Como Proteger Seus NFTs?
How-to Guides

Como Proteger Seus NFTs?

5m
10 months ago

Se o problema recente do OpenSea ensinou alguma coisa, é que você não precisa ser explicitamente roubado para perder seus NFTs. Então, veja aqui algumas formas de manter seus NFTs seguros!

Como Proteger Seus NFTs?

Índice

Os NFTs seguem ganhando exposição e valor, o que, infelizmente, atrai a atenção de pessoas que não são boas e querem colocar as mãos nos seus ativos - de qualquer maneira possível.

Felizmente, ativos digitais são incrivelmente seguros no blockchain. Isso significa que é altamente improvável que alguém perca seus ativos devido a um hack ou ataque no blockchain.
Em vez disso, a grande maioria dos roubos e perdas de NFT ocorrem devido aos holders do ativo serem vítimas de um número cada vez mais crescente de tentativas de fraude ou não conseguirem proteger adequadamente seus ativos.
Se você é fã de colecionáveis digitais ou possui NFTs, é importante dedicar um tempo para entender como proteger adequadamente essa classe emergente de ativos.

Veja aqui o que você precisa saber.

Use uma Carteira Hardware

Se, no momento, você armazena seu NFTs numa solução de carteira de custódia — não o faça. As plataformas centralizadas podem, e às vezes são, invadidas.
Em vez disso, considere comprar uma das inúmeras carteiras de hardware que estão disponíveis. Elas são (geralmente) pequenos dispositivos usados para isolar suas criptomoedas e outros ativos digitais da Internet e de outras situações potencialmente perigosas. Isso geralmente exige que você assine manualmente cada transação, impedindo que alguém roube seus ativos remotamente. Mas elas exigem que você assuma o controle total da sua segurança, o que geralmente envolve fazer back up e armazenar suas frases sementes/chaves privadas num lugar seguro.

Existe uma grande variedade de carteiras de hardware no mercado, incluindo opções que atendem a praticamente qualquer orçamento, e geralmente são consideradas um acessório essencial para o investidor experiente em criptomoedas.

As carteiras hardware podem varias de forma e função, bem como sua segurança em geral, mas mesmo as opções mais baratas geralmente oferecem segurança muito melhor do que a maioria dos provedores de carteira centralizados.

Dito isso, você precisará garantir que a carteira escolhida oferece suporte(s) ao blockchain(s) em que você busca armazenar seus NFTs, além de suportar os padrões específicos de token NFT - já que nem todas oferecem suporte.

Para obter uma visão geral de algumas das opções de carteira hardware mais populares da atualidade, clique aqui.

Use um Mercado Diferente

Se o problema recente do OpenSea nos ensinou algo, é que você não precisa ser explicitamente roubado para perder seus NFTs — você pode acabar vendendo-os sem querer a um preço frustrantemente baixo.

Dependendo do seu mercado de NFT de escolha, você pode ou não ter acesso aos controles necessários para proteger adequadamente seus NFTs contra ataques e bugs.

Na maioria dos casos, os mercados de NFT são plataformas sem custódia, o que significa que você sempre controla seus ativos, mesmo quando eles estão listados no mercado ou simplesmente destacados em seu portfólio. No entanto, eles exigem que os usuários autorizem seus contratos inteligentes a interagir com seus ativos, por exemplo, para transferi-los para o comprador correto após a venda.

Se esses contratos inteligentes sofrerem bugs, isso pode deixar seus NFTs vulneráveis.

Por isso, é importante garantir que o mercado que você usa seja altamente seguro e de boa reputação. Uma das maneiras mais simples de verificar isso é observando suas auditorias - que essencialmente verificam se seus contratos inteligentes não contêm bugs ou vulnerabilidades e são seguros para o público utilizar.

Isso pode ser um desafio para plataformas mais novas como LooksRare, que ainda não forneceu uma auditoria pública. Com isso em mente, é importante equilibrar oportunidades com risco, ou seja, pode valer a pena experimentar novas plataformas a depender dos incentivos ou oportunidades.

Lembre-se, nem todos os mercados de NFT são construídos da mesma forma. Faça sua análise antes de selecionar uma plataforma - em dobro se ela for nova ou se ainda não tiver sido testada em batalha.

Defenda-se Contra os Vírus

Os vírus de computador, embora relativamente raros, podem ser devastadores para os coletores de NFT, dado que eles podem permitir que um invasor extraia dados (inclusive suas chaves privadas) do seu computador de várias maneiras ou, potencialmente, até mesmo assuma o seu sistema remotamente.

Proteger-se contra vírus geralmente é uma tarefa relativamente simples, que começa com saber como evitar lugares que possam contaminar sua máquina. Alguns dos suspeitos mais comuns incluem sites imitadores (copycats), sites que oferecem conteúdo duvidoso/ilegal, torrents e outros serviços de comparilhamento de arquivo P2P e salas de bate-papo.

De qualquer forma, nunca instale um programa ou abra um arquivo enviado por uma fonte suspeita - a grande maioria dos vírus exige que você abra manualmente um arquivo antes que ele possa ser instalado.

Além disso, considere equipar seu computador com um software antivírus robusto e verifique se o firewall está ligado. Isso o ajudará a evitar explorações e poderá alertá-lo sobre arquivos suspeitos que podem já estar na sua máquina.

Os Macbooks geralmente são considerados menos vulneráveis a vírus devido à sua proteção de integridade do sistema, mas não é 100% garantido — você ainda terá que tomar cuidado, pois existe a ameaça de vírus para macOS.

Evite Golpistas

Infelizmente, a indústria das criptomoedas está repleta de golpistas e fraudadores que desejam muito possuir seus NFTs e outros ativos digitais.

Evitar esses golpistas pode ser um desafio, principalmente se você for novo, uma vez que eles normalmente visam os usuários menos experientes - por serem os alvos mais fáceis.

Mas, em geral, é possível evitar a grande maioria dos golpes adotando algumas regras simples.

  • Sempre confira a informação: Ao comprar um NFT, transferi-lo, usar um mercado de NFT ou realizar qualquer outra tarefa que exija que você faça login em um site ou serviço que possa acessar seus NFTs, sempre verifique se você está no URL correto. Confira as informações nas redes sociais para ter certeza e marque o link como favorito para evitar que você caia num link falso.
  • Desconfie de imitadores: Uma das formas mais comuns dos holders de NFT serem enganados é serem vítimas de imitadores — ou seja, alguém tentando se passar por um indivíduo, entidade e organização, ou até um site de phishing. Use apenas canais oficiais de comunicação ao lidar com transferências ou negociações de NFT e sempre verifique se a pessoa com quem você está falando é quem ela diz ser.
  • Mensagens e e-mail desconhecidos: Telegram, Discord, Twitter e até sua caixa de e-mail podem estar sujeitos a spam, golpes e vários tipos de fraude — especialmente se você for vítima de vazamento de dados. Se você receber uma mensagem desconhecida de alguém em qualquer uma dessas (ou outras) plataformas, há grandes chances de serem uma fraude. Nunca informe suas chaves privadas ou frase de recuperação, independentemente dos motivos ou cargo do solicitante, e nunca autorize contratos inteligentes com os quais você não está familiarizado.

Você pode proteger seus NFTs dos principais riscos existentes seguindo essas três regras essenciais.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
7 people liked this article