Glossário

Descentralizado

Easy

Descentralizado se refere à propriedade de um sistema no qual os nós ou agentes trabalham em conjunto de forma distribuída para alcançar um objetivo comum.

O Que É Descentralizado?

Organizações descentralizadas são aquelas que não dependem de uma autoridade central para cumprir regras e manter a operação. Ao invés disso, eles são compostos por inúmeros tomadores de decisão com o mesmo grau de autoridade sobre o resto do sistema e contam com variados mecanismos de consenso para alcançar um plano de ação comum.
Uma organização descentralizada é um dos dois principais tipos de estrutura organizacional, sendo o outro as organizações centralizadas.

Um exemplo deste sistema seria um negócio que depende da franquia para expandir, no qual indivíduos podem comprar uma franquia, abrir sua própria filial da empresa e tomar decisões gerenciais independentes em relação à contratação, organização do fluxo de trabalho e assim por diante.

Outro exemplo proeminente de sistemas descentralizados são as criptomoedas como o Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), que são suportadas por redes de nós de computador independentes que alcançam consenso através de algoritmos como a proof-of-work (PoW) para processar e registrar de forma infalível e uniforme todas as transações.

Por não depender de uma autoridade central, as organizações descentralizadas se tornam mais robustas do que suas contrapartes centralizadas, ao contrário desta última, onde o mau funcionamento da entidade governante incapacita toda a organização, os sistemas descentralizados continuam funcionando mesmo quando uma ou várias partes deixam de funcionar. Elas também são mais democráticas e menos propensos à censura.

As organizações descentralizadas também têm desvantagens, que se originam principalmente da falta de uma visão unificada e de uma clara separação de responsabilidades. Isso tende a diminuir a eficiência em comparação com uma organização centralizada com uma mente única.

Este problema é demonstrado pelo fato de que em 2020 a rede do Bitcoin consumiu mais de 70 terawatt-hora de eletricidade - o mesmo que todo o país do Chile - apesar de ser capaz de processar apenas cerca de quatro a sete transações por segundo.