Manual Cripto CMC 2023: Jornalismos de Criptomoedas de 2022 — Onde Começamos e Para Onde Vamos de ACJR
CMC Research

Manual Cripto CMC 2023: Jornalismos de Criptomoedas de 2022 — Onde Começamos e Para Onde Vamos de ACJR

Na primeira seção da Indústria do Manual Cripto CMC 2023, ACJR analisa a cobertura deste ano da grande mídia sobre criptomoedas

Manual Cripto CMC 2023: Jornalismos de Criptomoedas de 2022 — Onde Começamos e Para Onde Vamos de ACJR

Índice

Molly Jane Zuckerman, co-fundador da Associação de Jornalistas e Pesquisadores de Criptomoedas, líder de conteúdo na CoinMarketCap

Se você perguntasse a qualquer jornalista cripto no início do ano o que eles achavam que seria a maior história em cripto, eles provavelmente teriam dificuldade em decidir entre a revelação da identidade do hacker DAO, que fugiu com US$ 11 bilhões em cripto, ou a revelação da identidade dos hackers da Bitfinex que lavaram US$ 4,5 bilhões em criptomoedas.

Em retrospectiva, essas duas histórias explosivas que surgiram no começo de 2022 agora parecem ter previsto com bastante precisão o que seria este ano, cada vez mais bizarro, para as criptomoedas. Jornalistas e pesquisadores de cripto enfrentaram a difícil tarefa de explicar tecnologias relativamente complexas (como as stablecoins algorítmicas) para o público em geral numa proporção nunca vista antes.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Investigando as Criptomoedas

Antes de analisarmos a última problemática (bem importante) deste ano sobre o que agora sabemos ser definitivamente a maior história do ano - o colapso do FTX e a queda de Sam Bankman-Fried - devemos primeiro homenagear a história do hacker mencionada anteriormente, como sendo a primeira criptomoeda surpreendida em 2022.

Em fevereiro, Laura Shin revelou a história da identidade por trás do hacker DAO, um invasor, antes anônimo, que roubou 3,6 milhões de ETH do DAO original (The DAO) em 2016. Com a nova tecnologia forense da blockchain e a ajuda da empresa de análise de blockchain Chainalysis, Shin conseguiu identificar o hacker de 2016 como sendo o programador austríaco Toby Hoenisch (ele negou as alegações, mas não forneceu detalhes para contestar as descobertas, conforme prometido). A história de Shin foi publicada na Forbes, bem como detalhada em seu livro Cryptopians, e suas descobertas foram abordadas na grande mídia.

Na segunda, a vitória investigativa mais recente para a mídia de criptomoedas em 2022, foi a história de Ian Allison na Coindesk que revelou o balanço financeiro da Alameda Research, descobrindo que ele era formado principalmente de tokens FTT. As descobertas dessa história desencadearam um efeito dominó de empresas colapsando, que provavelmente ainda não vimos o fim, incluindo problemas de liquidez com o credor de criptomoedas Genesis, parte do portfólio da empresa-mãe da Coindesk. A história de Allison não apenas prova que a publicação das negociações em criptomoedas podem revelar grandes histórias, mas também que estas histórias podem acabar prejudicando sua própria empresa controladora.

Não estou dizendo que havia um ceticismo claro na mídia tradicional de que a mídia cripto poderia revelar uma grande história, mas a peça investigativa incrivelmente detalhada de Shin e as revelações de Allison que abalaram a indústria, definitivamente provam que os jornalistas de criptomoedas podem encontrar e escrever histórias com relevância que vai além das plataformas nativas de criptomoedas.

(Observação: Eu usarei o termo "grande mídia" de forma bastante liberal, definindo-o como a cobertura de tendências em geral, para facilitar a leitura deste artigo.)

Criptomoedas - Apenas um Nicho Peculiar?

A próxima grande história do início do ano foi, coincidentemente, a revelação de identidade de outro hacker que era desconhecido - Ilya Lichenstein e Heather "Razzlekhan" Morgan foram acusados de lavagem de cerca de 25.000 BTC que foram roubados em um hack anônimo de 2016 na corretora de cripto Bitfinex. Esta história de criptomoedas foi novamente divulgada extensivamente na grande mídia, devido tanto à quantia extremamente elevada de dinheiro envolvida quanto à carreira de rap amador do Razzlekhan.

Mas deve-se observar que a mídia tradicional seguiu retratando as esquisitices dos supostos lavadores de dinheiro de criptomoedas, muito depois que o público já havia esquecido da dupla. Embora essa história tenha surgido em fevereiro, a Vanity Fair só publicou um retrato detalhado dos dois supostos criminosos em setembro, oito meses após as prisões.

