Glossário

Carteira Quente

Easy

Uma carteira de criptomoedas conectada à internet para armazenamento dinâmico de criptoativos.

O Que É uma Carteira Quente?

Uma carteira quente é uma carteira de criptomoeda conectada à internet para o armazenamento de criptoativos. A capacidade de armazenar, proteger e transacionar criptoativos torna as carteiras quentes uma opção conveniente e acessível para interagir com a economia de ativos digitais.

Como a Carteira Quente Funciona?

Uma carteira é uma ferramenta indispensável após a compra ou aquisição de criptomoedas. As carteiras quentes são conectadas a servidores da Internet e podem ser usadas para transações de criptomoedas por meio de um navegador. Os usuários podem assinar e autorizar transações financeiras de ativos digitais usando suas chaves privadas. Uma chave pública identifica a carteira de um usuário enquanto uma chave privada é usada para acessar a carteira, verificar saldos, trocar e transacionar criptomoedas e muito mais. Ambas as chaves são necessárias para usar qualquer tipo de carteira.

Assim, a carteira quente é a interface que você usa para acessar e armazenar sua criptomoeda. Para as blockchains, uma carteira ativa transmite transações que são registradas no livro-razão.

Ao contrário das carteiras frias, elas funcionam apenas conectadas à Internet. Outra diferença é que as carteiras frias armazenam chaves privadas offline, tornando-as uma forma mais segura de armazenar seus ativos digitais. No entanto, as carteiras quentes geralmente são preferidas por sua conveniência e facilidade de uso. Elas também podem ser usadas para interagir com corretoras descentralizadas e contratos inteligentes.

Carteiras Quentes: Vantagens e Desvantagens

As carteiras quentes possuem diversos prós e contras. Para começar, elas podem ser subdivididas em carteiras móveis, carteiras desktop e carteiras de navegadores, como a MetaMask. Todas essas carteiras são vulneráveis.

As vantagens das carteiras quentes incluem sua conveniência. Por exemplo, como as carteiras quentes estão conectadas à Internet, não há transição entre o uso da carteira online ou offline. Assim, é mais rápido e fácil usar uma carteira quente para transações simples. As carteiras frias, por outro lado, precisam estar conectadas e levam muito mais tempo.

Outra vantagem é que as carteiras quentes podem ser usadas mais facilmente para receber airdrops. Embora os airdrops possam ser tecnicamente recebidos em qualquer tipo de carteira, as carteiras quentes são especialmente adequadas devido à sua conveniência e velocidade de uso. Por outro lado, os usuários precisam se certificar de não armazenar muitas criptomoedas em uma carteira quente.
Uma desvantagem de usar uma carteira quente é o maior grau de vulnerabilidade a ataques cibernéticos. Uma regra de ouro do armazenamento de criptomoedas é nunca manter muito em uma carteira e, principalmente, em uma carteira quente. Esses tipos de carteiras são vulneráveis a ataques como phishing, em que as chaves privadas são roubadas. Por esse motivo, as corretoras armazenam a maior parte dos depósitos dos clientes em carteiras frias. Apenas uma pequena fração dos depósitos do usuário é realmente armazenada em uma carteira quente para permitir que os usuários saquem de suas contas de custódia.

As Carteiras Quentes São Seguras?

Geralmente, as carteiras quentes são tão seguras quanto qualquer outro tipo de carteira. Elas são consideradas de maior risco porque os usuários assinam mais transações com diferentes contratos inteligentes, aumentando a chance de serem vítimas de um ataque que rouba dados privados. Como regra geral, os usuários se expõem a muito mais ataques em potencial simplesmente porque usam carteiras quentes com muito mais frequência.

Como Faço Para Manter Meus Fundos Seguros Em Uma Carteira Quente?

Uma regra fundamental é limitar a quantidade de fundos armazenados em uma carteira quente. Por exemplo, você nunca deve armazenar mais em uma carteira quente do que está disposto a perder em um hack. Além disso, armazenar com segurança sua chave privada e manter seu navegador atualizado também são consideradas práticas de segurança obrigatórias.

As Carteiras Quentes Podem Ser Invadidas?

As carteiras quentes podem ser hackeadas, no entanto, o maior fator de risco é o usuário. Os invasores geralmente tentam induzir os usuários a revelar involuntariamente seus dados por meio de um ataque de phishing ou contratos inteligentes fraudulentos com os quais os usuários interagem. Portanto, você deve sempre prestar atenção às transações que está assinando e manter um alto nível de segurança pessoal ao usar sua carteira quente.

Uma Carteira Quente É Mais Segura Que Uma Corretora?

As carteiras quentes e corretoras possuem seus próprios riscos de segurança. Ambas podem estar sob risco de ataques de phishing ou hackers, embora as corretoras provavelmente estejam mais expostas porque controlam mais ativos dos usuários. Por outro lado, as corretoras são mais convenientes para os usuários, pois você não precisa armazenar sua chave privada. Em última análise, é uma questão de preferência, e a maioria dos usuários possui contas em corretoras para negociação e em carteiras quentes para armazenar e transferir criptomoedas.