Glossário

Fragmentação de Estado Adaptável (Adaptive State Sharding)

Hard

Usado por Elrond, a Fragmentação de Estado Adaptável é uma abordagem que combina todos os tipos de fragmentação em um para melhorar a comunicação e o desempenho.

O Que É Fragmentação de Estado Adaptável?

Existem três tipos de fragmentação (sharding): estado, transações e rede. A abordagem de Elrond para fragmentação da Blockchain envolve a combinação de todos os três tipos - e recebe o nome de fragmentação de estado adaptável. A combinação das vantagens dos três tipos de fragmentação resulta em um mecanismo ideal. O resultado permite o processamento paralelo – melhora a comunicação dentro dos shards – e eventualmente melhora o desempenho.
O problema atual na tecnologia blockchain é que ela não consegue escalar adequadamente para certos aplicativos, como bancos, gerenciamento da cadeia de suprimentos e análise de big data. A fragmentação de estado adaptável de Elrond fornece um mecanismo para blockchain que pode melhorar seu desempenho em termos de taxa de transferência e escalabilidade.

Para entender melhor a fragmentação de estado adaptável, é essencial entender primeiro a fragmentação.

Sharding é uma divisão horizontal de dados em um banco de dados ou mecanismo de pesquisa. A palavra shard significa dividir e refere-se à divisão de dados em pedaços menores que podem ser armazenados em diferentes máquinas, permitindo o escalonamento horizontal. Assim como o processamento de transações e o processamento de blocos, o sharding já é possível há algum tempo, mas não na escala necessária para a adoção da blockchain. Com o advento da tecnologia blockchain e dos contratos inteligentes, temos um caso de uso real de sharding que pode ser usado para dividir transações, blocos e outros dados relevantes em pedaços menores que podem ser processados por nós com recursos limitados.

A fragmentação adaptável é uma técnica de particionamento de banco de dados que permite o escalonamento horizontal de bancos de dados movendo automaticamente os dados entre os servidores à medida que a carga no sistema aumenta ou diminui.

No nível da rede, o sharding ocorre para distribuir os nós em segmentos. Isso acontece no nível da transação enquanto todos os nós juntos retêm a totalidade da blockchain. Outra fragmentação que ocorre é no nível do estado. Isso leva ao processamento e verificação de mais transações ao mesmo tempo.

O modelo dinâmico de fragmentação de estado adaptável permite a adaptação a um número crescente ou decrescente de nós sem comprometer a descentralização e a segurança da rede.

Elrond se saiu bem ao demonstrar uma nova abordagem para sharding, que aumenta a segurança e a taxa de transferência e reduz os atrasos. Sua abordagem tem potencial, mas apenas o tempo dirá o quanto a fragmentação de estado adaptável ajuda a resolver o problema de escalabilidade dos sistemas blockchain.