Jargões Usados Nas Criptomoedas Que Você Precisa Aprender
Crypto Basics

Jargões Usados Nas Criptomoedas Que Você Precisa Aprender

11m
1 year ago

Novo no Twitter de criptomoedas? Encontrando muitas palavras que você não entende? Vamos facilitar para você! Veja aqui uma lista de expressões de criptomoedas que você deve conferir!

Jargões Usados Nas Criptomoedas Que Você Precisa Aprender

Índice

O espaço das criptomoedas se orgulha de ser aberto a todos, mas na verdade, tornar-se parte das criptomoedas é bastante difícil. O espaço tem muitos jargões únicos criados ao longo dos anos, o que pode confundir os novatos. Muitos veteranos da Web3 tentaram até mesmo explicar como isso funciona, e depois se arrependeram:

Mas aprender a "linguagem das criptomoedas" é importante pois, caso contrário, você pode acabar se sentindo como um convidado deslocado de um clube privado. Veja aqui um glossário de algumas das expressões de criptomoedas que você pode, ou não, saber o significado.

Aviso: algumas destas explicações são suposições, e não temos problema em fazer correções, se necessário. Além disso, o glossário se refere apenas à gíria e não à terminologia técnica.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

HODL

O meme original das criptomoedas que precede todos os outros. Algo como o Velho Testamento da linguagem cripto. HODL (manter) significa segurar com todas as forças e expressa a intenção de não vender em nenhuma circunstância, não importa quão ruim seja a volatilidade. A expressão muitas vezes está relacionada ao Bitcoin. Acredita-se que a origem da expressão seja esta aqui.

Diamond Hands & Paper Hands (Mãos de Diamante e Mãos de Papel)

Relacionado ao HODL. Os investidores que HODL são conhecidos como aqueles que possuem mãos de diamante, o que significa que não estão preparados para vender seus holdings independente do valor. Isso provavelmente originou-se durante o short squeeze do Gamestop, no começo de 2021, quando traders de varejo causaram o aumento do preço de uma ação que estava, aparentemente, abaixo do valor.
O oposto são as mãos de papel, referindo-se aos traders/investidores que rapidamente vendem sua posição quando os preços começam a cair.

FOMO

FOMO significa medo de ficar de fora (fear of missing out) e é um conceito psicológico bem conhecido que descreve a mentalidade dos investidores que ficam apreensivos em não lucrar com a alta do preço. FOMO é um conceito chave no espaço das criptomoedas, pois muitas moedas baseiam sua estratégia de marketing quase exclusivamente nos investidores antecipando a alta do preço Uma breve história do FOMO é descrita aqui.

FUD

FUD é a abreviação de medo, incerteza e dúvida (fear, uncertainty, and doubt). É uma tática de venda e marketing relacionada à disseminação de incertezas e informações errôneas sobre um produto para dissuadir seu público ou reduzir seu preço. No espaço das criptomoedas, FUD se refere a notícias negativas sobre criptomoedas, como regulação do governo, rivais falando sobre criptomoedas, ou queda de preços (que pode ser causada pelas duas primeiras). Os defensores das criptomoedas frequentemente argumentam que as finanças tradicionais e a grande mídia tentam espalhar o FUD sobre as criptomoedas para complicar sua adoção.

Shitcoin

Chamar uma moeda de shitcoin é uma outra forma de dizer que é inútil. O termo é usado de forma bastante liberal, portanto, para alguns, até mesmo algumas das moedas mais valiosas podem ser consideradas shitcoins. Porém, normalmente, as shitcoins se referem às criptomoedas sem nenhum caso de uso.

Ape in/Apes

Ser um ape ou ape-ing em um projeto, significa investir em algo sem fazer seu devido estudo sobre a moeda. Isso normalmente ocorre por FOMO, que faz com que os investidores se transformem em apes em busca de lucros rápidos e fáceis. A expressão às vezes é acompanhada do meme.

BTFD

BTFD é a abreviação de comprar no fundo (buy the fucking dip) e descreve uma estratégia de investimento focada em comprar criptomoedas quando os preços estão baixos, antecipando eventual alta dos preços. Esta estratégia muitas vezes anda de mãos dados com HODL, uma vez que os preços das criptomoedas podem sofrer extensas correções.

