Bitcoin recua para $92.000 enquanto altcoins miram chance de valorização.
Notícias Bitcoin
O Bitcoin reverteu sua alta noturna até $94.000, recuando novamente para $92.000 durante o horário de negociação dos EUA na quinta-feira, dando continuidade a uma movimentação instável dentro de uma faixa após movimentos bruscos no início da semana. A baixa liquidez em dezembro pode limitar o rali de recuperação do Bitcoin, mas a negociação lateral pode beneficiar ativos digitais menores.
O Ethereum se manteve relativamente bem, caindo apenas 0,7% no dia e sendo negociado acima de $3.100 durante a tarde. Entre os altcoins, XRP, Hedera, BCH e o orientado à privacidade Zcash lideraram as quedas, com recuos entre 4% e 5%.
Apesar do recuo, o Bitcoin continua bem acima do nível de suporte estabelecido em torno de $85.000 no início da semana, indicando que os mercados podem estar entrando em um padrão de consolidação à medida que a liquidez diminui rumo ao fim do ano. Paul Howard, diretor sênior da empresa de trading Wincent, afirmou que os preços das criptomoedas permanecem fortemente correlacionados com eventos macroeconômicos globais.
“Embora dezembro seja tipicamente um mês de baixa liquidez, observamos que um piso mais elevado foi estabelecido nos últimos sete dias em torno do nível de $85.000”, disse Howard em uma nota. Sem grandes manchetes macroeconômicas novas, Howard espera mais negociações dentro da faixa entre $85.000 e $95.000 pelo restante do mês.
“Há potencial para algum desempenho superior nos altcoins, que normalmente se saem bem em um ambiente de baixa liquidez e maior volatilidade”, acrescentou. Os mercados entram em dezembro com atenção voltada ao Federal Reserve dos EUA e ao Banco do Japão.
Segundo Mark Connors, fundador e principal estrategista macro da consultoria de investimentos em Bitcoin Risk Dimensions, a decisão de juros do BoJ é o evento-chave do mês, pois determina o futuro do carry trade financiado em ienes. O carry trade é uma estratégia em que os investidores tomam empréstimos em ienes para comprar ativos de maior rendimento.
Se o BoJ mantiver as taxas inalteradas, como Connors espera, isso pode reacender a demanda por ativos de risco e impulsionar ações, Bitcoin e ouro. O cenário macro provavelmente determinará se o Bitcoin poderá romper acima de $95.000 ou continuar consolidado até o fim do ano.
