Obter empréstimos com criptomoedas pode muitas vezes ser menos complicado do que obter empréstimos bancários tradicionais - o que exatamente são empréstimos de criptomoedas?
Explicando Empréstimo de Criptomoedas
Os entusiastas da criptomoedas são frequentemente encorajados a “HODL” seus ativos - mantendo-os seguros em uma carteira até que o preço da moeda escolhida valorize. Mas, assim como você se sentiria desconfortável em deixar seu dinheiro parado no banco com taxas de juros baixas, uma pergunta comum é: como você pode fazer sua moeda digital crescer?
É aqui que entra o empréstimo de criptomoedas. Isso permite que os poupadores recebam juros sobre seus Bitcoin, e também que os mutuários desbloqueiem o valor de seus ativos digitais utilizando-os como garantia para um empréstimo.
Ao investir, um dos maiores desafios pode ser o fluxo de caixa - e não há nada pior do que ter que utilizar o capital que você disponibilizou em ativos para custos de curto prazo e falta de liquidez.
Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?
Empréstimo de Bitcoin
Vamos imaginar que Steve tenha 2 BTC Ele não deseja vendê-los por ter certeza que os preços vão valorizar consideravelmente. Steve está preocupado em se desfazer das criptomoedas, e depois correr o risco de acabar com menos Bitcoin ao recomprá-lo futuramente.
As plataformas de empréstimo de criptomoedas podem ser a salvação. Normalmente, Steve tem a oportunidade de usar seu Bitcoin como garantia - e receber um empréstimo em stablecoins. Devido à volatilidade dos ativos digitais, ele provavelmente terá que "oferecer garantia em excesso", o que significa que ele terá que bloquear mais BTC do que o valor total dos fundos que receberá.
Assim que ele pagar o empréstimo, acrescido dos juros, sua criptomoeda será devolvida integralmente - e ele terá um lucro considerável se o BTC acabar se valorizando como ele previu. Sua criptomoeda só correrá risco se ele não cumprir os termos do empréstimo ou se o valor do Bitcoin mantido como garantia cair abaixo do valor do empréstimo que ele recebeu.
Como Começou o Empréstimo de Criptomoedas?
Benefícios de Obter Empréstimo em Criptomoedas
Um ponto positivo destacado por muitos no empréstimo de criptomoedas é que, ao contrário do sistema bancário tradicional, você não estará sujeito à avaliação de crédito. Isso significa que o empréstimo é mais acessível para pessoas que não possuem histórico financeiro, consumidores que não têm uma conta bancária e trabalhadores autônomos que lutam para ter acesso ao crédito porque seus ganhos flutuantes não atingem os critérios estritos que o banco impõe para empréstimo. O pagamento também pode ser mais flexível.
Além disso, embora possa levar vários dias para que os empréstimos sejam compensados no mundo financeiro antiquado, os empréstimos em BTC podem ser praticamente instantâneos Você também poderá liquidar seus ativos sem desencadear uma obrigação tributável - e pode ajustar o empréstimo para atender às suas necessidades Os usuários também podem alternar entre os criptoativos, para que você possa depositar Ether e tomar emprestado Tether, tudo na mesma plataforma.
Como Começar a Obter Empréstimo de Bitcoin
Se você gosta do som de um empréstimo em BTC, mas não tem certeza por onde começar, você tem duas principais opções - plataformas de empréstimo centralizadas e descentralizadas.
Empréstimo de Criptomoedas e Corretoras Centralizadas
Os ecossistemas centralizados como BlockFi, Nexo e Binance devem seguir certas regras e procedimentos de compliance. Você terá que criar uma conta inscrevendo-se na plataforma escolhida e seguir os procedimentos de Know Your Customer (KYC) que estão em vigor para evitar fraude e lavagem de dinheiro.
Há mais papelada envolvida na obtenção de um empréstimo por meio de uma plataforma CeFi, mas o fato de haver um ambiente regulado - e um atendimento ao cliente que está a apenas um clique ou um telefonema de distância - pode deixar essas plataformas mais atraentes para os investidores tradicionais.
Empréstimo de Criptomoedas na Binance
Os termos de empréstimo são de 7, 14, 30, 90 e 180 dias, e os juros são calculados por hora. Os usuários da Binance podem optar por pagar o empréstimo antecipadamente, porém os juros serão arredondados para a hora mais próxima. A partir de 9 de setembro de 2021, a taxa de juros por hora será de 0,001667% e se acumula a cada hora, a contar do momento que o usuário obtém o empréstimo dos criptoativos.
Empréstimo de Criptomoedas na BlockFi
No entanto, os empréstimos de criptomoedas na BlockFi têm requisitos mais elevados em comparação com a Binance. Para começar, o valor mínimo do empréstimo é de US$10.000. Além disso, o LTV é mais baixo, ou seja, mais rigoroso, em 50% e a chamada de margem ocorrendo em 70%. No entanto, os usuários do BlockFi poderão receber seus fundos de empréstimo no mesmo dia útil, e podem pagar o empréstimo antecipadamente, de forma semelhante à Binance.
A BlockFi É Segura?
O principal custodiante da BlockFi é Gemini Trust Company LLC, uma empresa regulada pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York. Ele também é apoiado por investidores institucionais como Galaxy Digital, Fidelity, SoFi e Coinbase Ventures. No entanto, as contas de criptomoedas no BlockFi não são protegidas por FDIC ou SIPC. Além disso, três estados dos EUA - Nova Jersey, Alabama e Texas - baniram as contas de juros do BlockFi, alegando que isso viola a lei estadual de valores mobiliários. Embora isso não afete diretamente o produto de empréstimo de criptomoedas do BlockFi, pode impactar negativamente o acesso dos usuários ao BlockFi.
Empréstimo de Criptomoedas Sem Garantia
A segunda opção para empréstimo de criptomoedas seria passar por uma plataforma descentralizada, conhecida pela abreviação DeFi.
Antes de prosseguir com qualquer empréstimo de criptomoedas sem garantia, faça sua própria pesquisa e certifique-se de que a plataforma é legítima.
O Que É Empréstimo Em Finanças Descentralizadas (DeFi)
Qualquer pessoa pode acessar os protocolos em uma plataforma de finanças descentralizada, o que os torna completamente transparentes, já que nada no blockchain pode ser escondido. Ao contrário das plataformas CeFi, não há intermediário ou regulador financeiro, o que significa que você não precisa passar por um processo de verificação como o KYC. No entanto, as taxas de juros DeFi para empréstimos de criptomoedas muitas vezes empalidecem em comparação com o que os rivais centralizados podem oferecer.
Obter empréstimo de BTC e ETH - ou qualquer outro tipo de empréstimos de criptomoedas na plataforma DeFi - é muito rápido, uma vez que não é necessária a aprovação em qualquer due diligence. Graças aos contratos inteligentes, tudo o que o usuário precisa fazer é solicitar o empréstimo e, em seguida, enviar a criptomoeda que deseja usar como garantia para uma carteira específica associada à plataforma de empréstimo.
Você Deveria Obter Empréstimo de Criptomoedas?
Em muitas plataformas centralizadas e descentralizadas de empréstimo você terá a opção de abrir uma conta poupança usando sua criptomoeda, bem como trocar tokens ou tomar empréstimos.
Com os dois tipos de plataformas de empréstimo ainda em seus estágios iniciais, está claro que este é um espaço empolgante para acompanhar. Há muito espaço para crescimento e o potencial de acesso a empréstimos sem as formalidades usuais pode mudar o jogo tanto para as pessoas quanto para o setor de serviços financeiros.