Glossário

Fornecimento Circulante

Easy

A melhor aproximação do número de moedas que circulam no mercado e nas mãos do público em geral.

O Que É Fornecimento em Circulação?

A quantidade das criptomoedas ou tokens em circulação é o valor flutuante que pode aumentar e/ou diminuir com o tempo.
Se uma criptomoedas for minerável, novas criptomoedas podem ser criadas gradualmente por meio de mineração. No caso de um token centralizado, o fornecimento pode ser aumentado pelos desenvolvedores à vontade por meio de emissão instantânea.
O fornecimento também pode diminuir: seja de forma deliberada por meio de queima, seja em decorrência de acidentes, como o envio de moedas para um endereço irrecuperável ou a perda de acesso a uma carteira onde os fundos estão armazenados.

A rede em geral não tem conhecimento confiável de quanto do fornecimento total está em circulação ativa, tornando a métrica do fornecimento em circulação uma aproximação imperfeita.

Por exemplo, embora nominalmente o fornecimento em circulação de Bitcoin (BTC) deva ser superior a 18 milhões de moedas - já que é quantos Bitcoin foram minerados desde o início da rede - estima-se que cerca de 4 milhões de BTC tenham sido perdidos permanentemente, colocando o verdadeiro fornecimento em circulação perto de 14 milhões.
O fornecimento em circulação não deve ser confundido com o fornecimento total, que é o número de moedas que foram extraídas até agora menos todas as moedas que foram conscientemente queimadas, e o fornecimento máximo, que é o limite programado, que nem o fornecimento total nem o em circulação podem exceder.