Uma criptomoeda pode ser comprada e vendida sem impactar o preço do mercado?
Em um mercado perfeitamente competitivo, a liquidez irá impedir que o preço sofra um desconto ou um prêmio. Isso porque a negociação ativa de uma criptomoeda ou qualquer classe de ativos ajuda a evitar distorções de preços.
Uma criptomoeda que possui liquidez normalmente é negociada em torno de seu preço de mercado.
O mercado com maior liquidez do mundo é o mercado forex. Em média, ele registrou US$6,6 trilhões de transações diárias por dia em abril de 2019, de acordo com o Bank for International Settlements.
Por outro lado, o mercado imobiliário costuma ser considerado sem liquidez. Isso porque as propriedades muitas vezes não são facilmente vendidas, e podem envolver uma longa cadeia, muita papelada, bem como estar sujeita a outras variáveis.
Os traders normalmente preferem os mercados de maior liquidez. Um mercado sem liquidez torna muito difícil para o participante entrar e sair da posição.
Os volumes de negociação do Bitcoin estão agora confortavelmente nas dezenas de bilhões em uma base diária, e têm crescido substancialmente desde 2014.
Isso não quer dizer que a moeda nunca tenha passado por momentos de falta de liquidez. Quando os preços do BTC caíram em 2018, os volumes também decresceram para cerca de US$5 bilhões por dia.
A liquidez das criptomoedas tende a aumentar conforme sua adoção aumenta, e os ativos virtuais se tornam mais amplamente aceitos como meios de troca.
Join the thousands already learning crypto!