Glossário

Níveis de taxa

Easy

Os níveis de taxas referem-se à estrutura de taxas que determina o valor cobrado quando os investidores depositam ou sacam dinheiro e executam negociações em uma corretora de criptomoedas.

O que são níveis de taxas?

Os níveis de taxas referem-se à estrutura de taxas que determina o valor cobrado quando os investidores depositam ou sacam dinheiro e executam negociações em uma corretora de criptomoedas. Cada corretora tem sua própria estrutura de taxas que geralmente difere dependendo do volume e dos tipos de negociações.

Algumas corretoras de criptomoedas fornecem uma variedade de maneiras de depositar dinheiro fiduciário, desde transferências bancárias e PayPal até o uso de cartão de crédito e débito, que podem incorrer em taxas que variam entre 2% a 5%.

As taxas de negociação são determinadas de várias formas, dependendo do valor gasto e se a função de swap, conversão ou ferramenta de negociação está sendo usada. Embora várias corretoras ofereçam opções de swap ou conversão que são mais convenientes para novos operadores, essas são geralmente as mais caras. Portanto, é importante revisar e calcular as cobranças para que as taxas possam ser reduzidas ao mínimo.

As taxas de negociação geralmente são cobradas na forma de uma taxa fixa que aumenta ou diminui quando o valor da negociação está abaixo ou acima de um nível específico (por exemplo, uma taxa de US$ 0,99 é cobrada para negociações abaixo de US$ 10, e negociações maiores são mais caras), ou uma taxa percentual usando um modelo "maker-taker".

No modelo "maker-taker", as taxas geralmente são uma porcentagem do trade total, e é

importante observar que os usuários são cobrados quando a negociação é executada e correspondida, e não quando a ordem de negociação é criada. Para algumas corretoras, essas taxas podem ser reduzidas pagando com o token de utilidade da plataforma e geralmente se traduzem em taxas percentuais mais baixas cobradas com maior volume de negociação e frequência, além de um nível especificado As plataformas também podem oferecer níveis VIP com incentivos e benefícios exclusivos, como tarifas com desconto.
Uma ordem de negociação incorrerá em uma taxa de maker se não for correspondida imediatamente com uma ordem de comprador ou vendedor no livro de ordem. Essas negociações serão adicionadas ao livro de ordens, adicionando liquidez. Um exemplo seria ordens limite (que indicam o preço máximo e mínimo que um trader está disposto a comprar ou vender) que não são cumpridas imediatamente.

As taxas de taker são cobradas se a negociação for correspondida imediatamente com uma ordem do livro de ordens. Um exemplo seriam as ordens de mercado (quando um trader faz uma ordem a preço de mercado para criptomoedas e outros ativos na corretora) que geralmente são totalmente atendidas.

Por fim, também existem taxas de saque que podem ser cobradas dos usuários ao sacar seus ativos e convertê-los em dinheiro fiduciário em suas contas bancárias ou ao transferir suas criptomoedas de uma plataforma para outra, que variam de valores fixos a porcentagens.

Isso incentiva os traders e usuários a tomar decisões mais calculadas e menos impulsivas, minimizando a probabilidade da corretora ser inundada com solicitações de trade excessivas ou fragmentadas e também fornecendo receita e fundos para a plataforma ou corretora.

As taxas cobradas geralmente vão para o crescimento e desenvolvimento das plataformas das corretoras e, no contexto das corretoras descentralizadas, também vão para os provedores de liquidez e investidores da plataforma por meio de programas de rendimento de farming e mineração de liquidez.