O Que São Tokens de Pool de Liquidez (Liquidity Pool (LP) Tokens)?
Crypto Basics

O Que São Tokens de Pool de Liquidez (Liquidity Pool (LP) Tokens)?

Uma cartilha sobre a mecânica dos tokens de pool de liquidez (LP).

O Que São Tokens de Pool de Liquidez (Liquidity Pool (LP) Tokens)?

Índice

A maioria das corretoras descentralizadas (DEXs) se enquadra em uma categoria específica de plataforma de negociação conhecida como “formadores automáticos de mercado (automated market maker)“ ou AMM. Esta definição traz as plataformas que utilizam a ponderação de ativos em pools de liquidez descentralizados para determinar seus valores, geralmente usando uma fórmula de produto constante.

Os ativos disponíveis nesses pools de liquidez são utilizados para atender aos traders, que sacam ativos de um lado do pool (comprando) e adicionam ativos do outro lado (vendendo) em um único movimento. Por exemplo, em um pool de liquidez USDC/BUSD, um usuário pode sacar 1.000 BUSD do pool e adicionar 1.000 USDC em troca.

Ao contrário das corretoras descentralizadas (CEXs) tradicionais, que muitas vezes usam formadores centralizados de mercado para fornecer grande parte do seu livro de ordens, os AMMs permitem que qualquer pessoa se torne um provedor de liquidez, simplesmente contribuindo com ativos para um ou mais pools de liquidez. Ao fazê-lo, eles aumentam a liquidez do pool (ou seja, a profundidade do pool) e recebem em troca uma parte das taxas de transação que foram geradas.

Para acompanhar quem contribuiu para o pool de liquidez e quanto vale sua contribuição, as DEXs fornecem aos usuários um número equivalente de tokens LP. Estes tokens LP representam a parte de cada usuário no pool de liquidez e podem ser devolvidos à plataforma para recuperar os tokens que eles representam. Eles também podem ser usados para uma variedade de outros fins, como obter receita adicional para o provedor de liquidez

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Onde Você Pode Fornecer Liquidez?

Quando a maioria das pessoas pensa em liquidez, elas pensam no tipo de liquidez que é utilizada para facilitar as swaps (trocas) em corretoras descentralizadas. Afinal, a maioria dos provedores de liquidez contribui apenas com liquidez para as AMMs, e a grande maioria da liquidez das criptomoedas é utilizada para fomentar essas plataformas.

Mas as DEXs não são os únicos lugares em que os indivíduos podem contribuir com a liquidez. Com o cenário das finanças descentralizadas (DeFi) se expandindo em complexidade e variedade, uma gama de serviços antes centralizados agora tem equivalência descentralizada, muitos dos quais permitem que os usuários contribuam com liquidez para ajudar nas operações.

Veja aqui alguns tipos de plataformas em que os usuários também podem fornecer liquidez.

  • Protocolos de empréstimo aberto: Protocolos de empréstimo descentralizados como Compound e Aave estão crescendo fortemente nos últimos anos, sendo consistente entre os protocolos mais populares de DeFi nas cadeias que o suportam. Eles são fomentados principalmente por pools de liquidez contribuídos pelo usuário, que são usados para financiar os empréstimos com garantia. Na maioria dos casos, os provedores de liquidez ganham uma fração proporcional da taxa de juros paga pelos mutuários e, em alguns casos, também ganham recompensas adicionais em forma de tokens de governança.
  • DAOs: Com o crescimento da popularidade das organizações autônomas descentralizadas, também cresce sua necessidade de acesso a capital instantâneo- que pode ser usado para financiar aquisições para a DAO pagar por operações e outros custos. Em razão disso, um grande número de DAOs tem agora uma tesouraria financiada pela comunidade, que é preenchida por membros da comunidade. Em muitos casos, aqueles que fornecem liquidez à tesouraria são capazes de sacar seus fundos sempre que quiserem e ganharão recompensas pelo período de contribuição.
  • Protocolos de Seguros Descentralizados: Com o crescimento da popularidade da DeFi, também cresceu a necessidade dos usuários se protegerem contra hacks, roubos e outros eventos inesperados. Uma nova gama de plataformas de seguros de DeFi permite que os usuários obtenham planos de cobertura contra eventos específicos, e normalmente fazem uso da liquidez do pool dos chamados: “insurance underwriters“. Esses fundos podem ser usados para pagar qualquer solicitação coberta, com os provedores de liquidez ganhando sua parcela do prêmio do seguro (e, às vezes, recompensas em token de governança)
  • Pontes descentralizadas: Um número crescente de pontes de cross-chain permitem que os usuários contribuam com liquidez para os pools em uma ou mais cadeia para facilitar transferências rápidas de tokens sem intercorrências. Em troca da contribuição de liquidez, os LPs geralmente recebem uma fração da "taxa de cross-chain", ou seja, a taxa que os usuários da cadeia cruzada pagam por mover seus ativos de uma cadeia para outra, geralmente em torno de 0,05% a 0,1% do tamanho da transferência.

Por que as Pessoas Fornecem Liquidez?

O fornecimento de liquidez está se tornando uma atividade incrivelmente popular no espaço DeFi, e algumas das mais populares corretoras descentralizadas possuem dezenas de milhares de provedores de liquidez. No geral, é provável que haja mais de 100.000 provedores de liquidez de DeFi distintos pelo mundo.

No geral, a maioria dos provedores de liquidez está à procura de uma só coisa - lucro. Dependendo do pool para o qual contribuem e da plataforma em que participam, é possível ganhar desde quase nada até 100% de APY. De fato, de acordo com os dados da APY.vision, os pools mais rentáveis geraram desde seu início mais de 1.000% de APY para os participantes, enquanto até mesmo os pools menos populares podem fornecer rendimentos que ganham dos rendimentos ofertados pelos bancos.

