Glossário

NFT Georreferenciados

Moderate

Tokens não fungíveis (NFT) georreferenciados apresentam versões 3D da arte de rua ao lado da sua geolocalização.

O que são NFTs georreferenciados?

NFTs georreferenciados são o assunto mais recente da cidade. Este conceito atribui coordenadas geográficas a NFTs de várias artes de rua conhecidas em todo o mundo.

Geotagging é o processo de adicionar metadados precisos de posicionamento global, incluindo as coordenadas exatas (latitude e longitude) a produtos digitais (imagens, sites, etc.). Essa é uma das formas mais comuns de incorporar dados específicos de localização, permitindo que qualquer pessoa procure facilmente a localização original do item em questão.

Os tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais exclusivos que podem ser comprados e vendidos como qualquer outra propriedade. No entanto, eles não têm uma forma tangível. Os NFTs são parte da blockchain do Ethereum e incluem um certificado digital de autenticidade ou token digital verificável representando sua propriedade de ativos nesse blockchain.

No começo, os NFTs eram limitados a colecionáveis digitais. No entanto, com a introdução de NFTs georreferenciados, os colecionadores de arte agora podem possuir mais do que apenas a versão 3D da arte. Cada NFT vem com uma figura 3D virtual que mostra uma pintura em spray real em algum lugar do mundo. A figura contém uma geotag que vincula o NFT com suas respectivas obras de arte. O proprietário do NFT, portanto, possui e pode revender a arte de rua física.

Os NFTs georreferenciados não são invasivos. Os artistas agora podem vender seus trabalhos sem se preocupar em desprender da parede onde foram desenhados. Isso não apenas concede aos artistas uma maneira fácil e tecnológica de monetizar sua arte, mas também permite que os usuários possuam arte de rua em qualquer lugar do mundo.

O Que Torna NFTs Georreferenciados Únicos?

NFTs georreferenciados representam propriedade, mantendo intacta a beleza da arte original. Ao criar uma réplica digital da arte real, os artistas podem monetizar seu trabalho. Da mesma forma, os entusiastas da arte podem possuir suas peças de arte favoritas sem qualquer restrição geográfica.

Todos os NFTs georreferenciados são originais e cada um conterá metadados geoespaciais exclusivos (coordenadas de latitude e longitude, altitude e muito mais). Por exemplo, se houver um NFT georreferenciado para a Estátua da Liberdade, os metadados para a estátua real seriam 40,6892° N, 74.0445° W.

Os NFTs georreferenciados são projetados para atender a uma tendência crescente entre os usuários de criptomoedas que procuram combinar mais dados do mundo real. Eles conectam os aspectos físicos e digitais da arte enquanto redefine a propriedade, beneficiando tanto o artista quanto o proprietário do NFT. Embora o proprietário tenha autoridade para revender o NFT a qualquer momento, o artista tem direito a royalties sempre que a propriedade do NFT muda de mãos.