Glossário

ERC-777

Hard

O ERC-777 é um padrão de token negociável derivado do ERC-20 para permitir uma nova maneira de se envolver com um contrato de token enquanto permanece compatível com versões anteriores.

O Que É ERC-777?

ERC-777 é um padrão de token para tokens fungíveis introduzido na rede Ethereum que é totalmente compatível com as corretoras descentralizadas existentes.

Em palavras mais simples, o padrão de tokenização ERC-777 refere-se ao protocolo blockchain do Ethereum que especifica o tipo de token compatível com ETH.

Ele facilita as complicadas interações de trade de tokens e auxilia na remoção da ambiguidade em torno de decimais, emissão e gravação. Ele utiliza um recurso distintamente eficaz chamado Hook.
Quando os tokens são entregues a um contrato analítico baseado em computador, ele ativa um mecanismo de "gancho" (Hook) que agiliza a forma como as contas e os contratos se comunicam ao receber tokens. Além disso, os tokens ERC-777 são significativamente menos propensos a ficar presos em um contrato, o que é tradicionalmente visto como um problema para os tokens ERC-20.
ERC777, como ERC20, é um padrão para geração de tokens na Blockchain do Ethereum. Hooks são programados no padrão. Se você transferir ETH para um contrato inteligente, ele será alertado sobre o ETH recebido por meio de "ganchos", um recurso que os tokens ERC20 não possuem. A seguir estão os benefícios deste padrão:
  • Ele funciona semelhante ao Ether, na forma que os tokens são enviados por meio da função send (dest, value, data).
  • Um código tokensReceived é especificado em um contrato ou endereços comuns de forma que seja ativado quando os tokens são recebidos, mas esse não é o caso dos tokens ERC20. Ele transfere, por exemplo, de um contrato inteligente para outro, mas apenas o proprietário dos tokens ERC20 é alterado dentro do contrato inteligente, ou seja, o emissor do ERC20. Essa chamada duplicada é evitada usando o ERC-777.
  • Além disso, o ERC-777 emprega o novo padrão ERC-820, que permite o registro de metadados para contratos de forma a possibilitar uma forma básica de introspecção. Isso permite compatibilidade com versões anteriores, bem como expansões de funcionalidade adicionais. Os contratos no protocolo ERC-777 interagem da mesma forma que os contratos no protocolo ERC-20.
  • Com a introdução de uma nova função de transferência que inclui um campo chamado bytes, onde você pode adicionar qualquer informação de identificação à transferência e notificar instantaneamente o contrato do destinatário que a transferência ocorreu.
  • O ERC-777 permite que qualquer pessoa adicione funcionalidade extra aos tokens, como um contrato de mixagem, para maior confidencialidade da transação ou um recurso de recuperação de emergência para ajudá-lo se você perder suas chaves privadas.
Apesar do fato de que o ERC-777 teve alguns problemas de segurança iniciais que já foram resolvidos, ele pode ter algumas desvantagens, assim como qualquer outro token. Esta é a razão pela qual versões atualizadas, como ERC-820, já foram introduzidas.

Podemos transmitir tokens para qualquer endereço Ethereum, o que implica essencialmente que podemos enviar tokens para contratos que não os suportam, bloqueando-os para sempre.

O que parece ser um problema é que, mesmo que os tokens possam ser movidos manualmente, parece ser difícil determinar quais tokens se originaram de quem e quem os enviou de volta.