No geral, a grande maioria das pessoas fornece liquidez na expectativa de ganhar um rendimento justo com seus depósitos - seja na forma de taxas de liquidez, rendimentos de farming ou recompensas de token governança. Em uma pequena fração dos casos, os usuários podem simplesmente fornecer liquidez para ajudar a apoiar seus projetos favoritos, já que o aumento da liquidez ajuda a defender os tokens do projeto contra movimentações fortes de preço, enquanto permite que novos usuários ganhem exposição a novas moedas/tokens sem sofrerem muito com slippage.

O Que Você Pode Fazer com os Tokens LP?

Conforme abordamos brevemente, os tokens LP são usados principalmente para representar a participação de um indivíduo em um determinado pool de liquidez. Dessa forma, eles podem ser mantidos até que o indivíduo precise recuperar seus ativos depositados juntamente com qualquer lucro acumulado (ou perdas atualizadas), momento em que podem devolvê-los à plataforma, que os queimará e devolverá seus ativos.

Mas isso não é tudo que eles podem fazer. Veja aqui alguns outros usos para os tokens LP.

  • Transferência entre indivíduos: Os token LP representam a propriedade dos tokens subjacentes bloqueados no pool de liquidez. Qualquer pessoa que detenha esses tokens LP pode, portanto, ser considerado o proprietário desses tokens. Com isso, os tokens LP podem ser simplesmente transferidos entre indivíduos, permitindo que o destinatário resgate os tokens sempre que quiser e obtenha o lucro eventualmente gerado. Em alguns casos, pode ser mais eficiente enviar tokens LP, em vez dos tokens subjacentes, ao destinatário, particularmente, se o destinatário planejou contribuir para o mesmo pool após receber os fundos.
  • Usado para farming de liquidez (ou mineração de liquidez): Farming de liquidez é sem dúvida o uso mais popular para os tokens LP. Isso implica em colocar em stake os tokens LP em uma ou mais farm de rendimento para ganhar uma fonte adicional de rendimento em um token secundário. SushiSwap, por exemplo, permite aos usuários fazer stake de seus tokens LP SushiSwap para ganhar recompensas adicionais em forma de SUSHI.
  • Utilizar para obter um empréstimo: Um número crescente de protocolos de empréstimo descentralizado está começando a permitir que os usuários utilizem seus tokens LP como garantia para obter empréstimos. Isso permite que os usuários continuem ganhando recompensas com seus tokens LP, enquanto podem extrair capital de suas participações sem a necessidade de vender seus tokens LP subjacentes. Abracadabra.money e 1Pool Finance são duas dessas plataformas que oferecem essa funcionalidade. Dito isso, os usuários precisam considerar o custo de oportunidade, uma vez que não poderão mais usar seus tokens LP para o rendimento de farming.
  • Queimá-los: Em alguns casos, os responsáveis pelos projetos que fornecem liquidez para seus tokens podem optar por ‘queimar‘ os tokens LP. Isso implica no envio manual de seus tokens LP para um "endereço de queima" conhecido, tornando-os irrecuperáveis. Isso garante que o token sempre tenha alguma liquidez, e é normalmente usado como defesa contra "puxadas de tapete (rug pulls)".

Quais São os Riscos Envolvidos?

Quando realizada corretamente e utilizando uma estratégia de aversão ao risco, o fornecimento de liquidez pode proporcionar um fluxo de receita relativamente lucrativo e confiável.

No entanto, isso acarreta riscos. Um dos riscos principais é ataque de hackers. O crescimento dos protocolos DeFi e suas TVLs os tornam cada vez mais alvo de hackers que tentam explorar o protocolo para fugir com os fundos dos usuários.

Infelizmente, isso vem sendo relativamente comum em 2022, quase mensalmente pelo menos um protocolo DeFi perde dezenas de milhões de dólares em ataque hacker. Embora haja uma variedade de opções de seguros descentralizados disponíveis, eles são opcionais e poucos provedores de liquidez agem antes que seja tarde demais.

As perdas impermanentes (ILs) são outro risco muitas vezes negligenciado. Elas são simplesmente as perdas que um usuário pode enfrentar se o valor de sua liquidez cair abaixo do que valeria se o usuário simplesmente guardasse seus tokens sem fornecê-los como liquidez. As ILs muitas vezes podem compensar se os rendimentos das taxas de transação não forem suficientes, mas isso nem sempre é o caso, e muitos provedores de liquidez não levam isso em consideração ao calcular seus rendimentos.
Por fim, há o risco do token colapsar. Isso pode ocorrer quando um (ou ambos) os tokens em um pool de liquidez descentralizado perde a maior parte do seu valor, o que pode levar o provedor de liquidez a sofrer perdas - devido ao produto constante da fórmula empregada pela maioria dos formadores automatizados de mercado. Isso ocorre com mais frequência quando pelo menos um lado do pool de liquidez é um token altamente volátil que sofre uma queda repentina no valor. Felizmente, isso é relativamente raro e a maioria dos provedores de liquidez nunca experimentará um evento completo de colapso do token.

Leitura Adicional:

  • Perda Impermanente: Uma leitura completa sobre como a perda impermanente funciona e aprenda como minimizar seu impacto.
  • Rendimento de farm: Saiba mais sobre o rendimento de farming e explore as farmings mais populares.
  • Formador automático do mercado: Saiba mais sobre os Formadores Automáticos de Mercado - a DEX mais popular do momento.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
16 people liked this article