Glossário

Tecnologia de Livro-Razão Distribuído (DLT)

Moderate

Um banco de dados que é compartilhado por vários participantes, em vários lugares. A base das blockchains.

O Que É a Tecnologia de Livro-Razão Distribuído?

O livro-razão distribuído é replicado e sincronizado entre os participantes em uma rede descentralizada. O livro-razão é usado para registrar as interações das (transações) entre os participantes - incluindo, por exemplo, um pagamento.
Esta tecnologia é um contraste com o sistema centralizado usado pela maioria das empresas e instituições financeiras. No ambiente empresarial, os livros contáveis são complexos, pesados, caros e muito fáceis de serem manipulados. Além disso, é muito fácil que diferentes versões de um livro-razão fiquem fora de sincronia, fazendo com que as partes interessadas atuem com base em informações incorretas ou parciais.
Os livros-razão descentralizados não são controlados por nenhuma das partes. Ao invés disso, cada participante (ou ) tem sua própria cópia exata do livro-razão, que normalmente é atualizada a cada poucos segundos. Os participantes concordam nas mudanças do livro-razão através do consenso. Todos os participantes são iguais e não há um intermediário central que roteie as transações.
Além disso, a tecnologia de livro-razão distribuído permite níveis extremamente altos de segurança. O uso de hashes criptográficas e da tecnologia de assinatura digital significa que os participantes podem ter certeza de que as transações registradas no livro-razão são genuínas, e que elas se originam de remetentes legítimos, e não de fraudadores.
A tecnologia de livro-razão distribuído é mais amplamente conhecida como a base do Bitcoin. No entanto, DLT e blockchains possuem uma ampla gama de usos tanto em ambientes públicos (tais como criptomoedas) e em ambientes privados, como empresas. A tecnologia e os protocolos que a sustentam são projetados para permitir que os participantes façam transações sem a necessidade de confiar em qualquer outra parte - por exemplo, os participantes na blockchain do Bitcoin não precisam confiar que um banco central ou instituição de liquidação agirá como esperado ou como eles dizem que vão agir.