Glossário

Validador

Moderate

Um participante da blockchain proof-of-stake (PoS), envolvido na validação dos blocos para receber recompensas.

O Que É um Validador?

Um validador é uma parte crucial do mecanismo de consenso Proof of Stake (POS), responsável por verificar os blocos para ganhar recompensas.
A natureza descentralizada da tecnologia blockchain a torna mais promissora conforme mais pessoas a adotam. Todas blockchain possuem blocos de construção chamados de nós. Eles são responsáveis por manter os dados, mas esses dados precisam ser primeiramente validados ou verificados na rede blockchain. É aí que o validador entra em jogo.
Em uma rede blockchain, dois protocolos de validador de bloco são os mais comuns: Proof-of-Work e Proof-of-Stake.

Muito parecido com um banqueiro que é responsável pela verificação de uma transação antes de seu processamento, um validador verifica cada transação recebida.

Uma transação só pode ser concluída, com seu registro sendo adicionado à blockchain, quando for verificada sua precisão e autenticidade. Isso é feito pelo validador.

Em um mecanismo Proof-of-Stake, um validador determina se uma transação está ou não em conformidade com as regras que determinam a transação como válida. Todo o processo torna a rede blockchain segura e transparente.

PoW vs PoS

Algumas blockchains funcionam no modelo Proof-of-Work de validação, e outras utilizam o método Proof-of-Stake. Para as blockchains que utilizam o método PoW, os mineradores resolvem problemas matemáticos complexos e outros nós cruzam essas informações. Tudo isso para ganharem recompensas. Este método requer que mineradores funcionem como validadores. Aquele que resolve o problema primeiro consegue adicionar seu bloco e receber a recompensa.

Mas o que há de errado com o PoW? Bom, a mineração não é a melhor solução devido às suas exigências, pois precisa de hardware especializado para produzir a energia computacional necessária. Além de consumir muita energia.

O proof-of-stake, por outro lado, não requer hardware especializado ou energia. Este método foca no poder da moeda, determinando a participação de acordo com o fornecimento da moeda. O protocolo seleciona o validador aleatoriamente de acordo com as moedas em stake. Os validadores deste mecanismo recebem taxas de transação ou de rede como recompensas.

No geral, ambos os protocolos de validação compartilham um objetivo comum. No entanto, o Proof-of-Stake é considerado mais seguro e mais eficiente do que o Proof-of-Work.