Glossário

Rede

Moderate

Uma rede refere-se a todos os nós na operação de uma blockchain em qualquer momento.

O Que É a Rede?

Uma rede refere-se a todos os nós na operação de uma blockchain em qualquer momento. Uma blockchain é um livro-razão distribuído que permite registrar e gerenciar ativos de forma centralizada ou descentralizada. O registro de novas transações em uma blockchain é validado por nós, que atualizam o livro-razão com novas transações. A totalidade dos nós compõe a rede blockchain como um todo.

Como a Rede Funciona?

Uma rede blockchain pode registrar transações, que podem ser usadas para construir contratos inteligentes. Estes são usados para conectar transações para executar sistemas mais complexos e executar aplicativos descentralizados (DApps). Os contratos inteligentes servem de base para DApps em diferentes setores, como GameFi ou DeFi.
Uma rede blockchain pública permite que qualquer pessoa rastreie pagamentos, ordens, contas e transações de seu livro-razão. A rede blockchain é governada por um conjunto de políticas que são decididas antes do início da rede. Essas políticas configuram importantes elementos de rede, como o mecanismo de consenso (proof-of-stake ou proof-of-work) e tokenomics.

Quais São os Recursos de uma Rede Blockchain?

As redes Blockchain têm vários recursos importantes:

  • Velocidade: as redes Blockchain têm tempos de confirmação que variam entre alguns segundos e vários minutos.

  • Consistência: as redes estão online 24 horas por dia, 7 dias por semana.

  • Custo: As redes podem operar com taxas de transação baixas, de menos de um centavo por transação.

  • Segurança: os nós em uma rede blockchain ajudam a protegê-la contra hacking.
  • Imutabilidade: Uma rede mantém um registro inviolável de pagamentos que é visível para qualquer pessoa que queira auditar as transações.

Tipos de Redes Blockchain

Existem dois tipos principais de redes blockchain: públicas e privadas.

Redes Blockchains Públicas

As redes públicas são resistentes à censura e podem ser usadas por qualquer pessoa no mundo. Qualquer pessoa pode verificar seu registro de transação observando o livro-razão distribuído. As redes públicas trabalham com diferentes mecanismos de consenso, geralmente proof-of-work ou proof-of-stake. As redes públicas mais populares são o Bitcoin e o Ethereum.

Redes Blockchain Privadas

Uma rede blockchain privada é operada por uma única entidade ou um conjunto de entidades que concedem acesso ao seu livro-razão distribuído. É, portanto, uma rede com permissão. Além disso, as redes privadas podem ter diferentes níveis de permissões para diferentes nós. Portanto, elas normalmente são menos descentralizadas ou completamente centralizadas. Elas são usadas principalmente por empresas para registrar transações ou manter um registro de dados apenas para uso interno.