A autenticação de dois fatores (2FA) é um método de acesso que requer duas formas diferentes de autenticação.
Em outras palavras, você pode inserir a senha, sendo então solicitado que insira uma informação adicional, como um código de segurança. Esse código de segurança será enviado a você por meio de um SMS de aplicativo móvel ou por e-mail. Há também a verificação telefônica, onde você receberá uma ligação e o código será lido para você por um assistente de voz ou algo semelhante. Basicamente, qualquer coisa que exija mais do que apenas uma senha simples para fornecer acesso a uma conta específica pode ser considerada autenticação de dois fatores.
Ou seja, o primeiro fator aqui é a própria senha, enquanto o segundo fator é um texto com um código, ou pode até ser a biometria.
Quanto à forma biométrica de conduzir a autenticação de dois fatores, você tem três opções comuns. Por um lado, você digitaliza suas impressões digitais e, como muitos smartphones hoje em dia têm um sensor de impressão digital integrado, muitas pessoas tendem a seguir esse caminho, pois é rápido e simples. A segunda é, claro, escanear seu rosto. A maioria dos smartphones modernos possui câmeras 3D que podem digitalizar seu rosto com eficiência de vários ângulos e isso, por sua vez, permite um maior nível de segurança. Em outras palavras, alguém não pode realmente abrir uma foto do seu rosto em seu smartphone e conseguir confirmar que é você, pois precisa de um modelo 3D completo do seu rosto para desbloquear. Por último, você tem um dos tipos mais complicados e raros de autenticação biométrica, e isso é feito por meio de sua retina.
Join the thousands already learning crypto!