Glossário

Transação da Base da Moeda (Coinbase)

Moderate

A primeira transação em um novo bloco é uma transação coinbase na qual o minerador recebe Bitcoins e taxas de mineração.

O Que É Uma Transação Coinbase?

Todas as transações na blockchain não são o resultado de uma troca de moedas entre duas pessoas. Por exemplo, a primeira transação em um bloco, chamada de transação coinbase, é diferente das demais. Tomando a rede Bitcoin como exemplo, o BTC foi usado para a primeira transação na rede. Dentro do bloco de gêneses, havia uma transação especial que estruturava a recompensa. Da mesma forma, cada novo bloco extraído contém duas ou mais transações, sendo a primeira chamada de transação coinbase. Essas recompensa de transação são dadas ao minerador como um sinal de agradecimento por seus esforços. Isso resulta na criação de novas moedas que nunca foram gastas antes.

Em vez de UTXOs, essas transações têm apenas uma entrada (a base da moedas) e a recompensa nessas transações não pode ser gasta sem receber 100 confirmações de bloco. A recompensa do bloco e as taxas totais de transação dentro do bloco são as saídas, que podem ser transferidas para um ou mais endereços.

Surpreendentemente, a transação do bloco gênese de Satoshi Nakamoto, que foi a primeira transação coinbase, não pode ser gasta. Isso ocorre porque, embora visível na blockchain, a transação não foi registrada em um banco de dados de transações e, portanto, não pode ser gasta.

O Que É um Bloco Gênesis?

O bloco gênese, também conhecido como bloco zero, foi gerado usando Bitcoin, a primeira criptomoeda. O papel do bloco foi crítico para colocar o Bitcoin em funcionamento. Em 3 de janeiro de 2009, este bloco foi construído. Era distinto do resto da blockchain, pois foi o primeiro a ser criado. Como resultado, os parâmetros para sua produção também eram diferentes.

O bloco gênese do Bitcoin tem uma característica peculiar: Satoshi Nakamoto colocou uma mensagem no código do bloco que diz: "The Times 03/Jan/ 2009 Chancellor on the brink of second bailout for banks."

Este é o título de uma reportagem publicada no The Times em 3 de janeiro de 2009, na qual se dizia que o governo britânico estava auxiliando e resgatando os bancos.

Como resultado, a manchete do jornal foi submetida a vários exames, tendo a cópia física do jornal se tornado um item de colecionador. A razão fundamental para isso é que o título é creditado ao conceito de Satoshi Nakamoto de produzir uma criptomoeda sem a necessidade de interferência bancária.

O propósito da mensagem no bloco é desconhecido porque o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, nunca disse nada sobre isso.

Características de uma transação Coinbase

Quando um novo bloco na blockchain é criado, ele contém uma lista de transações validadas. Cada uma dessas transações é iniciada pelos usuários da blockchain. Apesar disso, a primeira dessas transações é chamada de transação coinbase. O valor base desta transação é igual à recompensa ativa atual por minerar aquele bloco.

Isso significa que o valor dessa transação está conectado à recompensa do bloco atual e é influenciado pelo halving atual da moeda. Não vamos esquecer que o halving é um evento que ocorre a cada 210.000 blocos minerados na rede Bitcoin (ou aproximadamente após quatro anos). Além disso, as criptomoedas que operam como o Bitcoin têm seus próprios sistemas de halving e recompensa. O objetivo desse halving é cortar os incentivos de mineração pela metade e, assim, manter a inflação sob controle. Os incentivos no Bitcoin, por exemplo, começaram com um valor de 50 BTC a cada bloco. Depois disso, eles caíram para 25 BTC, depois para 12,5 BTC e agora para 6,25 BTC. Uma transação coinbase agora tem um valor de 6,25 BTC, que é pago ao minerador ou mineradores de blocos legítimos.

Os mineradores são os que produzem transações coinbase, o que dá uma peculiaridade estranha. Como o minerador é quem cria a transação, ele pode influenciá-la. Para contornar isso, a recompensa da transação só pode ser utilizada após 100 confirmações. Isso garante que o bloco satisfaça todos os critérios para ser completamente válido. Esse recurso de cobertura é especialmente útil no caso de um fork na blockchain, pois protege as moedas da rede.