A cobertura midiática das criptomoedas como sendo algo estranho e de um nicho é boa quando as histórias que estão sendo cobertas são realmente estranhas e de nicho (como o relatório inicial sobre as letras de rap de Razzlekhan e a cobertura interminável dos tweets de Elon Musk sobre o DOGE), mas se torna um problema quando as histórias de criptomoedas ficam maiores e mais sérias, e os tabloides se prendem à narrativa pueril de "oh, tão peculiar!".

A Grande Mídia Realmente Entende Tudo Errado

Além da problemática que muitos apontam das histórias de criptomoedas não serem levadas a sério, outro problema de 2022 foi a falta de precisão nas informações apresentadas sobre as criptomoedas. Questionamos se 2022 trouxe jornalistas mais experientes em cripto para os principais meios de comunicação (MSM), ou se a cripto ainda é vista como um nicho estranho que não requer um jornalista especializado para cobri-la, levando a imprecisões infelizes nas reportagens de MSM?

Este ano vislumbrou uma batalha sobre a precisão dos relatórios, que ocorreu no Twitter (como essas batalhas tendem a acontecer), entre Cami Russo, do The Defiant, e Jon Sindreu, do WSJ. Russo, uma ex-jornalista da Bloomberg que lançou um livro sobre DeFi e uma DeFi, twittou sua frustração com a cobertura do WSJ sobre o colapso da Celsius. Sua reclamação era que Sindreu, jornalista do WSJ, deu a entender que a falência de Celsius destacou as deficiências na DeFi, enquanto Russo sustentou que Celsius é o antônimo de DeFi, um credor de custódia que apenas fornece liquidez aos credores de DeFi. Uma definição complicada e sua subsequente discussão pública deixou tanto Russo quanto Sindreu sentindo que estavam corretos

Além dos debates sobre DeFi vs. CeFi e de muitos usuários entenderem que a grande mídia deixou de apresentar relatórios sobre stablecoin algorítmicas, com nuances suficientes sobre protocolos financeiros descentralizados como Terra, o maior problema que o espaço de criptomoedas teve com a cobertura geral sobre cripto tem sido o que a Comunidade de Cripto no Twitter tem visto como um tratamento "leve" para Sam Bankman-Fried.

Muitos entusiastas bastante vocais de criptomoedas foram à rede social para reclamar que a cobertura da mídia convencional estaria "passando pano" para SBF, reclamando de uma abordagem estranha (como suas doações políticas, incapacidade de cumprir promessas filantrópicas e os "erros" que ele cometeu, ao invés dos "crimes" que ele cometeu). A mídia cripto também recebeu críticas por sua própria cobertura, muitas vezes falha, do SBF antes da queda do FTX.

2023: O Que Vem a Seguir

À medida que a história da FTX continua a se desenrolar e o choque secundário do colapso da primavera de Luna claramente ainda será sentido no novo ano, jornalistas e pesquisadores de cripto são os candidatos óbvios para ajudar a mídia convencional a entender melhor como cobrir a criptomoeda e todas as suas particularidades.

ACJR sempre tenta atuar dessa forma, convidando a mídia tradicional para nossas sessões Off the Record sobre questões de cripto e explicando como os jornalistas de cripto veem as histórias. Foram apresentadas ideias no nosso grupo sobre realizar futuros workshops sobre análise forense de blockchain e para orientar jovens jornalistas interessados em cripto.

As histórias que sairão da indústria cripto este ano serão verdadeiramente explosivas, mudando para sempre como a grande mídia cobrirá as criptomoedas. A cobertura cripto agora está muito além de uma simples peças de mercado sobre Bitcoin subindo ou caindo, ou artigos de opinião sobre por que a cripto está realmente morta desta vez - jornalistas de todos os tipos estão tendo que lidar com histórias que começam na indústria cripto e se expandem para os mercados financeiros tradicionais, o governo dos EUA, governos estrangeiros, hackers, dentre outros.

Espera-se que 2023 seja um ano com menos reportagens sobre a zona de confronto nas criptomoedas, mas que pelo menos a grande mídia entenda a necessidade de incluir as criptomoedas na pauta.

A mídia cripto tem espaço para se tornar a fonte da verdade para um grupo mais amplo de pessoas, enquanto a mídia tradicional trabalha com as dores de ter que levar a sério uma nova indústria.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
3 people liked this article