Manual Cripto CMC 2023: Ponderando o Futuro do Formador de Mercado por GSR
CMC Research

Manual Cripto CMC 2023: Ponderando o Futuro do Formador de Mercado por GSR

9m
1 year ago

Na primeira seção de Investimento do Manual Cripto CMC 2023, GSR apresenta uma cartilha sobre o mercado de criptomoedas, e o que está por vir nesta indústria.

Manual Cripto CMC 2023: Ponderando o Futuro do Formador de Mercado por GSR

Índice

Por: Brian Rudick, Estrategista Sênior e Matt Kunke, Estrategista Junior

Nós trazemos o básico sobre o formador de mercado, provisionamento de liquidez em corretoras centralizadas e descentralizadas e ponderamos o futuro do formador de mercado.

Join us in showcasing the cryptocurrency revolution, one newsletter at a time. Subscribe now to get daily news and market updates right to your inbox, along with our millions of other subscribers (that’s right, millions love us!) — what are you waiting for?

Noções Básicas Sobre Formador de Mercado

O formador de mercado é o ato de fornecer cotações dos dois lados - ordens de oferta e de pedidos - além de determinar o tamanho das cotações de um ativo na corretora. Isso aumenta a liquidez para compradores e vendedores que, caso contrário, teriam que lidar com preços piores e menos profundidade de mercado. Na teoria, os formadores de mercado ganham no spread entre a oferta e o pedido, por exemplo, comprando um ativo por US$100 e vendendo-o por US$101, em troca, assumem o risco do preço. No entanto, na prática, as criptomoedas são voláteis e geralmente o fluxo de compra e venda é limitado, dificultando o lucro do spread. Dessa forma, os formadores de mercado buscam atingir suas metas baseadas no spread da oferta e da procura, no tempo em que apresentam a melhor oferta (conhecido como topo do livro) e no tempo de atividade, para ganhar taxas enquanto mantém o risco baixo. Os formadores de mercado usam um software proprietário, frequentemente chamado de motor ou bot, para mostrar cotações dos dois lados do mercado, com os motores constantemente ajustando as ofertas e pedidos para cima e para baixo com base nos movimentos de preço do mercado. A qualidade dos serviços do formador de mercado varia significativamente de acordo com o formador de mercado, com os principais diferenciais incluindo o fornecimento de liquidez e aderência aos KPIs, tecnologia e software, histórico e experiência, transparência e relatórios, reputação e suporte aos mercados, integração com corretoras, provisão de liquidez tanto em locais centralizados quanto descentralizados, e serviços de valor agregado como negociação OTC, serviços de tesouraria, investimento estratégico e rede da indústria, experiência e consultoria. Os benefícios do formador de mercado são vastos, citando alguns como: maior liquidez e profundidade de mercado, menor volatilidade de preços e redução considerável do slippage. Mas talvez o mais importante seja sua atuação fundamental para o ecossistema de criptomoedas, pois são os tokens que fazem a tecnologia funcionar.

CEXs vs. DEXs

As empresas profissionais de formadores de mercado estão focadas nas corretoras centralizadas, embora cada vez mais apareçam também nas descentralizadas. As diferenças são:

