Glossário

Hash

Moderate

O hash é o resultado de saída de um algoritmo de hash, que cria uma cadeia de caracteres única e de comprimento fixo para criptografar e proteger uma determinada seleção de dados arbitrários.

O Que é Hash?

Os algoritmos de hash são essencialmente a espinha dorsal de todos os mecanismos de segurança cibernética. Dados de tamanhos arbitrários podem ser facilmente criptografados e transformados em uma cadeia de hash única de comprimento fixo. As funções de hash são extremamente importantes na tecnologia blockchain por permitirem o processamento seguro e rápido dos dados e sua entrada no livro-razão.

Além disso, os hashes são essenciais para consultas nos exploradores de blocos, pois permitem a extração rápida de informações sobre transações e endereços. Manter os dados em hash é uma das práticas de transferência de dados mais segura, porque nenhuma das informações originais pode ser acessada sem uma chave de hash.

O hash e o algoritmo hash foram criados por Hans Peter Luhn por volta de 1950. Ele começou a desenvolver uma máquina que pode classificar rapidamente tanto texto quanto números, e assim nasceu o hash. Embora, na época, não houvesse tantas aplicações complexas dessa descoberta, desde então, o algoritmo de hash se tornou um dos pilares da computação avançada. Hans Peter Lunh foi um inovador muito à frente de seu tempo, no entanto, suas invenções agora são utilizadas em praticamente todos os softwares disponíveis. Embora o termo hash não tenha sido oficialmente criado até a publicação de "Princípios do sistema de computador digital" de Herbert Hellerman, Hans Peter Lunh é considerado o inventor da tecnologia.

Existem vários tipos diferentes de funções de hash, todas com foco em vários aspectos do algoritmo de hash. O hash de Fibonacci é um dos algoritmos de hash mais populares e envolve múltiplos do número de Fibonacci. Outros tipos de hashes incluem hash Zobrist e várias combinações entre os algoritmos Fibonacci e Zobrist.

Na tecnologia blockchain, o hash é usado para aprimorar o processamento de transações. Embora os dados sobre transações possam ter vários comprimentos, todas as transações são transformadas em um valor de comprimento fixo por meio de hash. Esse valor é então registrado na blockchain e pode ser retomado a qualquer momento. Por causa do hash, o processamento de transações na blockchain é mais rápido e seguro. Por exemplo, todas as transações do Bitcoin são processadas pelo Secure Hashing Algorithm 256, que reduz o comprimento do hash para 256bits fixos, ou 32 bytes. Independentemente do tamanho da transação, ela sempre terá um comprimento definido de 256 bits.
O hashing é vital para o bom funcionamento dos projetos blockchain e, especialmente, das criptomoedas. Sem ele, não seria possível adicionar registros em alta velocidade à blockchain.