Empresário perdeu todo o portfólio cripto após baixar software malicioso disfarçado de game.
Notícias de Hack Cripto
Um empresário de Singapura perdeu todo o seu portfólio de criptomoedas após baixar um malware disfarçado como um teste beta de um jogo online chamado MetaToy. Mark Koh, fundador da organização de apoio a vítimas RektSurvivor, relatou que o incidente de 5 de dezembro drenou ativos acumulados ao longo de oito anos.
Koh descobriu a oportunidade de teste beta do MetaToy por meio de canais no Telegram. A aparência profissional do site e do servidor Discord, junto com uma equipe responsiva, o convenceram de que o projeto era legítimo.
O antivírus Norton sinalizou atividade suspeita após o download do launcher do jogo. Koh executou varreduras completas, removeu arquivos e registros suspeitos e reinstalou o Windows 11.
Apesar das medidas de segurança, todas as carteiras de software conectadas às extensões Rabby e Phantom foram esvaziadas em 24 horas. O ataque drenou US$ 14.189 de carteiras separadas com diferentes seed phrases não armazenadas digitalmente.
A exploração provavelmente combinou roubo de tokens de autenticação com uma vulnerabilidade zero-day do Google Chrome descoberta em setembro. A falha permite execução de código malicioso mesmo com carteiras de navegador fechadas.
O Norton bloqueou duas tentativas de hijacking de DLL, indicando múltiplos vetores de ataque. O malware também implantou um processo agendado malicioso que sobreviveu à limpeza inicial.
Koh aconselhou investidores anjo e desenvolvedores a remover seed phrases de hot wallets baseadas em navegador quando não estiverem em uso. Usar chaves privadas em vez de seed phrases reduz a exposição.
A polícia de Singapura confirmou o recebimento de um boletim de ocorrência. Outra vítima contatada pela RektSurvivor permaneceu em contato com o golpista, que acreditava que o segundo alvo ainda tentava baixar o launcher.
Cibercriminosos vêm usando técnicas cada vez mais sofisticadas, incluindo repositórios falsos no GitHub, ferramentas de IA falsas, Captchas maliciosos e extensões comprometidas.