Corretoras Centralizadas: As corretoras centralizadas são plataformas intermediárias que conectam os compradores e vendedores. Os exemplos incluem a Binance e a Coinbase. Os ativos das corretoras centralizadas possuem um preço de compra definido. Sendo de um lado o valor máximo que qualquer pessoa da corretora está disposto a pagar pelo ativo, e do outro o preço de venda, definido como o valor mínimo que outra pessoa da corretora está disposta a vender o ativo. A diferença entre o preço de oferta e do pedido é um spread. Observe que existem dois principais tipos de ordens, ordens de maker (formador) e de taker (tomador). As ordens de maker são as ordens que os vendedores ou compradores colocam com o preço limite que estão dispostos a vender ou comprar. As ordens de taker, por outro lado, são ordens que são executadas imediatamente com a melhor oferta. É importante ressaltar que as ordens de maker agregam liquidez para a corretora, enquanto as ordens de taker removem a liquidez, e dessa forma, muitas corretoras cobram uma taxa menor, ou até mesmo não cobram taxas, para as ordens de maker. As ofertas e pedidos são então englobados em um livro de ordens de limite central da corretora (CLOB), que corresponde às ordens dos clientes na prioridade preço/tempo. As ordens de taker são executadas na ordem da oferta mais alta e na ordem de pedido mais baixo. Os participantes do mercado também podem ver a profundidade do livro de ordens, ou seja, as maiores ordens de oferta e as menores ordens de pedido, chamado de topo do livro. Os makers de mercado conectam seus mecanismos de negociação para automaticamente cruzar ordens de ofertas e pedidos que são constantemente enviados para as corretoras.
Corretoras Descentralizadas: Alguns criadores de mercado também fornecem liquidez em vias descentralizadas. O livro de ordem com limite central usado nas corretoras centralizadas pode ser difícil de ser implementado numa corretora descentralizada, já que muitas Camadas 1 são caras e possuem limitações de velocidade, tornando-o impraticável, em razão das milhões de ordens lançadas por dia pelos makers de mercado. Dessa forma, muitas corretoras descentralizadas utilizam um algoritmo de preço chamado de formador automático de mercado (AMM), que utiliza os pools com tokens bloqueados nos contratos inteligentes, chamados de pools de liquidez. Os AMMs permitem que os provedores de liquidez depositem tokens, muitas vezes na mesma quantidade, em um pool de liquidez. O preço do token no pool de liquidez segue a seguinte fórmula, assim como o algoritmo constante do formador de mercado, x*y = k, em que x e y são as quantidades dos dois tokens no pool e k é uma constante. Isso resulta na proporção de tokens no pool ditando o preço, garantindo que um pool sempre possa fornecer liquidez independentemente do tamanho da negociação e que a quantidade de slippage seja determinada pelo tamanho da negociação em comparação com o tamanho e o equilíbrio do pool. Quando o preço do pool de liquidez desvia do preço do mercado global, as arbitragens entram e empurram o preço de volta para o preço de mercado. Vários protocolos repetem esse modelo AMM básico ou introduzem novos modelos para oferecer um melhor desempenho para o mercado, como tokens altamente correlacionados (Curve), pools de liquidez de muitos ativos (Balancer) e liquidez concentrada (Uniswap V3), além de se estender para derivativos como AMMs virtuais para protocolos perpétuos DeFi. Observe que, com o progresso das blockchains de camada um e das soluções de escalonamento de camada dois, várias DEXs seguem um modelo de livro de ordens de limite central mais tradicional ou oferecem um AMM e um CLOB. Os provedores de liquidez em um pool de liquidez recebem taxas de negociação proporcionais à liquidez que forneceram a esse pool e também podem receber tokens do protocolo para incentivar a liquidez, no que é chamado de mineração de liquidez. Os provedores de liquidez estão expostos a perdas impermanentes, que ocorrem quando um dos dois ativos fornecidos ao pool se move de maneira muito diferente do outro. Neste caso, seria melhor para o provedor de liquidez simplesmente manter os dois ativos em vez de fornecer a liquidez.

Estado do Mercado

O mercado de criptomoedas tem muitas características típicas, levando a vários desafios ao fornecer liquidez. Por exemplo, os mercados de criptomoedas estão abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, oferecem a capacidade de auto-custódia, o acesso direto do varejo na corretora, oferece "liquidação" instantânea de saldos virtuais nas CEXs e liquidação rápida de negociações on-chain em DEXs, em comparação com a liquidação financeira tradicional D+2, e usa stablecoins para facilitar a negociação, dada a volatilidade do BTC e a falta de estrutura da moeda fiat para sua conversão para criptomoedas. Além disso, os mercados de criptomoedas ainda não são regulados, correndo o risco de manipulação de preços, e continuam altamente fragmentados, com liquidez dividida em muitos locais dentro e fora da cadeia. A tecnologia da negociação ainda está evoluindo, pois a qualidade das APIs varia a depender da corretora e podem cair durante períodos com elevada atividade do mercado. Por fim, o mercado de derivativos de criptomoedas ainda está evoluindo, com os derivativos comandando uma porcentagem menor do volume total do mercado em comparação com os mercados financeiros tradicionais. Essas características levam a vários desafios quando se trata de fornecer liquidez, incluindo fragmentação/interoperabilidade do mercado, baixa eficiência de capital, risco da corretora, incerteza regulatória e risco de tecnologia/conectividade da corretora

