Staking
O staking é uma forma de participação no sistema proof-of-stake (PoS) para colocar seus tokens para servir como um validador da blockchain e receber recompensas.
O Que É Stake?
O staking bloqueia os criptoativos para gerar retorno sobre seu principal e ajudar a garantir a blockchain. A blockchain que suporta o processo de staking é executada no
mecanismo de consenso proof-of-stake. Os nós com criptomoedas em stake validam novos blocos e recebem um rendimento de seu investimento. O staking se compara a uma conta poupança de criptomoedas.
Como Funciona o Staking?
A criptomoeda em staking funciona de forma semelhante a uma conta poupança normal no banco. Você pode bloquear a sua criptomoeda e receber retorno no principal que se encontra em stake. Quanto mais tempo você bloquear suas moedas, mais você receberá em troca. Seu stake protege a blockchain ao participar da busca pelo consenso das transações.
Há três principais abordagens para o stake de criptomoedas:
Stake em uma Corretora Centralizada: Esta é a maneira mais simples. Quase todas as
corretoras centralizadas (CEX) oferecem serviços de stake em que você faz stake na CEX e a corretora faz o resto para você. Você recebe um rendimento um pouco menor do que se você estivesse rodando seu próprio
nó. No entanto, é muito mais conveniente.
Executando Seu Próprio Nó: Em todas as blockchains proof-of-stake, você tem a opção de executar seu próprio nó. Algumas blockchains exigem requisitos de hardware maiores do que outras para rodar um nó completo. Ao fazer isso, você contribui diretamente para a segurança da cadeia e pode receber um rendimento maior. Tenha em mente que executar seu próprio nó pode ser tecnicamente mais desafiador do que delegar seu stake para a CEX ou outro nó.
Delegando Seu Stake: Na
delegated proof-of-stake, você tem a opção de fazer stake de suas moedas com um nó operador que faz o trabalho técnico para você. No entanto, você ainda ganha um rendimento das suas moedas em stake. O fator de risco adicional desta opção é encontrar um nó honesto e que não sofrerá um corte em seu stake (ou seja, sofrer uma penalidade).
Quais Criptomoedas Você Pode Colocar em Stake?
A maioria das criptomoedas é executada no mecanismo de consenso proof-of-stake, o que significa que elas podem ser colocadas em stake. Alguns dos exemplos mais populares incluem:
As duas exceções mais conhecidas são o
Bitcoin e o Dogecoin. Ambos são executados no
proof-of-work e por isso não podem ser colocados em stake.
Você Pode Perder Criptomoedas em Stake?
Há um certo risco em fazer stake. Um pequeno risco de sofrer um corte, o que significa que o stake pode sofrer uma penalidade se os nós não validarem as transações corretamente. Este risco não ocorre se você fizer o stake em uma corretora ou se executar corretamente o seu próprio nó. Além disso, encontrar um nó honesto é simples, mas você ainda deve conhecer os riscos.
Outro risco é suas moedas em stake perderem valor durante o período do stake. Algumas criptomoedas e provedores de stake exigem que você determine um período de bloqueio, durante o qual você não pode sacar seu stake. Como as criptomoedas são voláteis, você pode possuir mais moedas no final do período do stake, mas essas moedas podem ter um valor menor. Às vezes, há uma opção de desistir se você pagar uma multa cara. Assim, é aconselhável fazer stake apenas do que você não precisa utilizar imediatamente.
Qual Criptomoeda É Melhor para Staking?
Não há uma criptomoeda melhor para stake. Com exceção das moedas proof-of-work, quase todas as outras moedas podem ser colocadas em stake. A lucratividade do stake depende de fatores como:
O Período de Bloqueio: Quanto mais tempo você bloquear suas moedas, maior será o rendimento. No entanto, você sacrifica a flexibilidade se você fizer stake dos seus tokens por muito tempo.
O Valor Investido: Quanto menos você colocar em stake, menor será o rendimento. No entanto, quanto maior o valor em stake, maior o retorno nominal.
A Volatilidade da Moeda: Algumas criptomoedas são mais voláteis que outras. Prever a volatilidade exata de uma moeda é impossível, então você deve escolher as moedas com as quais se sente mais confortável para fazer stake.
O Stake de Criptomoedas É Tributável?
Mover suas moedas de um pool de stake ou executar seu próprio nó não é um evento tributável. No entanto, ainda não está claro se as recompensas de stake estão sujeitas a impostos. A venda de sua renda proveniente de stake de criptomoedas é considerada um evento tributável e estará sujeita a imposto sobre ganho de capital. Se você quiser se salvaguardar, considere o recebimento e a venda de rendimentos de stake eventos tributáveis e os declare dessa forma.
Quais os Prós e Contras de Stake de Criptomoedas?
Os benefícios do stake de criptomoedas são a facilidade e a conveniência de adquirir novas moedas. Veja aqui alguns prós do stake de criptomoedas:
Ganhar Novas Criptomoedas: Você pode ganhar novas criptomoedas simplesmente por manter as suas criptomoedas e colocá-las em stake.
Proteger a Blockchain: Você ajuda a proteger a blockchain da moeda que você tem em stake, o que aumenta seu valor.
Aumentar o Valor do Token: As moedas em stake não estão em circulação e reduzem a oferta existente. Em períodos de grande demanda, isso pode ajudar a aumentar o preço da criptomoeda.
As desvantagens do stake de criptomoedas são o risco de perder dinheiro pela volatilidade e a falta de flexibilidade. Veja aqui alguns contras do stake de criptomoedas:
A Cripto em Stake Pode Perder Seu Valor: Como as criptomoedas são voláteis, você pode perder dinheiro se o valor das suas moedas em stake diminuir mais do que a recompensa recebida pelo stake.
Não é possível sacar o stake: Mesmo que algumas moedas e fornecedores ofereçam a opção de sacar o stake por meio do pagamento de uma multa, muitas vezes você não poderá sacar o stake antes do período de tempo pré-determinado.
Tributos de Cripto: O stake está sujeito ao pagamento de tributos, o que significa margens de lucros menores do que a recompensa anunciada no stake. Tenha isso em mente ao escolher uma moeda e um provedor para fazer stake.