Glossário

Inverno Cripto

Easy

Inverno cripto é o período no mercado de criptomoedas em que os preços das principais moedas caem drasticamente em relação às suas máximas de todos os tempos.

O Que É um Inverno Cripto?

O termo "inverno cripto" apareceu depois da queda das criptomoedas em 2018, com Eugene Etsebeth, um investidor de fundo de risco. Geralmente, refere-se a um período no qual o mercado de criptomoedas tem um desempenho ruim, influenciando significativamente a mentalidade do investidor. O termo é comparado com o bear market (mercado de baixa) no mercado de ações. Houve vários invernos criptos no passado, sendo um deles a queda testemunhada pelo mercado no início de 2018. Nessas situações, a maioria das criptomoedas é afetada. Há exceções no mercado de baixa, em que algumas moedas apresentam um desempenho exemplar. Devido à extrema volatilidade dos preços, é impossível prever com precisão quando um inverno de criptomoedas vai começar e terminar.

O Que Desencadeia o Inverno Cripto?

Um inverno cripto pode ser desencadeado por muitos fatores, incluindo mudanças regulatórias, falta de demanda, crescimento de dificuldades e acúmulo de altas insustentáveis. No entanto, as três principais ocorrências que levam a um inverno cripto são os crashes do mercado, os hacks/quebras das corretoras ou regulação excessiva por parte dos governos.

As quedas no mercado acontecem esporadicamente e têm um tremendo impacto no preço da moeda. A maneira ideal de evitar a queda do mercado é identificar suas causas para evitar surpresas futuras.

As corretoras sofrerem ataques hackers e mudanças nas políticas governamentais são comuns, impactando a estabilidade das corretoras de criptomoedas centralizadas (CEX), corretoras descentralizadas (DEX) e o preço das moedas. A maioria dos hacks geralmente resulta na perda de milhões de dólares e, às vezes, até mesmo na falência. Por outro lado, as mudanças políticas afetam não apenas as corretoras, mas até mesmo os usuários. Algumas das mudanças políticas mais comuns são a proibição do comércio de criptomoedas ou o congelamento de pagamentos com cripto.

Quando Começa o Inverno Cripto?

O último inverno cripto começou em janeiro de 2018 e durou até dezembro de 2020. Olhando para trás, podemos ver que um inverno cripto se comporta como um mercado tradicional de baixa. No longo prazo, as startups fracas são eliminadas, permitindo que as empresas mais estruturadas cresçam e provem os pontos fortes de seus produtos.

Um inverno cripto normalmente começa quando há uma alta venda perto da máxima atingida pelo Bitcoin. O último ATH (máxima histórica) do BTC foi em novembro de 2021 quando o preço atingiu US$68.000. Depois disso, os preços começaram a cair. Em meados de 2022, o preço caiu quase 70%.

Inverno Cripto Vs Mercado de Baixa

O mercado de baixa ocorre quando o preço dos ativos financeiros diminui continuamente. A maioria dos especialistas financeiros concorda que uma queda de 20% ou mais nos preços é considerada "em baixa".

O mercado de baixa também é frequentemente caracterizado por irracionalidade e pessimismo, levando os preços a caírem ainda mais. Os mercados de baixa podem continuar por algumas semanas ou vários meses. No mercado financeiro tradicional, os mercados de baixa já duraram 20 anos.

No mundo das criptomoedas, um inverno cripto se refere a uma estação em que os ativos financeiros são congelados ou não apreciados. Durante este tempo, os criptoativos não têm um apelo de longo alcance e não são procurados ou vistos como ativos valiosos. Os inversos cripto geralmente ocorrem entre dois ciclos de alta, quando a excitação inicial da visão dos mercados de criptomoeda se apaga.