Apenas 8–11% dos criptoativos geram yield, mas stablecoins e RWA crescem rápido, reduzindo diferença com finanças tradicionais.
Notícias Crypto
Atualmente, apenas 8–11% dos criptoativos geram yield, comparado a 55–65% nas finanças tradicionais, criando um gap de 5–6x que está diminuindo à medida que stablecoins geradoras de yield, produtos de staking blue-chip e ativos do mundo real (RWA) se movimentam rapidamente on-chain, segundo novo relatório da rede modular de oráculos RedStone. A pesquisa foi coautorada por RedStone Oracles, Gauntlet, Stablewatch e Tokenized Asset Coalition. O relatório aponta uma explosão de stablecoins geradoras de yield, cerca de 300% ano a ano, e crescimento rápido do liquid staking em Ethereum e Solana. Ele também destaca os primitivos de yield em Bitcoin como outro catalisador para investidores buscando retorno sobre capital ocioso. O mercado de stablecoins hoje excede $290 bilhões, liderado pelo USDT da Tether e USDC da Circle. Mas uma nova classe de stablecoins geradoras de yield está surgindo, gerando retornos contínuos em vez de permanecer ociosa, servindo como capital produtivo no DeFi on-chain.
Dados da RedStone mostram que tokens de liquid staking em Ethereum adicionaram $34 bilhões em valor nocional desde início de 2023. De forma similar, o valor total bloqueado em protocolos de liquid restaking como Eigenlayer disparou, de cerca de $1 bilhão no início de 2024 para mais de $22 bilhões em 12 de novembro. O supply liquid staked da Solana quase dobrou no último ano, e designs iniciais de yield em Bitcoin começam a surgir enquanto instituições buscam retornos sem sair de suas estruturas de custódia. Segundo o relatório, a demanda é cada vez mais institucional e liderada por infraestrutura (dados RWA.xyz). Os RWAs cresceram de dígitos baixos em 2022 para mais de $36 bilhões em novembro de 2025, auxiliados por liquidação programável, liquidez 24/7 e composabilidade nos mercados de crédito e taxas. Diferenças metodológicas criaram discrepâncias no total de RWA, com o dashboard do The Block mostrando quase $15 bilhões em TVL RWA por protocolo, enquanto DefiLlama reporta cerca de $19 bilhões.
Analistas elogiam o GENIUS Act dos EUA como o maior desbloqueio regulatório desde o white paper do Bitcoin, argumentando que a lei catalisa migração de instrumentos semelhantes a dinheiro e yields de renda fixa para a blockchain. A introdução do framework indica que o momentum de política está alcançando, e a clareza regulatória agora parece fator decisivo, segundo analistas da RedStone. Consultorias macro e bancos projetam previsões de tokenização trilionárias nesta década. A Deloitte projeta que mercados tokenizados podem atingir mais de $4T até 2035, enquanto Ripple vê um ecossistema RWA de $19T aproximadamente na mesma época. Analistas RedStone esperam que stablecoins geradoras de yield capturem parte significativa dessa expansão à medida que instituições migram para DeFi.
Disclaimer: Este conteúdo foi traduzido por IA, portanto podem haver erros.
