Manual Cripto CMC 2023: Visão Global de 2023 por QCP Capital
CMC Research

Manual Cripto CMC 2023: Visão Global de 2023 por QCP Capital

7m
1 year ago

Na seção Mercado do Manual Cripto CMC 2023, a QCP Capital analisa o mercado atual e aborda três temas para 2023.

Manual Cripto CMC 2023: Visão Global de 2023 por QCP Capital

Índice

3 Temas para 2023

1. Do Pico ao Vale da Inflação

2. A 5ª onda nos mercados

3. Paralelo com o PontoCom

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Do Pico ao Vale da Inflação

A questão de onde está o "Pico da Inflação" em 2022, agora se tornará onde está o "Vale da Inflação" em 2023.

No momento, o IPC de 9,1% YoY de julho de 2022 se apresenta como o pico da inflação neste ciclo.

No entanto, um análogo da estagflação da década de 1970 mostra que, embora a desaceleração da inflação seja iminente, é provável que não atinja a meta de 2% do Fed. Mais preocupante, há também um risco significativo de uma recuperação em forma de V se o Fed afrouxar a política prematuramente.

Fonte: Steno Research, Macrobond

O que poderia impulsionar essa trajetória de inflação mais rígida e possivelmente em forma de V?

  • Um ressurgimento dos preços do petróleo devido à reabertura das fronteiras da China; e uma escalada na Ucrânia, juntamente com os EUA reabastecendo suas reservas estratégicas de petróleo devido às tensões geopolíticas.
  • Os preços do petróleo acima de US$ 100 levariam a uma recuperação significativa e totalmente inesperada da inflação.

Lembramos que foi o embargo do petróleo da OPEP em outubro de 1973 que quadruplicou os preços do petróleo, levando à recuperação em forma de V dos anos 1970-80, justamente quando o Fed de Arthur Burns acreditava ter vencido a inflação.

Fonte: Bloomberg, QCP Insights

Um aumento nos preços do petróleo reverterá a deflação de bens que estamos vendo agora. A deflação de bens é a única razão pela qual estamos vendo a desinflação geral do IPC.

A inflação nos serviços continuará forte, uma vez que possui uma estreita relação entre salários e preços de serviços. E com os salários em muitos setores ainda em alta, o pior do repasse inflacionário ainda está por vir para muitos setores de serviços!

Fonte: BLS, BEA, TD Securities

O medo da mesma inflação profunda dos anos 1970-80 está profundamente enraizado na psique do FOMC.

Isso os levará a aceitar uma recessão em vez de arriscar uma recuperação da inflação, mesmo que o pico da inflação seja novamente devido a choques do lado da oferta.

Em termos de probabilidades de recessão, agora estamos acima das máximas da Covid de 2020 e nos aproximando rapidamente dos níveis de GFC de 2008 e PontoCom de 2001.

Fonte: Bloomberg, NY Fed

A 5ª onda nos mercados

Uma trajetória de inflação mais rígida e um Fed cego nos prepararão no próximo ano para uma grande venda geral no final da 5ª Onda em todas as principais classes de ativos.

Acreditamos que os mercados ainda não estão preparados para pausar os níveis extremos de sua queda deste ano.

Abaixo, mostramos 5 ativos de risco altamente correlacionados que parecem prestes a começar suas respectivas extensões impulsivas da 5ª Onda para cima/baixo:

1. NASDAQ - 5ª Onda de Queda

Para a NASDAQ, ainda não conseguimos ultrapassar a linha de tendência que se manteve durante o declínio desde dezembro de 2021.

12.000 é um nível chave que precisa ser rompido para cima para reduzir as pressões de baixa de curto prazo.

Uma quebra inesperada acima de 13.000 será o pivô para mudarmos nossa tese.

No lado negativo, é provável que a 5ª Onda nos leve abaixo de 10.000, com até mesmo o risco de um novo teste nas baixas trazidas pelo Covid de 7.000.

O Fibonacci de 78,6% de último recurso é uma meta sensata para este mercado de baixa terminar em 8800.

2. Rendimento do Título EUA a 10 anos - 5ª Onde de Alta

Os rendimentos de 10 anos têm mantido sua tendência em linha parabólica, apoiando a recuperação dos rendimentos desde 0,5% em agosto de 2020 até uma alta de 4,3% em outubro deste ano.

Esse rali de risco de ativos cruzados foi impulsionado pela retração nos rendimentos desde o topo em outubro.

Um aumento nos rendimentos do título EUA a 10 anos, juntamente com um achatamento da baixa na curva de 2s10s, seria pessimista para os ativos de risco e otimista para o dólar - pois implicaria que o mercado está alcançando a previsão de taxa terminal hawkish do Fed de 5,5% para os próximos ano.