BTFD geralmente vem com um meme (há centenas deles).

Degen

Um degen é a abreviação de um degenerado e descreve uma pessoa com uma estratégia de investimento particularmente arriscada como a compra de shitcoins, negociação com alta alavancagem, investimento em projetos altamente arriscados, ou uma combinação de todos os itens acima. Homens e mulheres podem ser "degens".

GM

GM é a abreviação de bom dia (good morning) e realmente é só isso - uma maneira de espalhar a positividade e desejar aos outros um bom dia. Não sabemos de onde surgiu a expressão e como ela se tornou um meme, mas ela se tornou um dos memes mais onipresentes no espaço web3. Outra versão de GM (ou Gm/gm) são gn (boa noite) e às vezes ga (boa tarde) e ge (boa madrugada).

Gm é frequentemente acompanhado pelo popular meme do Pepe:

NGMI/WAGMI

NGMI significa nunca/não irá fazer e descreve uma pessoa/empresa que emprega as táticas erradas para ter sucesso no espaço, como não HODLing ou confiar na percepção de marketing antiquado. O oposto disso é a WAGMI - todos vamos conseguir (we are all going to make it). É uma expressão aberta que traz positividade, em outras palavras, vai acabar bem. Ambos estão relacionados ao conceito de "fazer", tornar-se financeiramente independente ou rico, investindo em criptomoedas (para que não precise trabalhar no emprego que não goste).

IYKYK

IYKYK é a abreviação de se você sabe, você sabe (if you know you know), em outras palavras, ser parte da piada. A expressão é usada abertamente, seja quando uma pessoa realmente tem informações valiosas sobre um projeto ou similar, ou ironicamente se uma pessoa está compartilhando informações comumente conhecidas.

LFG

LFG é a abreviação de Vamos “let‘s fucking go“ e é realmente só isso - uma expressão de excitação. Por exemplo, você pode tweetar LFG se você BTFD e o preço da moeda que você comprou aumentou significativamente.

Looks Rare

Parece raro (Looks Rare) é uma forma irônica de dizer que um NFT pode ser valioso (sem realmente saber disso). Como o valor da maioria dos NFTs é determinado por sua raridade, aquele que parece raro, e é raro, será lucrativo. Assim, você pode levar para a mídia social e exibir seu NFT com um comentário "parece raro", na esperança de que isso seja verdade.
Recentemente, um concorrente descentralizado da OpenSea, chamado de LooksRare fez uso do meme para lançar seu token.

Probably Nothing / Few (Provavelmente Nada/Pouco)

“Probably nothing“ (provavelmente nada) e “Few“ (Pouco) são expressões popularizadas por @bowtiedbull que se espalharam para todo o espaço da web3. São maneiras irônicas de dizer que isto é provavelmente importante ou que é importante, mas a maioria das pessoas não tem conhecimento.

(3,3)

(3,3) refere-se a um pagamento teórico de jogo que beneficia ambas as partes. Refere-se ao dilema do prisioneiro, em que ambas as partes estão cooperando em vez de desertar e recebem um pagamento (-3,-3). O meme foi popularizado por Olympus DAO para visualizar os benefícios (percebidos) de fazer stake do token OHM. Ele posteriormente foi copiado por outros protocolos, substituindo (3,3) com emojis como (🌳,🌳).

Shilling

Um shill é alguém pago para promover uma criptomoeda e com um interesse monetário em seu sucesso. A maioria das shitcoins depende de shills para impulsionar a FOMO e criar uma impressão de ser mais valiosa do que elas são. Shills geralmente têm grandes audiências nas mídias sociais, que foram obtidas com tráfego pago ou cooperando com outros shills.

Moonboys/Moonbois

As pessoas que estão muito entusiasmadas com as perspectivas de uma moeda são rotuladas como moonbois. Ir para a lua, “the moon“, refere-se à alta do preço, seja através de esforços de marketing ou valorização fundamentalista.

Lambo

Os Moonbois frequentemente tendem a perguntar à liderança de um projeto “quando Lambo? “ Em outras palavras, eles estão excessivamente preocupados em lucrar com um aumento substancial de preço para conseguirem comprar uma Lamborghini. Atualmente, a expressão é usada quase que exclusivamente de forma irônica para rir das pessoas que estão se concentrando apenas no preço de uma moeda.

