Os projetos que querem se conectar ao Polkadot como um parachain precisam ganhar um leilão de slots de parachain. Apresentaremos uma breve visão geral de como o processo funciona.
Os projetos que querem se conectar ao Polkadot como um parachain precisam ganhar um leilão de slots de parachain. Apresentaremos uma breve visão geral de como o processo funciona.
Cada Parachain pode ser diferente e construído de acordo com suas próprias especificações para diferentes casos de uso. Por exemplo, um pode ser projetado para jogos, outro para contratos inteligentes, finanças descentralizadas (DeFi), gerenciamento de identidade ou qualquer outro caso de uso do blockchain.
Isso é importante porque cada blockchain é ideal para todos os casos de uso. Todos os blockchains fazem concessões para melhor apoiar certos casos de uso em detrimento de outros, e cada um tem necessidades diferentes em termos de segurança. Polkadot e Kusama proporcionam ao parachains a capacidade de se especializarem, dando-lhes uma vantagem competitiva sobre os blockchains em geral.
Os aplicativos descentralizados (DApps) podem ser construídos nos parachains e alguns parachains são projetados para hospedar seu próprio ecossistema extenso de DApps e serviços. O sistema permite que os parachains interoperem, enviando não apenas tokens, mas qualquer tipo de dados entre as cadeias de forma contínua e segura. Isso significa que os DApps em cadeias diferentes podem falar uns com os outros e os casos de uso podem ir além de qualquer aplicação ou blockchain.
Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?
Locação de um Slot de Parachain
Após o término da locação, a quantidade total de tokens colados para garantir o espaço é devolvida ao projeto. Nesse sentido, como os parachains não cobram taxas adicionais para se conectar ao Polkadot, o custo de locação de um slot de parachain é considerado como o custo de oportunidade de não ser capaz de usar os tokes vinculados (por exemplo, em stake) durante a locação.
A locação pode durar até 48 semanas no Kusama e no máximo 24 meses no Polkadot.
Com base nos limites teóricos de computação, prevê-se que, com a maturidade, cada rede seja capaz de suportar cerca de 100 slots da parachain. No entanto, isto não significa que apenas 100 projetos possam ser executados na rede, pois um parachain pode hospedar muitos projetos e vários blockchains podem compartilhar um único slot se a conexão for feita como um parathread. Também estão sendo realizadas pesquisas para futuramente expandir o número máximo de parachains.
Cada slot irá para leilão pouco antes do final do contrato de locação e a equipe poderá enviar novamente um lance se desejar continuar no parachain. Como os slots de locação são fungíveis, a equipe também pode fazer um lance em outro slot antes do final de sua locação atual para manter a continuidade. As equipes também terão a opção de se conectarem ao Polkadot com base na modalidade de pagamento "pay-as-you-go", caso não queiram alugar um slot de longo prazo na Relay Chain. Essa opção pode ser mais econômica para cadeias mais novas e para aqueles com tráfego mais baixo.
O Custo de um Título de Slot de Parachain
Como a quantidade de equipes licitando por um slot de parachain é baseada na oferta e na demanda, não há uma quantidade predeterminada de títulos fixos. Se a oferta do leilão for bem sucedida, os tokens são bloqueados durante o período de duração do contrato e devolvidos quando o contrato terminar. Isso significa que o custo real do aluguel é o custo de oportunidade de não fazer stake desses tokens durante este tempo.
A necessidade de executar paralelamente acrescenta custo, que é relativamente menor e envolve muito menos trabalho do que executar um nó em outro blockchain, uma vez que a segurança já é tratada pelos validadores do Polkadot. No geral, para aplicativos com tráfego elevado, espera-se que o modelo de parachain seja mais econômico do que construir contratos inteligentes ou construir um blockchain autónomo.
Crowdloans
As equipes do Parachain têm a opção de obter os tokens necessários para o lance no leilão com a ajuda da sua comunidade através da realização de algo chamado crowdloan. Ao contribuir para um crowdloan, os holders do token concordam em bloquear uma quantidade de tokens durante a locação do slot do parachain, supondo que o lance da equipe conseguirá garantir um slot.
Após a locação, a quantidade total de tokens contribuídos é devolvida ao controle do proprietário original. Assim como quando uma equipe apresenta o lance diretamente no leilão, o custo de participar de um crowdloan é o custo de oportunidade de não poder transferir ou fazer stake contribuindo durante o período de duração do contrato. Cabe à equipe do parachain decidir como, se for o caso, recompensar seus colaboradores de crowdloan por sua participação.
Mecânica do Leilão
Os leilões dos slot do Parachain acontecem de acordo com uma versão modificada do que é chamado de leilão de velas.
A maior oferta no momento escolhido pela VRF vence o leilão. Este formato foi escolhido por ser justo e mais preciso na descoberta do preço, pois elimina o "corte" do leilão - a estratégia de esperar até o último momento para apresentar lances, num esforço de ganhar por um preço mais baixo do que o valor real do item.
Antes de fazer um lance no leilão, as equipes especificam seu período e a duração da locação, até no máximo de cerca de 48 semanas no Kusama e 24 meses no Polkadot. Isso determina quanto tempo o parachain manterá a conectividade contínua com a rede antes de precisar realizar outro leilão, bem como quanto tempo o título (e qualquer contribuição crowdloan) será bloqueado. Cada leilão representa um slot específico do parachain, e ocorre apenas um leilão por vez.
Linha do Tempo do Leilão
Kusama é uma rede em tempo real construída com quase o mesmo código que a Polkadot e com incentivos econômicos reais. Kusama foi projetada como uma plataforma de movimento rápido que pode proporcionar um ambiente de desenvolvimento experimental para equipes que desejam inovar rapidamente, e também serve como campo de teste para projetos antes do lançamento no Polkadot.