Glossário

Staking de Liquidez

Easy

O staking de liquidez permite que os usuários façam stake de tokens e, ao mesmo tempo, utilizem-os no ecossistema DeFi.

O Que É Staking de Liquidez?

O staking de liquidez permite que os usuários façam stake de seus tokens e, ao mesmo tempo, utilizem-os no ecossistema DeFi. Isso se torna possível ao utilizar o "wrapping" dos tokens em stake, fornecendo aos usuários um token wrapped que é um "comprovante de resgate" da garantia subjacente. Os tokens wrapped podem ser transferidos e gerar rendimentos.
O stake de liquidez permite que os usuários façam stake e resgatem suas moedas sem serem obrigados a cumprir o período de bloqueio. Assim, ele permite maior eficiência de capital e aumenta a liquidez nas blockchains proof-of-stake, permitindo que os usuários maximizem os benefícios do staking e da DeFi simultaneamente. Além disso, o stake de liquidez aumenta a segurança da rede em cadeias PoS.

Benefícios do Staking de Liquidez

O stake de liquidez não deve ser confundido com o stake tradicional. Ele oferece vários benefícios únicos.

Eficiência de Capital

O staking de liquidez permite que os protocolos DeFi e blockchains façam mais com a mesma quantidade de capital. Com staking tradicional, cada dólar em stake é um dólar que não pode ser usado em um protocolo DeFi, reduzindo assim sua liquidez e utilidade. Com o staking de liquidez, o ecossistema blockchain pode crescer a um ritmo mais rápido com a mesma quantidade de capital investido.

Oportunidade de Ganhar Rendimento

O staking de liquidez é uma ótima maneira de ganhar um rendimento adicional sobre o capital ocioso. Por exemplo, se uma blockchain paga X% de rendimento de stake, os investidores podem adicionar Y% de rendimento ao fazerem stake de tokens wrapped que são o produto do ativo. Isso é benéfico tanto para os usuários que fazem stake quanto para as blockchains.

Flexibilidade

Uma grande desvantagem do stake é a impossibilidade de acesso aos fundos. E, em alguns casos, considerando a volatilidade das criptomoedas, os investidores podem ficar numa situação pior, mesmo depois de ganharem o rendimento do stake. Com o staking de liquidez, os investidores podem acessar seu capital sempre que quiserem, o que pode se mostrar vital em tempos de alta volatilidade do mercado.

Quais as Desvantagens do Staking de Liquidez?

Uma desvantagem que o staking de liquidez tem em relação ao staking normal é o risco do contrato inteligente. O wrapping do token em stake significa uma camada adicional de interação com o contrato inteligente, que pode deter falhas.
Outro risco é uma eventual divergência entre o valor da garantia e o valor do token wrapped. Isso aconteceu quando o stETH foi negociado com um desconto notável em comparação com o ETH. No entanto, tais desvios são apenas temporários e o mercado retorna ao preço de equilíbrio depois que a volatilidade diminui.

Onde Você Pode Fazer Stake de Liquidez?

O stake de liquidez está disponível em várias blockchains.

Staking de Liquidez no Ethereum

Os usuários podem fazer stake de liquidez no Ethereum depositando em aplicativos de terceiros, que depositam o ETH no contrato de stake do Ethereum e devolvem um derivativo. Este token wrapped pode então ser usado em todo o espaço DeFi. Os dois principais fornecedores de stake no Ethereum são Lido e Rocket Pool.

Lido

O Lido não possui limite máximo para o staking de ETH e emite stETH em troca, que pode ser usado para empréstimo, garantia e outros fins na DeFi. O stake de ETH gera recompensas, que são atualizadas diariamente. Os usuários podem receber ETH pelos seus stETH do pool de liquidez stETH-ETH no Curve Finance.

Rocket Pool

Rocket Pool funciona como o Lido. A plataforma emite Rocket Pool ETH (RETH), que pode ser usado em todo o ecossistema DeFi. O pool de liquidez RETH-ETH permite que os usuários saquem o stake de ETH sem permissão. Tanto o stETH e RETH podem ser usados no ecossistema do Ethereum.

Staking de Liquidez na BNB Chain

BNB Chain oferece staking de liquidez através de três protocolos da Web3: Ankr, Stader e pStake. Assim como em outras plataformas de stake, o stake de BNB é representado pelos tokens wrapped, que são totalmente transferíveis e podem ser retirados do wrapped para recuperar a garantia. Os tokens em stake são aBNBc (Ankr), BNBx (Stader) e stkBNB (pStake), e são utilizados em todo o ecossistema da BNB Chain. O processo de staking é equivalente a outras plataformas de stake de liquidez.

Stake de Liquidez na Solana

O principal protocolo de stake da Solana é Marinade (MNDE). Por fazer stake de SOL, os usuários recebem Marinade stake de SOL (MSOL), que podem ser usados no ecossistema Solana. O contrato inteligente do Marinade foi auditado três vezes. Como os traders de MSOL são negociados com um leve prêmio para o SOL, o stake de MSOL gradualmente aumenta seu valor em cada epoch. Assim, depois de um tempo, os usuários podem sacar mais SOL do que depositaram originalmente. Outra opção de stake de liquidez na Solana são Socean (SCNSOL) e Raydium.

Stake de Liquidez na Fantom

Fantom (FTM) utiliza proof of liquid staking (PoLS), permitindo que um único validador faça stake de token em nome de vários delegados. Isso significa que mesmo carteiras com pequenos saldos podem escolher um delegado e participar do stake. PoLS é, portanto, uma forma de delegated proof-of-stake.
Os delegados bloqueiam seus FTM no contrato inteligente do Ethereum para promover liquidez para a blockchain do Fantom. Eles recebem recompensas (L-reward) proporcionais à sua contribuição para a liquidez da rede.

Os pools de validadores acumulam estes tokens de liquidez e coletam as Recompensas de Stake (S-Reward). O S-Reward é determinado por regras de consenso e depende do tamanho total do stake e do desempenho do validador. O S-Reward é pago em proporção à sua contribuição para a segurança da rede.

Você pode fazer stake de liquidez nativamente no Fantom e receber sFTM pelo seu stake de FTM. sFTM pode ser usado livremente no ecossistema Fantom. Ele também pode ser usado para emitir ativos sintéticos no Fantom DeFi Suite. Outra opção é emitir o USD do Fantom (FUSD) e usá-lo como garantia ou para negociar ativos sintéticos. No entanto, FUSD, embora nominalmente uma stablecoin, na maioria das vezes, tem um grande desconto em relação a outras stablecoins.
A última opção é fazer stake do Fantom nas plataformas de stake de liquidez como Stader (stFTMX) e Ankr (aFTMb). O processo é o mesmo que para o stake de liquidez de outras criptomoedas.

Stake de Liquidez na Cosmos

Cosmos permite o stake de liquidez nativo com sua atualização para a Cosmos 2.0. Anteriormente, era possível fazer stake de liquidez de ATOM através de provedores como pStake (stkATOM) e Osmosis. A atualização da Cosmos 2.0 permitirá que os indivíduos que fazem stake na Cosmos ganhem rendimento nativamente e se engajem no ecossistema Cosmos.