3. Dólar americano (DXY) - 5ª Onde de Alta

O índice do dólar americano retraiu significativamente, caindo 10% em apenas 6 semanas.

Essa retração nítida tem as características clara de uma onda Elliott alternando as 2ª e 4ª Ondas - com a 2ª Onda em 2020 sendo longa, enquanto a 4ª Onda é curta, mas nítida.

Portanto, esperamos uma 5ª Onda que seja semelhante em magnitude a 1ª Onda. Isso seria um rally de ~ 16% daqui que nos leva a 120 no DXY.

4. ETH - 5ª Onda de Queda

O ETH também executou uma correção do triângulo ABCDE da 4ª Onda e parece pronto para continuar sua queda no mercado de baixa da 5ª Onda.

Os níveis a serem observados são 1600 na parte superior, o que negaria a pressão de baixa imediata. Um fechamento acima de 2.000 no semanal nos forçará a reconsiderar nossa tese de baixa.

No lado negativo, o ponto principal seria 1000 seguidos por 800.

Recomendamos a venda de calls de 1600 com data próxima e calls de 2000 com data mais longa; juntamente com puts de 1000 de data próxima liquidadas fisicamente e puts de 800 com data mais longa.

5. BTC - 5ª Onda de Queda

O BTC é negociado em sincronia com o ETH, embora sua 4ª Onda - uma queda direta implique mais pressão de baixa do que o próprio ETH.

Continuamos esperando que grandes altas no BTC atendam a uma pressão de venda significativa.

A maneira como negociaremos o BTC é vendendo calls de 20.000 e rallies à vista.

Uma relação interessante entre ARKK (linha azul) e o BTC (linha laranja) implica em desvantagens futuras para o BTC.

A ação de preço da ARKK está liderando o BTC em 2 meses, o que avisa sobre os preços mais baixos do BTC que estão por vir.

A ARKK foi o modelo infantil da era da bolha tecnológica pós-pandêmica e também liderou a derrocada da tecnologia.

Ela já embarcou em sua 5ª Onda de queda, que agora a levou abaixo das mínimas de março de 2020!

Paralelo com o PontoCom

Após o estouro da bolha PontoCom em 2001, foi descoberta fraude em muitas das empresas de tecnologia - incluindo gigantes como Enron e WorldCom, que até hoje ainda estão entre as 10 maiores falências da história dos EUA.

Durante os tempos de alta, grande parte dessa fraude passou despercebida, pois os investidores estão dispostos a pagar altas avaliações quando o dinheiro está barato. No entanto, quando se retira a liquidez e a maré baixa, é quando muitos desses balanços aparecem nus.

O que permitiu que os maus atores operassem no escuro foi a falta de regulação. E embora a onda de reforma regulatória pós-Enron tenha sufocado o rápido crescimento dos negócios, também estabeleceu uma base sólida para retornos estáveis nos anos seguintes.

Fonte: UNSW news

Nosso analógico DeFi ainda está acompanhando perfeitamente a era PontoCom. Isso mostra o crescimento exponencial que temos pela frente, uma vez que a regulamentação desenha uma caixa de areia na qual todos os criadores, investidores e participantes do mercado podem operar de maneira justa.

Fonte: QCP Insights, Bloomberg, DefiLlama

Resumindo:

  • Embora tenhamos ultrapassado o pico da inflação, agora esperamos que a inflação permaneça mais rígida do que a maioria previu e, crucialmente, mantenha-se significativamente acima da meta de 2% do Fed. Isso implica que o Fed realmente aumentará as taxas 4-5 vezes mais para sua previsão de 5,5% e as manterá até o quarto trimestre de 2023.
  • O crescimento mundial não suportará essas taxas extremas, e esta geração viverá pela primeira vez um ambiente de estagflação no mundo desenvolvido - mesmo que a recessão seja branda em comparação com a década de 1970.
  • Isso significa que nosso caso base de negociação do ano passado agora é iminente - uma venda geral no final da "5ª Onda" que ocorrerá após a recente recuperação da "4ª Onda" do quarto trimestre. Esta próxima 5ª Onda será longa e dolorosa em todas as classes de ativos e provavelmente durará até o terceiro trimestre de 2023, quebrando novas mínimas no processo.
  • Finalmente, as consequências imediatas da quebra do PontoCom também revelaram vários casos de fraude como Enron e WorldCom, que continuam sendo algumas das maiores falências até hoje. Da mesma forma, no estouro das criptomoedas de 2022, também vimos o surgimento desses casos.
  • Os paralelos com 2001 indicam que as regulações futuras destinadas a lidar com essas negligências grosseiras eliminarão os maus atores em potencial, estabelecendo os padrões para a indústria recuperar a confiança e evitar tais recorrências.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
6 people liked this article