Wen/Wat

Em vez de “when Lambo?“ você pode ver no Twitter “wen Lambo?“ ou “wen moon?“. Essa é outra maneira de ridicularizar as pessoas que esperam lucros rápidos e fáceis. Você também verá "what" escrito errado com "wat mean?" É outra forma de tirar sarro das pessoas que fazem perguntas simplistas ou "estúpidas".

Boomer

Boomer se refere ao Baby Boomer e é usado para tirar sarro de pessoas ou conceitos considerados antigos e desatualizados. Com o espaço de criptomoedas se movendo em velocidade vertiginosa, às vezes até conceitos novos são considerados "boomer". Por exemplo, o Bitcoin às vezes é considerado como Boomercoin para ridicularizá-lo (especialmente durante as correções).

Boomer frequentemente vem acompanhando de um meme.

Wagecuck

Um wagecuck é uma forma depreciativa de se referir a alguém que possui um emprego regular. Às vezes, o termo também é usado ironicamente para auto-identificação. Por exemplo, se você trabalha regularmente em horário comercial, você pode dizer "Mal posso esperar até o Bitcoin chegar na lua e eu não precisar mais wagecucking".

Como muitas outras expressões ou descrições, os wagecucks têm seus próprios memes. Eles são frequentemente retratados como trabalhadores do McDonald's, considerado a definição de um trabalho ingrato e de baixo nível:

Pleb/Normie

Um pleb ou normie é simplesmente uma pessoa com pouco ou nenhum conhecimento de criptomoedas e uma renda média. Às vezes, um pleb também pode ser um investidor de criptomoedas bem informado, que sofre na mão dos investidores mais ricos. Em outras palavras, um pleb é só uma pessoa comum.

Fren

Um fren é a abreviação de “friend“ e pode ser um amigo da vida real ou alguém que você tenha uma relação na mídia social. Frens são geralmente retratados pelo meme do Pepe, que é uma forma de sinalizar a integração no espaço das criptomoedas e da web3.

Ser

Referir-se a alguém como ser é o mesmo que “Sir“ (Sr), mas com o erro ortográfico determinado pelo setor. Supostamente, é uma forma de zombar dos participantes de criptomoedas da Índia e do Leste Asiático por seu uso excessivo da palavra (embora esta conotação seja provavelmente desconhecida pela maioria).

Gigabrain/Gigachad

Um gigabrain é alguém com uma excelente compreensão de um conceito da indústria de criptomoedas. Da mesma forma, um gigachad é alguém que fez algo muito impressionante (mas que não está necessariamente relacionado à inteligência). Em essência, ambas as expressões significam "muito..." Alguns gigachads em particular possuem memes:

Smol brain / Smooth brain

Um smol brain ou smooth brain é o oposto de um gigabrain, e refere-se a alguém considerado pouco instruído ou que não sabe algo que é visto como conhecimento comum.

Anon

"Anon" tornou-se uma forma popular de se dirigir aos leitores de criptomoedas, uma vez que a maioria é anônima. Por exemplo, depois de um dia particularmente ruim nos mercados, você pode ler algo como "Você vai comprar na baixa, anon?" É simplesmente uma forma de falar com a "maioria silenciosa" e tem uma conotação engraçada.

-oooor

Outra forma de ridicularizar conceitos ou pessoas é adicionar um -oooor ao seu nome e criar um meme que zombe das suas escolhas. Por exemplo, The Angel Investoooor é alvo de chacota pelo grupo por deter muitos tweets educativos, se gabar de ser humilde e de diversificar o risco. -oooor memes surgem quase todos os dias, dependendo de como é o sentimento do momento.

Rekt

Rekt é um erro ortográfico da palavra "wrecked“ e se refere a alguém que perdeu seu dinheiro no mercado. Isso com frequência se deve ao risco excessivo assumido ao comprar shitcoins ou negociar alavancado.

Down Bad / Horrendously

Alguém que está down bad or down horrendously está anunciando ironicamente que tomou um grande golpe do mercado, que se moveu contra a sua posição. É quase ser rekt, e pode ser utilizado para conceitos não relacionados a preços: "Fiquei preso negociando no mercado e esqueci que pedi pizza, estou "down horrendously now".

