Glossário

Transações por segundo (TPS)

Easy

Transações por segundo (TPS) é a medida da capacidade de um sistema de computador (ou rede) de realizar transações ou cálculos por segundo.

O que são Transações Por Segundo (TPS)?

Transações por segundo (TPS) refere-se ao número máximo de transações que podem ser processadas por um sistema de computador dentro de um determinado período de tempo. Por exemplo, o TPS do PayPal é de cerca de 193 transações por segundo e o VISA é capaz de processar até 1.700 transações por segundo.

Quando se trata de TPS de redes blockchain, o máximo de transações por segundo que é feito no mundo da criptomoeda é de 50.000 (pela rede Solana).

Essa medição pode ser útil ao avaliar blockchains por sua capacidade de processar transações do mundo real. No entanto, existem vários fatores que complicam essa comparação simples:

Tempo de Bloco

O tempo de bloco define a rapidez com que o blockchain confirma as transações. Para o bitcoin, o tempo de bloco é em média de 10 minutos, o que significa que a rede processa cerca de sete transações por segundo.

Tamanho da Transação

Os blockchains variam significativamente em termos de dados transmitidos em cada transação. Uma transação simples do Bitcoin pode ser tão pequena quanto 226 bytes ou tão grande quanto 500 bytes. Transações maiores levam mais tempo para serem processadas na blockchain.

Tamanho do Bloco

É a quantidade de dados sobre transações que um bloco pode carregar na blockchain. Quanto maior o bloco, mais pessoas são necessárias para executar um nó completo.

Se você tiver as informações sobre os fatores acima, é fácil calcular o TPS.

Digamos que uma blockchain tenha um tamanho de bloco de 1 MB, o tamanho médio da transação de 1 kb e um tempo de bloco de 30 segundos: seu TPS seria de 33. Qualquer pessoa que tenha informações sobre esses fatores pode calcular o TPS usando a seguinte fórmula:

(tamanho do bloco/tamanho da transação) / tempo do bloco = transações por segundo

Algumas blockchains têm TPS impressionantes, mas isso não garante que elas tenham mais sucesso ou mesmo compitam com o Ethereum e o Bitcoin. É importante examinar o desempenho, a segurança e outros aspectos críticos de tais blockchains, uma vez que elas podem ter comprometido alguns pontos importantes para ter uma alta taxa de TPS.

A questão da escalabilidade já foi identificada como um problema por muitos projetos de blockchain.

As tecnologias populares de blockchain passaram por muitos escrutínios para chegar às taxas de transação atuais. Muitas pessoas compararam a tecnologia blockchain atual com os primeiros sistemas de internet que também não tinham muita capacidade.