O BCE concluiu a preparação técnica para o euro digital e agora aguarda aprovação legislativa.
Notícias Crypto Europeias
Funcionários do Banco Central Europeu (BCE) disseram na quinta-feira que a instituição concluiu os preparativos técnicos para o euro digital e agora aguarda a aprovação legislativa. A presidente do BCE, Christine Lagarde, confirmou na conferência de imprensa final deste ano que uma revisão está em andamento com participação do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu.
Lagarde afirmou que o BCE concluiu seu trabalho e que agora o Conselho Europeu e o Parlamento devem determinar se a proposta da Comissão é satisfatória e como pode ser transformada em legislação. A atenção se voltou para o processo político necessário para autorizar a emissão, à medida que os sistemas de estresse oficiais são construídos e salvaguardas são definidas.
O euro digital proposto é concebido como uma moeda digital pública, amplamente utilizável, com status de curso legal. A iniciativa visa apoiar a estabilidade financeira, soberania monetária, privacidade e inclusão, fortalecendo a infraestrutura de pagamentos da Europa. A proposta declara que garantirá que o dinheiro do banco central com status de curso legal permaneça disponível ao público, oferecendo ao mesmo tempo um método de pagamento econômico.
Um CBDC de varejo é uma forma digital de dinheiro público emitida por um banco central e respaldada pelo Estado, com o mesmo status legal que o dinheiro em espécie. Ao contrário dos stablecoins, representa uma reivindicação direta ao banco central, em vez de um token privado respaldado por reservas ou garantias corporativas. Lagarde disse que a ambição é garantir que, na era digital, haja uma moeda servindo como âncora de estabilidade para o sistema financeiro.
O membro do conselho executivo do BCE, Piero Cipollone, destacou a necessidade de um euro digital em janeiro, em resposta aos planos em desenvolvimento da administração Trump para uma política de stablecoin destinada a fortalecer o dólar americano. Mudanças na política de cripto dos EUA e uma postura mais permissiva em relação aos stablecoins aumentaram a urgência das discussões europeias sobre autonomia monetária.
As instituições europeias pressionaram por cronogramas mais claros em relação a pilotos e um possível lançamento até o final da década. O FMI alertou anteriormente neste mês que o dinheiro digital privado, incluindo stablecoins, poderia enfraquecer a política monetária doméstica e a estabilidade financeira.
O presidente Donald Trump sancionou a Lei GENIUS em julho, após esforços iniciais de legisladores dos EUA. Trump se opôs consistentemente às moedas digitais de bancos centrais, assinando uma ordem executiva em janeiro proibindo agências federais de estabelecer, emitir ou promover CBDCs, efetivamente interrompendo o desenvolvimento do CBDC dos EUA sob sua administração.
As discussões sobre uma moeda digital pública começaram em 2021, quando banqueiros centrais europeus alertaram que não emitir uma poderia deixar o controle monetário para sistemas de pagamento privados ou estrangeiros à medida que o uso de dinheiro físico diminui. Os formuladores de políticas examinaram como o euro digital se encaixa ao lado de blockchains públicas, como Ethereum e Solana.