O Futuro do Formador de Mercado

A indústria das criptomoedas continua a evoluir em um ritmo vertiginoso, e os formadores de mercado de criptomoedas seguem o mesmo tom. Nós vemos as seguintes tendências atuais e futuras:

Institucionalização: O mercado de criptomoedas está se tornando mais institucional a cada dia, e a importância dos provedores de liquidez só vai aumentar conforme a demanda institucional cresce.

Interoperabilidade: A interoperabilidade deve melhorar, particularmente na DeFi, conforme as soluções de ponte entre as cadeias melhoram, surgindo a capacidade de composição. Vemos um mundo multi-cadeia eventualmente totalmente abstraído do usuário, incluindo os formadores de mercado.

Eficiência de capital: os provedores de liquidez em vias centralizadas têm que financiar seus livros de ordem em cada corretora, em razão dos mercados fragmentados e da falta de capacidade de realizar margem cruzada. No futuro, uma maior extensão de crédito por meio do uso de corretoras de criptomoedas e um mercado de recompra mais formalizado poderá melhorar a eficiência do capital. Nas corretoras descentralizadas, o progresso contínuo no provisionamento concentrado de liquidez, extensão de crédito com garantias mínimas, stake de liquidez, margens entre protocolos e avanços na velocidade de liquidação devem ajudar na eficiência do capital.

Risco da corretora: dados os eventos recentes, os formadores de mercado provavelmente reduzirão o capital em locais centralizados e cessarão totalmente as negociações em corretoras menos confiáveis e menos reguladas para minimizar o risco da negociação. Os formadores de mercado e outros participantes podem reduzir as funções das corretoras centralizadas, que atualmente desempenham o papel de corretor, corretagem e custodiante, talvez por meio de soluções que permitam a negociação nos principais locais diretamente via custodiantes terceirizados, como o ClearLoop da Copper. As corretoras, por sua vez, provavelmente tentarão atrair liquidez por meio de taxas de negociação mais baixas e maior transparência, o que está começando a ocorrer com várias corretoras que apresentam o proof-of-reserves.

DeFi x Cefi: é provável que a DeFi cresça mais rápido que a CeFi, devido à sua falta de confiança nativa e capacidade de auto-custódia, inovação mais rápida, por estar no início de seu ciclo de vida, progresso nos desafios atuais, como taxas de gás aprimoradas, resistência a MEV e maiores opções de seguro. A regulação, no entanto, provavelmente será um fator determinante, com sua capacidade de retardar a adoção da DeFi, caso os reguladores adotem uma abordagem pesada, ou estimular o crescimento, caso sejam instituídas proteções claras, mas sensatas, para promover a inovação.

Derivativos de DeFi: Dada a prevalência dos derivativos nos mercados financeiros tradicionais, os volumes de derivativos de DeFi, e portanto a formação de mercado de derivativos de DeFi, provavelmente crescerão mais rapidamente do que os volumes de DeFi à vista. Isso pode ser particularmente verdade para as opções, onde o crescimento tem sido, até agora, retardado em relação aos contratos perpétuos.

Liquidez orientada por protocolo: os protocolos DeFi geralmente incentivam o provisionamento de liquidez por meio da mineração de liquidez, em que o protocolo fornece seu token nativo aos usuários em troca do fornecimento de liquidez em uma DEX. Essa liquidez, no entanto, costuma ser passageira, desaparecendo assim que os incentivos de mineração de liquidez acabam. Uma série de projetos como Curve, Tokemak, OlympusDAO e Fei/Ondo oferecem uma direção de liquidez on-chain inovadora, geralmente por meio do valor controlado pelo protocolo, onde os próprios projetos adquirem fundos para apoiar seus protocolos, em vez de utilizar os fundos dos usuários, incentivando-os com recompensas de mineração de liquidez.