Pump It/Dump It

"Pump it" ou pamp it, e sua contraparte dump it, é uma forma irônica de se referir à natureza das criptomoedas de serem especulativas e guiadas por tendências. O meme vem quase sempre com um dos Gêmeos Bogdanoff dizendo para o mercado "pumping" ou "dumping". Um obituário dos gêmeos e seu significado podem ser acessados aqui.

Nuke

Um nuke refere-se a uma súbita e pesada correção de preços nos mercados. Como as criptomoedas são altamente voláteis, os preços têm que cair 10% ou mais para serem considerados uma verdadeira ogiva nuclear (nuke).

NFA

NFA é a abreviação de not financial advice (não é uma orientação financeira), um aviso de que a pessoa não está qualificada para dar consultoria financeira e suas opiniões não devem ser vistas dessa forma. É frequentemente usado de forma irônica para recomendar uma determinada moeda.

In It for the Tech (Nisso Pela Tecnologia)

“In it for the tech“ (nisso pela tecnologia) expressa o interesse pelas criptomoedas não apenas para fins especulativos, mas "pela tecnologia". Como quase tudo no espaço, seu significado é subvertido e usado para zombar daqueles que "estão pela tecnologia" (reconhecendo que a utilidade no mundo real é limitada) ou para falar de si mesmo de forma irônica.

Os devs podem fazer algo?

“Can devs do something“ (Os desenvolvedores podem fazer alguma coisa?) é uma resposta irônica à movimentação negativa do preço. Presume-se que a questão (seguida do monólogo) teve origem em algum lugar do setor sem sua conotação irônica, e se tornou viral pela interpretação do Hard Rock Nick, um influencer popular que dá vozes aos memes.

Copium/Hopium

Copium e hopium são memes que se espalharam de outros nichos para o espaço cripto e descrevem a esperança irracional da alta (ou baixa) de preços. Eles vêm com um meme específico do Pepe.

Bulla/Bera

“Bulla“ e “bera“ são erros ortográficos comuns de bull e bear, e se referem ao sentimento do mercado. Não sabemos de onde vem esse ou qualquer outro erro de ortografia, mas ambos vêm com seus próprios memes.

Os fundos estão safu

“Funds are safu“ (Os fundos estão seguros) presume-se que sua origem seja do Secure Asset Fund for Users da Binance, um seguro para seus traders. O meme também pode ser anterior ao fundo, já que refere-se à segurança dos fundos em qualquer projeto. É também uma piada com a pronúncia asiática da palavra cofre.

Rugged

Rugged ou um rug pull (puxada de tapete) refere-se a um método de enganar usuários no setor, removendo os fundos de um contrato inteligente sem seu conhecimento. A liderança de um projeto pode "puxar o tapete" e fugir com todo o dinheiro investido nele. "Rugged" é hoje também usado para descrever tratamento injusto ou ilógico. Por exemplo, "Eu fui Rugged pelo restaurante ontem, porque paguei o combo completo, mas não recebi os aperitivos".

Hsbaf

Hsbaf significa holy shit bears are fucked. Relaciona-se ao sentimento de alta do mercado após um movimento de preço de alta, implicando com aqueles que entraram com posição vendida.

Hfsp

Hfsp é um acrônimo para “ Have fun staying poor“ e é uma forma de ridicularizar aqueles que não investem em criptomoedas. Ele vem acompanhado muitas vezes de NGMI, embora alguns o percebam como uma forma arrogante de lidar com aqueles que ainda não estão nas criptos.

Liquidez de Saída

Investidores sem conhecimento que buscam lucros rápidos e fáceis em moedas duvidosas são frequentemente chamados como "exit liquidity" (liquidez de saída). O termo pode ser usado de forma depreciativa ou simpática. Algumas contas shill promovem tokens para utilizar seus seguidores como liquidez de saída.

69/420

69 se refere à posição sexual 69 (procure no google se tiver dúvidas) e 420 é uma referência à maconha. Não está bem claro o motivo desses números serem tão predominantes no espaço, mas provavelmente está relacionado à maneira irônica e zombeteira que as pessoas de criptomoedas se comunicam. Ambos os números são amplamente divulgados: por exemplo, FTX arrecadou US$420 milhões em uma rodada de financiamento, e El Salvador comprou 420 BTC durante a queda.
Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
12 people liked this article