Buterin alerta que votar com tokens pode comprometer os recursos centrais de privacidade do Zcash.
Notícias Zcash
O cofundador do Ethereum, Vitalik Buterin, entrou no debate sobre o modelo de governança baseado em comitês do Zcash, alertando que a votação por tokens pode enfraquecer os recursos centrais da moeda focada em privacidade. A discussão gira em torno de manter a estrutura de comitês atual ou migrar para votação direta dos detentores de tokens.
O cofundador do Zcash, Zooko Wilcox, iniciou o debate pedindo apoio a Artkor, membro antigo da comunidade e integrante do Comitê de Subsídios da Comunidade Zcash que busca reeleição. A governança off-chain do Zcash é realizada por um painel consultivo ZCAP, que vota em questões importantes e elege o comitê que distribui subsídios.
Wilcox descreveu o grupo como pessoas independentes e reflexivas, que nem sempre concordam, mas permanecem comprometidas com a mesma missão. No sábado, o cofundador da AngelList, Naval Ravikant, entrou na discussão e considerou o modelo obsoleto, defendendo sua descontinuação.
Ravikant argumentou que terceiros confiáveis representam vulnerabilidade de segurança, independentemente de serem independentes ou reflexivos. Ele defendeu que toda governança de protocolos descentralizados deve ser on-chain e privada, contrariando a estrutura atual do Zcash.
Buterin, então, pediu que a comunidade não adotasse a votação por tokens. Ele espera que o Zcash “resista à mão negra da votação por tokens”, alertando que a privacidade pode ser corroída se deixada nas mãos do detentor médio de tokens.
Buterin descreveu a votação por tokens como “ruim de várias maneiras” e “pior que o status quo do Zcash”, citando seu post de 2021 sobre governança. Ele afirmou que a neutralidade aparente do token pode ser apenas ilusória.
Segundo Buterin, a votação ponderada por tokens concentra poder nas mãos de grandes detentores e incentiva decisões de curto prazo voltadas ao preço. Artkor também observou que o contexto de preços mudou significativamente desde a última eleição.
O crescimento do Zcash no último mês trouxe novas oportunidades, mas também desafios perigosos, afirmou Artkor: o problema não é gastar mais, mas que gastar ficou mais fácil, um teste de confiança com o dinheiro.
Lucien Bourdon, analista da Trezor, afirmou que a votação por tokens pode expor protocolos à captura de governança se um participante financiado acumular tokens suficientes para controlar decisões. O risco existe em todos os sistemas de votação por tokens.
Bourdon acrescentou que a influência frequentemente se correlaciona com riqueza, nem sempre alinhada à sustentabilidade da rede ou valores comunitários. Comitês bem escolhidos podem fornecer governança mais consistente, mas correm o risco de se desconectar da base mais ampla de usuários.
