Como Contribuir Para as Criptomoedas e Web3 Sem Escrever Nenhum Código
Blockchain

Como Contribuir Para as Criptomoedas e Web3 Sem Escrever Nenhum Código

6 months ago

Quer agregar valor e participar do ecossistema de criptomoedas e da Web3, mas não sabe como? Além de codificar, você também pode contribuir escrevendo, agregando conteúdo, etc.

Como Contribuir Para as Criptomoedas e Web3 Sem Escrever Nenhum Código

Índice

Agregando Valor Às Criptomoedas e Web 3

A evolução da criptomoeda e o desenvolvimento da Web3depende principalmente das pessoas que codificam os aplicativos, produtos e serviços. No entanto, existem muitas outras maneiras de contribuir para esses setores, mesmo sem qualquer conhecimento de codificação, como:
  • Documentação
  • Guias
  • Sumários
  • Tomando Notas
  • Compartilhando opiniões
  • Agregando conteúdo
  • E muitas outras oportunidades estão prontas para serem aproveitadas.
Esse setor precisa de mais do que apenas pessoas capazes de criar aplicativos e infraestrutura, conforme documentado em um tópico recente do Twitter por Martin, um jornalista de dados da Nansen.ai.

Escrevendo Sobre Criptomoedas e Conteúdo da Web3

Qualquer novo desenvolvimento envolvendo tecnologia blockchain, criptomoedas e Web3 exigirá alguma forma de documentação ou explicação. Novos protocolos chegam ao mercado todas as semanas, mas a sua importância não fica clara aos espectadores. A documentação e explicação corretaspermitem que mais pessoas entendam os novos projetos, seus benefícios, possíveis desvantagens, dentre outros.

Além disso, cabe considerar que os desenvolvedores podem não ser os melhores escritores. Há uma grande diferença entre escrever linhas de código e escrever um texto que explica o que esse código faz. Os desenvolvedores focam na construção e podem oferecer insights para que os escritores documentem o protocolo e sua importância na indústria de criptomoedas e web3.

Além disso, aqueles que se tornam parte do projeto como estagiários, sempre podem compartilhar suas anotações. Mais especificamente, isso se aplica a estagiários que trabalham para empresas ou projetos e aqueles que gostam de ouvir podcasts e desejam fornecer informações. A maioria das pessoas procurará informações sobre o episódio de podcast antes de selecioná-lo. Além disso, essas informações podem beneficiar aqueles que não conhecem o programa e os novatos na indústria de criptomoedas e web3 em geral.

Outra opção de escrita popular é anotar pensamentos e opiniões sobre projetos, ideias, conceitos e tendências futuras e compartilhá-los com o público. Muitas plataformas ajudam você a compartilhar seus artigos, incluindo Medium, Substack, ou você pode começar seu próprio site/blog. Compartilhar essas informações em um tópico de Twitter pode ser útil, pois permite atingir um grande público e facilita sua interação.

Agregador de Conteúdo É Uma Boa Opção

Embora nem todos possam codificar ou escrever conteúdo envolvente sobre criptomoedas e web3, essas não são as únicas opções para se tornar um contribuidor. Ao agregar os dadosvocê pode fornecer aos usuários uma visão geral de notícias, manchetes, publicações de blogs, tópicos, dentre outros.

Agregar conteúdo se tornou relativamente fácil, seja por meio de um blog ou executando um canal de Telegram Alguns até combinam suas descobertas em postagens no Twitter, com infográficos, tópicos curto, bumpers, etc.

Para agregar conteúdo, você mesmo pode pesquisar facilmente as informações - mídias sociais, blogs, notícias, sites, etc. - ou usar planilhas para buscar feeds RSS, entre outras ferramentas. Claro, não há limites para agregar dados sobre criptomoedas e web3, mas colocá-los em um formato conciso e de tamanho aceitável pode ser desafiador.

Ao agregar conteúdo, você não precisa se tornar uma biblioteca com tudo que aparece na sua frente. Trabalhe de forma mais inteligente, não mais difícil, especialmente em um setor tão vasto quanto as criptomoedas, blockchain e web3.

Criar Propostas para Protocolos

Encontrou um projeto de criptomoedas ou web3 que você se apaixonou? Ótimo! Esses protocolos passam por evolução constante e atualizações, principalmente em razão das ideias enviadas pelos membros da comunidade. Além disso, quase todos os projetos têm um canal social ou fórum onde os usuários podem contribuir com ideias ou coisas que acham que os desenvolvedores precisam melhorar.

Escrever a proposta para um protocolo não requer conhecimento técnico aprofundado ou habilidade de redação de alto nível. Um bom entendimento do inglês pode ajudar bastante a enviar algumas ideias sobre como os protocolos funcionam hoje e como você acha que a equipe pode otimizá-lo. Compartilhar essas ideias com a comunidade garante um diálogo aberto - tanto para feedbacks quanto para indicações de tendência - e pode gerar novas ideias de melhorias para a equipe desenvolver.

Embora nem todas as ideias ou propostas recebam feedbacks imediatos, não há trabalho desperdiçado ao compartilhar pontos de vista pessoais sobre um projeto ou protocolo. Além disso, pode levar a insights valiosos para esclarecer mal-entendidos ao ajudar outras pessoas a entender sua linha de pensamento.

Participar de DAOs

As Organizações Autônomas Descentralizadas, ou DAOs, são conceitos importantes de criptomoedas e web3. A descentralização desempenha um papel importante nesse setor. A melhor maneira de atingir esse objetivo é remover qualquer estrutura corporativa tradicional e substituí-la por uma iniciativa baseada na comunidade. O modelo DAO é a escolha preferida, uma vez que permite que os membros da comunidade votem em propostas e encaminhem novas ideias para melhorar o protocolo.

No entanto, algumas DAOs focam em ajudar os recém-chegados a navegar pelas águas das criptomoedas e da Web3. Os exemplos incluem Odyssey DAO e Scribe DAO, ambos servindo como DAOs educativas, em vez de representarem um projeto ou protocolo específico na indústria. Sendo assim, educar recém-chegados na indústria sobre seus jargões, novos projetos e aplicativos, além de outros aspectos, é essencial para atingir a adoção geral desta tecnologia.

Comece um Canal de Youtube ou Podcast

Se nenhuma das opções acima se encaixa no seu estilo, por que não tentar executar seu próprio podcast de criptomoedas e web3 ou canal no Youtube? Os usuários geralmente consideram conteúdo de áudio e vídeo mais fácil de digerir - especialmente os recém-chegados - em comparação com grandes textos corridos que explicam os detalhes dessa indústria. Participar de um podcast ou de um canal existente no Youtube por meio da colaboração também é uma opção, é claro.

Há um mercado enorme para podcasts e conteúdo no Youtube sobre criptomoedas e web3. Na verdade, é possível que haja mais criadores nesse espaço do que nunca, mas ninguém tem a mesma opinião sobre os desenvolvimentos da indústria, novos projetos, conteúdo educativo e assim por diante. Se você acha que pode contribuir com algo - seja com uma atuação única ou contínua - sempre vale a pena explorar essas opções e ver que tipo de resposta você pode receber.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
7 people liked this article