Mecanismos de Liquidez Centralizados vs. Descentralizados

Fonte: Coinbase, GSR

Sobre GSR

GSR tem nove anos de profunda experiência no mercado de criptomoedas como formador de mercado, parceiro do ecossistema, administrador de ativos e investidor ativo. A GSR fornece liquidez à vista e não linear em ativos digitais para emissores de tokens, investidores institucionais, mineradores e para as principais corretoras de criptomoedas. A GSR emprega mais de 300 pessoas em todo o mundo e sua tecnologia de negociação está conectada a 60 canais de negociação, incluindo as principais DEXs do mundo. Temos uma cultura de abordar problemas complexos com firmeza e imaginação. Construímos relacionamentos de longo prazo, oferecendo serviços excepcionais, experiência e recursos de negociação adaptados às necessidades específicas de nossos clientes.

Saiba mais em www.gsr.io.
Siga a GSR para mais conteúdo: Twitter | Telegram | LinkedIn

Avisos Necessários

Este material é fornecido pela GSR (a "Empresa") apenas para fins informativos, destina-se apenas a investidores institucionais sofisticados e não constitui uma oferta ou compromisso, uma solicitação de oferta ou compromisso, ou qualquer conselho ou recomendação, para entrar em ou concluir qualquer transação (seja nos termos mostrados ou de outra forma), ou para fornecer serviços de investimento em qualquer estado ou país onde sua oferta, solicitação ou disposição seria ilegal. A Empresa não é e não atua como consultora ou presta serviços fiduciários ao fornecer este material.

Este material não é um relatório de pesquisa e não está sujeito a nenhuma das normas de independência e divulgação aplicáveis a relatórios de pesquisa preparados de acordo com as regras de pesquisa da FINRA ou da CFTC. Este material não é independente dos interesses da Empresa, que podem entrar em conflito com os interesses de qualquer contraparte da Empresa. A Empresa negocia os instrumentos discutidos neste material por conta própria, pode negociar contrariamente às opiniões expressas neste material e pode ter posições em outros instrumentos relacionados.

As informações aqui contidas são baseadas em fontes consideradas confiáveis, mas não há garantia de que sejam precisas ou completas. Quaisquer opiniões ou estimativas aqui expressas refletem um julgamento feito pelo(s) autor(es) na data de publicação e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Negociar e investir em ativos digitais envolve riscos importantes, incluindo volatilidade de preços e liquidez, e pode não ser adequado para todos os investidores. A Empresa não é responsável por qualquer perda direta ou consequente decorrente do uso deste material. Os direitos autorais deste material pertencem à GSR. Nem este material nem qualquer cópia dele podem ser obtidos, reproduzidos ou redistribuídos, direta ou indiretamente, sem permissão prévia por escrito da GSR.

Este artigo contém links para sites de terceiros ou outros conteúdos apenas para fins informativos (“Sites de Terceiros”). Os Sites de Terceiros não estão sob o controle da CoinMarketCap, e a CoinMarketCap não é responsável pelo conteúdo de qualquer Site de Terceiros, incluindo, mas não se limitando, a qualquer link contido em um Site de Terceiros, ou quaisquer alterações ou atualizações do Site de Terceiros. A CoinMarketCap fornece esses links para você apenas para conveniência, e a inclusão de qualquer link não implica endosso, aprovação ou recomendação do site pela CoinMarketCap ou qualquer associação com seus operadores. Este artigo deve ser usado e deve ser usado apenas para fins informativos. É importante fazer sua própria pesquisa e análise antes de tomar qualquer decisão material relacionada a qualquer um dos produtos ou serviços descritos. Este artigo não se destina a, e não deve ser interpretado como, recomendação financeira. As visões e opiniões expressas neste artigo são do autor [da empresa] e não refletem necessariamente as da CoinMarketCap.
2 people liked this article