Em termos mais simples, PoSt significa que alguém agora pode garantir que está gastando uma certa quantidade de espaço para armazenamento.
PoSt, geralmente usado em referência ao Filecoin, prova que um minerador de armazenamento continua armazenando um dado exclusivo para a rede. Isso é semelhante à proof-of-capacity de várias maneiras: ambas exigem que os participantes da rede tenham um incentivo financeiro para participar honestamente da rede e não tenham nenhum benefício ao prejudicar a rede. No entanto, o PoSt difere porque permite que os participantes da rede mostrem que estão armazenando dados fisicamente por um determinado período de tempo. Mineradores escolhidos aleatoriamente tem seus dados verificados para que esta comprovação ocorra.
De acordo com os criadores da proof-of-spacetime, Tal Moran e Ilan Orlov, isso é chamado de "'Provas Racionais do Espaço-Tempo porque o verdadeiro custo de armazenamento é proporcional ao produto da capacidade de armazenamento e o tempo que é usado."
Por outro lado, o Proof of Spacetime foi projetado especificamente para incentivar os usuários a armazenarem dados na blockchain. Ele recompensa os usuários por armazenar dados na blockchain por um longo período de tempo. Isso é feito exigindo que eles bloqueiem uma certa quantidade de moedas em troca do direito de armazenar dados na blockchain. A principal vantagem do PoST é que ele incentiva os usuários a armazenar dados na blockchain, o que é benéfico para a rede como um todo.
Concluindo, tanto o PoS quanto o PoST são protocolos de consenso viáveis que podem ser usados para chegar a um consenso de forma segura e confiável sobre o estado de uma blockchain e suas transações.
Join the thousands already learning crypto!