Glossário

Combinador de Hard Fork

Easy

Um combinador de hard fork (projetado pela primeira vez pela IOHK) é uma ferramenta para combinar protocolos especificamente na blockchain Cardano após a ocorrência de um hard fork.

O que é um Combinador de Hard Fork?

Um combinador de hard fork (projetado pela primeira vez pela IOHK) é uma ferramenta para combinar protocolos especificamente na blockchain Cardano após a ocorrência de um hard fork.

Como ocorre um hard fork?

Um hard fork normalmente ocorre para implementar atualizações para na blockchain Isso requer assinaturas de vários parceiros e normalmente modifica certos parâmetros do protocolo existente.

O hard fork é uma divisão de uma blockchain em dois protocolos diferentes que funcionam paralelamente um ao outro, onde a nova blockchain perde o rastro e o histórico do anterior.

Geralmente, os hard forks causam algum tempo de inatividade na blockchain, o que interrompe as transações e a experiência do usuário. Outra maneira é implementar um hard fork na blockchain ativa, o que pode resultar no comprometimento da integridade da blockchain. Por exemplo, o hard fork do Bitcoin em 2017 resultou na divisão da cadeia e na formação do Bitcoin Cash(BCH). Isso acabou afetando os interesses dos investidores e traders.

No entanto, a IOHK criou o suporte do combinador de hard fork, que resolve esses dois problemas com eficiência.

O que é um Combinador de Hard Fork (HFC)?

Um combinador de hard fork é usado principalmente para mesclar protocolos pré e pós-atualização após um hard fork para remover a possibilidade de interrupções ou reinicialização.

Quando ocorre um hard fork, é virtualmente impossível que todos os nós atualizem para os novos parâmetros e cabeçalhos de bloco ao mesmo tempo sem interrupções. Portanto, torna-se necessário levar a blockchain para um período de inatividade, o que é preocupante para os usuários.

Como solução para esse dilema, a IOHK Foundation criou o combinador de hard fork (HFC) para a blockchain Cardano (ADA) que permite que vários protocolos apareçam como um livro-razão para que todos os nós não precisem ser atualizados para a nova blockchain ao mesmo tempo.

Cardano atualizou de Byron (protocolos somente para carteira) para Shelley (protocolos suportados por proof-of-stake) em julho de 2020, onde o hard fork modificou os recursos e a utilidade geral da blockchain. Com um total de mais de 1 milhão de carteiras na época, um hard fork mal executado significaria a morte da Cardano e de seus fundos.

No entanto, o combinador de hard fork foi usado pela primeira vez e, em 29 de julho de 2020, às 21h45 UTC, a transição de Byron para Shelley ocorreu sem problemas, sem tempo de inatividade ou erros. Os usuários foram informados, mas seu uso não foi limitado, e o hard fork ocorreu em segundo plano, permitindo a transição gradual de nós com o passar do tempo.

A blockchain Cardano, até hoje, combina os blocos Byron e Shelley. As transições de atualizações posteriores também serão suportadas pelo combinador hard fork.