sua ponte para o Ethereum.

No início de 2022, Cronje anunciou que ele e Daniele Sestagalli estavam trabalhando em um novo produto no Fantom. Cronje anunciou num tweet de Ano Novo:

Até fevereiro, os detalhes ainda não tinham sido revelados, mas há rumores de que o projeto seja uma colaboração dos dois desenvolvedores de DeFi. Isso pode envolver um ou vários dos protocolos liderados por Sestagalli, como Abracadabra Money e Popsicle. Sestagalli se declara o líder da “Frog Nation,“ um movimento cripto-nativo focado em preservar a descentralização da DeFi. Ele anunciou a colaboração em seu Twitter:
No entanto, o projeto ficou vago depois que um dos maiores projetos do Sestagalli, TIME, foi exposto por ter seu CFO condenado por fraude com cartão de crédito. Embora 0xsifu, conhecido como Michael Patryn, conhecido como Omar Dhanani, foi eleito como CFO do protocolo, Andre Cronje prometeu publicamente continuar construindo com Sestagalli, nenhuma notícia sobre sua cooperação foi anunciada.

Ecossistema Fantom

Fantom tem um ecossistema bem desenvolvido para dApps, com a maioria dos aplicativos focados em DeFi. De acordo com a Defilama, seu TVL já atingiu US$9 bilhões, ficando à frente de blockchains com maior capitalização de mercado, como Solana e Polygon. Grande parte do crescimento recente no valor total bloqueado ocorreu devido à especulação em torno de uma joint venture mencionada por Andre Cronje e Daniele Sestagalli. Numa publicação no Medium, Cronje anunciou o chamado projeto ve(3,3), que seria um AMM que suporta swaps de ativos correlacionados e não correlacionados.

No entanto, Fantom já possui vários protocolos populares.

SpookySwap

Spookyswap é uma DEX com formador automático de mercado baseado no token BOO. Sendo também um parceiro da Popsicle Finance, o mercado monetário construído por Daniele Sestagalli. O Spookyswap fornece as funções clássicas de uma corretora descentralizada, como troca de tokens, rendimento de farming, pools únicos de staking, além de NFTs e uma ponte.
As trocas de tokens possuem uma taxa de 0,2% por troca. 0,17% vai para os provedores de liquidez e 0,03% para stakers de BOO. Os usuários podem fazer stake do seu BOO e pools únicos de staking para ganharem mais BOO e receberem xBOO, que podem, em troca, serem colocados em stake para receber outros tokens como o wFTM. Spookyswap também oferece uma ponte para vários outros blockchains como Ethereum, BSC, Polygon, Avalanche, Arbitrum, Harmony, Cronos e UEC. Por fim, a corretora lançou dois conjuntos de NFTs - Magicats e NFTs oficiais do Spookyswap - que contribuem para a economia do Spooky, ganhando royalties que vão para a recompra de BOO.

Scream

Scream é um protocolo de empréstimo descentralizado que fornece soluções de empréstimo sem custódia para “mercados rápidos“, e para melhorar a eficiência do capital em todo o ecossistema Fantom.
Da mesma forma que ocorre com os protocolos de mercado monetário como Compound, Cream e Aave, os usuários podem emprestar e pegar emprestado capital usando criptoativos como garantia. Scream suporta vários ativos diferentes como WBTC, WETH, WFTM, DAI, USDC, etc. O objetivo é ser a plataformas de maior liquidez do Fantom, fornecendo aos usuários os melhores incentivos possíveis.
Um recurso único do Scream é chamado de ScLoans, que são as ferramentas de desenvolvimento para empréstimos subcolateralizados que precisam ser devolvidos dentro de um bloco de transação. Eles propõem diversos casos de uso como arbitragem e oportunidades de troca com garantia e swapping com taxas de juros. Em vez de passar pelo pool de empréstimo, os desenvolvedores podem interagir diretamente com o scToken - o token usado para empréstimos rápidos. As taxas para empréstimos instantâneos são de 0,02%.

Geist Finance

Geist é um protocolo descentralizado de mercado de liquidez sem custódia, onde os depositantes podem fornecer liquidez para obter uma renda passiva, e os mutuários podem receber empréstimos rápidos ou normais, supercolateralizados. Isso é baseado no mercado monetário da Aave e rivaliza com outros protocolos de liquidez AMM no Fantom.
Geist opera sem governança ou propriedade, o que significa que o protocolo não possui uma tesouraria. 50% das receitas do protocolo são distribuídas para stakers de GEIST. Os mineradores de liquidez no Geist recebem recompensas como um vesting de três meses, que pode ser adiantado pagando uma penalidade de 50% nas recompensas reivindicadas. As taxas de penalidade são posteriormente redistribuídas aos stakers. Os usuários que investem seus GEIST também recebem taxas do protocolo das trocas de token.
Uma característica única do Geist é seu airdrop generoso (20%). O Airdrop do GEIST possui um vesting linear durante um ano e pode ser obtido da mesma forma que os tokens em stake (pagando a penalidade). Até hoje, os airdrops foram fornecidos para as comunidades DAO Aave, Ellipsis e Lobser.

Beethoven X

Beethoven pretende ser uma “plataforma completa de investimento descentralizada“ no Fantom. Ele é construído no Balancer V2 e se denomina “o primeiro protocolo AMM da próxima geração no Fantom.“ Beethoven oferece diferentes produtos do mercado monetário, como pools ponderados de investimento, stable pools e swap de token.
Com pools ponderados de investimento, os usuários podem cobrar taxas dos traders reequilibrando seus portfólios com as oportunidades de arbitragem. Um pool pode consistir em até oito tokens diferentes, com cada token atribuindo um peso diferente com base na sua proporção no pool. Os ativos como stablecoins ou sintéticos com volatilidade relativamente baixa são negociados no AMM, como ocorre no Curve, StableSswap.
Além disso, Beethoven permite o lançamento de tokens pelo Liquidity Boot Strapping Pools (LBP). Um lançamento no LBP é semelhante a um mecanismo de crowfunding. Ele permite a descoberta transparente de preços, a distribuição justa de novos tokens para a comunidade e a capacidade de aumentar a liquidez inicial de novos projetos. Como o Beethovem atua sem permissão, qualquer pessoa pode criar um leilão e fazer um LBP.

Tarot Finance

Tarot é outro protocolo de empréstimo descentralizado, em que credores e mutuários interagem em pools de empréstimos isolados (viu um padrão aqui?). É basicamente um clone dos diversos protocolos mencionados anteriormente, uma vez que o Tarot fornece os mesmos empréstimos sem permissão e sem custódia. Além disso, os usuários do Tarot também podem se alavancar em rendimento de farm.
O Tarot recompensa seus provedores de liquidez com seus Tarot Vaults. Os usuários podem ganhar recompensas automáticas ao fornecer seus tokens LP1 em pools de empréstimo suportados pelo Tarot Vaults. O fornecedor de liquidez é automaticamente colocado em stake em seus "vaults" (cofres) gerando recompensas adicionais. Ao sacar os tokens LP, a liquidez também é retirada dos vaults. Um sistema de recompensas sem permissão que permite o reinvestimento e pode ser iniciado por qualquer pessoa para obter as recompensas pendentes do pool. Em troca, eles mantêm uma pequena porcentagem como recompensa de reinvestimento (1%).
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
6 people liked this article